PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

10 mitos sobre Bin Laden

Por João Coscelli
Atualização:

O jornalista britânico Jason Burke, do The Guardian, publicou uma lista de dez mitos que cercavam o ex-líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, morto na segunda-feira após uma operação dos militares americanos no Paquistão. Veja as curiosidades sobre o saudita.

1 - Ele foi "criado" pela CIA

O terrorista não recebeu dinheiro ou treinamento da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) durante os anos 1980, nem seus seguidores.

2 - Ele tem uma grande fortuna pessoal

PUBLICIDADE

Quando ele deixou a Arábia Saudita em direção ao Paquistão e, depois, ao Sudão, Bin Laden teve de deixar todo o dinheiro que tinha. Sua família - bastante abastada - também não lhe deixou herança.

Publicidade

3 - Ele foi responsável pelo ataque de 1993 ao World Trade Center

Ramzi Yousef, que promoveu o ataque, estava provavelmente trabalhando para Khaled Sheikh Mohammed, então um "terrorista independente", que só passou a integrar a Al-Qaeda em 1996.

4 - Ele enriqueceu traficando drogas

Não há nenhuma prova de que isso tenha ocorrido, apenas alegações como as feitas no dossiê da Al-Qaeda publicada pelo governo britânico depois do 11 de setembro.

5 - Ele nunca se expunha ao perigo

Publicidade

Testemunhas afirmam que o saudita esteve no campo de batalha em Jaji, em 1987, e também nos conflitos de Jalalabad, em 1989.

6 - Ele passou um bom tempo em cavernas

Bin Laden convidou jornalistas a encontrá-lo nas cavernas perto de Tora Bora, no leste afegão. Ele vivia, no entanto, em um local próximo - uma fazenda em Hadda. Em 1999, se mudou para Kandahar e, seis anos depois, passou a morar onde foi morto - uma mansão em Abbottabad. Não há evidências de que ele tenha vivido em cavernas.

7 - Ele era um adolescente festeiro antes de se tornar um homem religioso

Também não há evidências de que ele tenha passado parte de sua adolescência em Beirute curtindo a vida. O material angariado sobre o saudita aponta para um homem tímido, quieto, que se casou ainda jovem e passou um bom tempo estudando as escrituras.

Publicidade

8 - Ele estava quase morrendo de uma doença no rim

Há relatos de que Osama bin Laden tinha problemas renais, mas não sérios o bastante para matá-los. O mais provável era que ele tivesse problemas nas costas devido a sua altura - tinha 2 metros - e um estilo de vida relativamente sedentário.

9 - Ele liderou grupos extremistas chechenos e ataques em Madri, nas Filipinas, na Indonésia...

E chefiaria uma rede terrorista no Paraguai, na África Subsaariana e na África do Sul. Mas nenhuma dessas alegações, feitas por vários governos e serviços de inteligência durante a última década, têm qualquer fundamento.

10 - Ele torcia para o Arsenal

Publicidade

Apesar de a torcida do clube de Londres cantar "Osama, Osama, está se escondendo em Cabul e ama o Arsenal", Bin Laden não se interessava pelo futebol britânico.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.