Foto do(a) blog

Destaques do mundo da publicidade

Comercial de chocolate branco é acusado de racismo

SÃO PAULO - Um comercial do novo chocolate branco da gigante Ferrero, o Küsschen, foi retirado do ar na Alemanha após uma onda de críticas pelo seu tom considerado racista e xenófobo.

PUBLICIDADE

Por Cley Scholz
Atualização:

O slogan do produto é "A Alemanha vota branco". Ocorre que há um candidato com grandes chances de ser o primeiro negro a chegar ao Bundestag, o Parlamento alemão, nas eleições do dia 22.

//www.youtube.com/embed/7YcfBBgK_TY

PUBLICIDADE

Eleitores do candidato Karamba Diaby, do partido SPD, que tem origem senegalesa, viram no comercial um toque de racismo e uma mensagem nada sutil desaconselhando a votar no seu candidato.

A empresa italiana retirou a campanha do ar depois de uma tempestade que se desencadeou no Twitter e no Facebook. Mas a controvérsia não cessou.

O comercial foi criado pela agência M&C Saatchi, uma das maiores empresas de publicidade do mundo.

Publicidade

No filme para TV um tablete gigante do chocolate branco Küsschen aparece em um auditório fazendo um discurso diante de uma multidão de militantes.

Frases como "Sim, nós podemos" fazem um jogo de palavras entre "nós" e "weiss" (branco, em alemão), lembrando o famoso lema da campanha de Barack Obama nos Estados Unidos.

"É importante para nós enfatizar claramente que somos totalmente contra todas as formas de xenofobia, racismo e extremismo de direita", declarou a Ferrero em nota à imprensa, depois de anunciar a decisão de fazer "algumas mudanças" na campanha.

A publicidade foi recebida por uma onda de protestos no Twitter, onde muitos compararam o slogan da Ferrero aos do NPD neonazista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.