Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|"Pare. Analise sua trajetória e pense no seu momento de vida"

Juliana Camilo*

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Quando idealizamos algo, temos uma imagem quase sempre distorcida da realidade, normalmente porque está relacionada ao sonho, à fantasia e a imaginação.

PUBLICIDADE

Idealizar, porém, traz um aspecto extremamente positivo, já que é um ponto de partida para colocarmos nossos sonhos em ação. Quando isso acontece no âmbito profissional, vamos à luta e começamos uma saga para concretizarmos esse ideal: cursos, graduações e pós-graduações, apelo à nossa rede de contatos, entre tantas outras possibilidades que o mercado nos oferece.

Quando conseguimos atingir o tão sonhado ideal de profissão, vamos, gradativamente, nos deparando com o "real". Ou seja, com o dia a dia no exercício da atividade profissional, que irá prover coisas das quais "não gostamos tanto assim", coisas que são "exatamente o que desejávamos" e outras que talvez nos sejam indiferentes.

A respeito das coisas indiferentes, pouco tenho a comentar, já que são mais facilmente gerenciáveis.

Quando o encontro com o "real" contempla pouca discrepância com o "ideal", podemos nos envolver ainda mais com as tarefas e buscar gradualmente construir uma carreira sólida e longa.

Publicidade

Neste caso, o trabalho pode se tornar fonte de prazer e pensar em "carreira" e nas exigências cada vez maiores do mercado, pode ser percebido como algo positivo. Temos aqui o "trabalhar brincando".

No entanto, quando o "real" tem pouca aproximação com o "ideal", há de se repensar uma série de coisas. Talvez não seja o trabalho em si, seja o gestor, a empresa, os colegas, a remuneração. Pode até mesmo não ter nada a ver com o seu trabalho e sim com o seu momento pessoal de vida. E finalmente, talvez esta profissão não se enquadre com seu desejo. Hora de mudar de rumo!

Pare. Analise sua carreira. Pense no seu momento de vida. Dividir suas angústias com pessoas de confiança, ou com profissionais mais experientes naquela área, pode ajudar a entender melhor o "real" e o "ideal" da profissão.

No entanto, não esqueça que é a sua vida e a sua carreira que estão em jogo. Outros poderão ajudar, mas não viver e atuar por você. Construa a sua interpretação dessa atividade profissional. A escolha depende de você.

*Professora da PUC e psicóloga

Publicidade

Envie sua questão sobre carreira ou profissão para empregos.estado@estadao.com

Opinião por undefined
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.