ir para o conteúdo
 • 

Radar Científico

25.janeiro.2012 15:00:01

A mais incrível imagem em alta resolução da Terra

6760135001_58b1c5c5f0_b_.jpg

A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou um nova edição da famosa imagem da Terra, a Blue Marble, mostrando os Estados Unidos. Considerada pela Nasa “a mais incrível foto em alta resolução do planeta já feita”, ela superou em tecnologia fotográfica a versão de 2010 e a original, captada pela tripulação da Apollo 17, em 1972.

Essa nova Blue Marble foi produzida com dados enviados pelo mais recente satélite da Nasa, o Suomi NPP, a partir de várias passagens feitas em 4 de janeiro de 2012, usando o instrumento VIIRS.

Quem quiser, pode baixar a imagem em 8000 x 8000 pixels e conferir a resolução fora de série.

[via Gizmodo]

comentários (36) | comente

  • A + A -
36 Comentários Comente também
  • 25/01/2012 - 15:50
    Enviado por: Ari de Sant'Anna

    Belíssimo!

    Mas para a agência espacial norteamericana o mundo é … os EUA.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/01/2012 - 17:30
      Enviado por: Luiz Fontenelle

      Seria interessante que a foto fosse do Brasil. Afinal, temos um astronauta!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/01/2012 - 20:58
      Enviado por: mARCIO

      Temos um astronauta !!! huashahuashahuashahuashahuashahuashahuashahuashahuashahuashahuashahuasha, temos um TURISTA ESPACIAL PAGO PELO GOVERNO !!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/01/2012 - 17:47
      Enviado por: Tetsuo Shimura

      Complementando o comentário de mARCIO, 25/01/2012 – 20:58, de fato temos apenas um TURISTA ESPACIAL PAGO PELO GOVERNO ao custo de US$ 25 milhões pago aos russos. À época, este valor foi pago porque o Brasil nunca cumpriu seu compromisso de fornecer partes mecânicas da Estação Orbital Internacional, portanto impedido de utilizar; já corremos o risco de também não poder utilizar o megatelescópio europeu a ser instalado no norte do Chile.

      O resto? Bem, Charles De Gaulle já afirmava “Le Brésil N’est PasUn Pays Serieux”, que todos nós nos “ORGULHAMOS”

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/01/2012 - 16:40
      Enviado por: tretes

      Simples,é só a ”agencia espacial” brasileira tirar a foto do ”Brasil”,né ?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/01/2012 - 15:58
    Enviado por: antonio alexandre de sousa

    eu tiro o meu chapeu pra estes homens na terra em especial os americanos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 16:21
    Enviado por: Eduardo

    Pois é, mas presta atenção em como os norte-americanos não têm verde em seu pedaço de terra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 16:22
    Enviado por: Ari de Sant'Anna

    * A julgar pelo noticiário, americanos não se contentam em que povos de países periféricos tirem apenas o chapéu …

    * Nesta mesma edição de hoje, há também fotos da Terra captadas através de gotas d’água:

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 17:01
    Enviado por: Ricardo

    Que porcaria de foto deformada. Pode ter resolução melhor, mas a da apollo 17, emblemática foto, mostra o mundo em proporções mais próximas a realidade,

    Comparem, a da Apollo mostra quase 160 graus norte/sul leste/oeste: http://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg Essa aí não passa de 120 graus, fica parecendo que metade da terra é america do norte.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 17:03
    Enviado por: Leo

    Ari,

    Não necessariamente. O centro da foto está no México, mais especificamente no Baía de Yucatán. E não faz muito que divulgaram uma imagem belíssima da Península Ibérica à noite.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 17:21
    Enviado por: Prof. Stenio

    A NASA vive no mundo da LUA mesmo. Aonde estão as estrelas? Será que ela quer justificar as imagens da pseudo ida do homem ‘a Lua em 1969, nas quais não aparecem nenhuma estrela, sendo que da Terra dá para ver estrelas normalmente, mesmo com a presença da atmosfera. Esta foto está convenientemente adequada ao interesses geopolíticos dos Estados Unidos. Muito estranho…… hein!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/01/2012 - 11:52
      Enviado por: Antônio

      Prof Stenio

      Pesquisando no Google, qualquer pessoa que tem as mesmas dúvidas que o senhor vai descobrir rapidamente isso. Qualquer fotógrafo, mesmo não sendo profissional, vai comprovar que isso é verdade.

      Fonte: Revista Galileu

      Por que não aparecem estrelas nas fotos tiradas da Lua?”

      Seria tudo montagem? Antes de teoria da conspiração, tire uma foto de alguém numa cidade movimentada e veja se aparecem estrelas. Não, né? A aparência do céu noturno na foto depende do tempo de exposição da câmera (período em que a lente fica aberta para a luz entrar) e da luminosidade do local. Em uma foto da Avenida Paulista à noite, você não veria estrelas porque há tanta claridade dos carros e prédios, que sua câmera diminuiria o tempo com a lente aberta para evitar brilho demais na imagem, e assim não captaria as estrelas. E na Lua? Como por lá não há atmosfera, todos os raios do Sol são refletidos diretamente pela superfície do satélite. As fotos são calibradas com menos tempo de exposição, para que o astronauta não pareça como uma mancha luminosa. O céu fica subexposto, porque tem pouca luz comparada à da superfície, e as estrelas não aparecem

      ——————————————-

      E vocês, do blog, façam o favor de deixar passar comentários que elucidam cientificamente as perguntas das pessoas, afinal, elas têm de aprender, Ou vocês mesmos respondam. Se não podem deixar material de outros sites, permitam os links. Tentei colocar um link e foi bloqueado. Eu estou colaborando, vocês estão?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/01/2012 - 12:27
      Enviado por: Livre Pensador

      Procurem no Google ou Wikipedia por “efeito Dunning–Kruger”…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/01/2012 - 10:32
      Enviado por: hamilton oliveira

      A sua pergunta, merece uma resposta rápida, as estrelas estão atrás das lentes, ou seja muito mais distantes. Se algum dia voce ver uma foto tirada do espaço e aparecer uma estrela na frente das lentes, pode bater no fotógrafo mentiroso a sua frente…pois, é algo impossível atualmente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/01/2012 - 14:05
      Enviado por: Antônio

      Livre Pensador

      Excelente o link, não conhecia.

      O material explica a origem do comportamento de pessoas como o “prof”, e são cada vez em maior número, que quase certamente não é um prof de verdade, para o bem da sociedade e dos alunos dele.

      É um comportamento sui generis. A partir de uma duvida cabivel caracteristica de um ser humano que quer saber mais, que ansia saber mais, “por que não aparecem estrelas nas fotos?”, ele não dá prosseguimento a sua duvida indo pelo caminho correto de pesquisar as causas, vai por outro lado, ele para aí, levanta suspeita, faz achismos, se acha superior e único (ninguem pensou o que eu pensei), ao invés de fazer o que qualquer pessoa consciente faria, procurar respostas. Procurar ciencia. Procurar saber dos que estudam e conhecem o assunto de como as coisas funcionam. Mas ciencia para pessoas assim é algo inominável, não funciona, não presta, a ciencia engana todo mundo, todos os pesquisadores e especialistas do mundo enganam a todos, na visão deles.

      E hoje é tão facil de encontrar respostas verdadeiras e corretas, não se precisa comprar livros, ir a bibliotecas, falar com professores universitarios, procurar especialistas, basta acessar o Google, acessar a Wikipedia, acessar o “how stuff works” (“como as coisas funcionam”).

      Mas nem isso se atrevem, pois uma resposta técnica e cientifica pode desmontar o castelo de cartas das suspeitas deles e assim acabar com o mundo “conspiratório” que lhe dá tanto autopoder (só eu “sei”, mais ninguem “sabe”). Para pessoas assim, “a minha duvida por si só basta para mostrar a verdade”, indo direto da duvida para a teoria conspiratoria.

      A tentativa de se colocar nesse alto nível e ter poder sobre os que leem seu depoimento é se auto intitular “prof”. Será que é mesmo? Espero realmente que não, é um perigo para a sociedade.

      Mais uma vez obrigado pelo link.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/01/2012 - 14:49
      Enviado por: Prof. Stenio

      Obrigado a todos pelo empenho e dedicação. Eu consegui o que eu queria, gerar controvérsia e destruir mitos ou situações já consideradas acabas ou esgotadas e abrir novos horizontes. Esta é a função de um verdadeiro professor. O professor deve criar situações que obriguem os outros a pesquisarem o universo e não apenas fornecer a informação, o que o computador faz muito bem. O professor deve dar a semente da dúvida e vocês devem procurar o que é a verdade. A verdade não está em mim, mas em todas as pessoas. Cada pessoa tem um pedaço e cabe a nõs juntarmos. Vou defender até o fim o direito de todos divergirem da minha opinião, pois a beleza do mundo está na diversidade de pessoas e pensamentos. Continuem a me criticarem, pois adoro a divergência pois aí está a verdadeira beleza da liberdade.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/01/2012 - 23:38
      Enviado por: Antônio

      Prof, espera um pouco aí, vou discordar o que o sr. disse:”a verdade não está em cada um”.

      Se eu não sei como funciona uma máquina de fotografar e levanto um “achismo”, uma opinião, um outro colega meu também não sabe e faz outro “achismo”, a verdade não está nem comigo nem com o meu colega, a verdade está com alguém que tem a explicação centifíca que diz como funciona a máquina de verdade. E nesse caso muito saberão a MESMA verdade, os conhecedores do assunto, que é uma verdade só.

      Cuidado aí, uma coisa é a liberdade de opinião, e ela pode ser expressa, mas nunca fazer de uma opinião “achismo” uma verdade imposta a outros. Outra é ter a humilidade de ficar quieto e não opinar quando não sabe o assunto, outra é opinar para apontar caminhos, e outra é a opinião de um especialista que conhece o assunto.

      Precisamos ter a lucidez de perceber essas diferenças.

      Sabio é aquele que cala quando não sabe, abre a boca para perguntar quando não sabe, e abre a boca para falar quando sabe. Nunca sabemos todo o tempo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/01/2012 - 18:25
    Enviado por: Cláudio

    Nunca vi tantos comentários infelizes em minha vida

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/01/2012 - 10:39
      Enviado por: hamilton oliveira

      Caro Cláudio, voce tem toda razão…o caboclo quer saber porque não aparecem as estrelas na foto…KKKKKKK…morri de rir.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/01/2012 - 19:36
    Enviado por: Jango

    Já existem milhares de fotos belíssimas desse terceiro planeta nesse minúsculo sistema solar que insistimos em chamar Terra (a olhos vistos mais água do que terra), mas parece que também não atinamos quão maravilhoso é estarmos nele viajando pelo Universo, de geração em geração. Vemos e vemos fotos e mais fotos e não conseguimos conscientizarmo-nos da necessidade de preservar e cuidar de nossa astronave, nossa maravilhosa astronave, nosso maravilhoso leito materno – nossa Pacha Mama !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 19:53
    Enviado por: adalberto gazioa

    Esse Planeta Azul é o nosso planeta. A nossa casa; o nosso dia a dia. Vamos dar mais valor a ele. Vamos ajudar o Criador e respeitar mais o solo onde habitamos e dependemos. Fazer um pacto é o mínimo que se espera de cada um de nós. Vamos amar de verdade o nosso planeta TERRA!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 21:46
    Enviado por: heitor augusto

    Como Deus e maravilhoso com seres humano.voce acredita em Deus agora?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2012 - 23:29
    Enviado por: Antônio

    O blog cortou o link, aqui vai o texto retirado da Revista Galileu: (pode procurar no Google que vai mostrar centenas de artigos dizendo a mesma coisa

    Fonte: Revista Galileu

    “Por que não aparecem estrelas nas fotos tiradas da Lua?”

    “Seria tudo montagem? Antes de teoria da conspiração, tire uma foto de alguém numa cidade movimentada e veja se aparecem estrelas. Não, né? A aparência do céu noturno na foto depende do tempo de exposição da câmera (período em que a lente fica aberta para a luz entrar) e da luminosidade do local. Em uma foto da Avenida Paulista à noite, você não veria estrelas porque há tanta claridade dos carros e prédios, que sua câmera diminuiria o tempo com a lente aberta para evitar brilho demais na imagem, e assim não captaria as estrelas. E na Lua? Como por lá não há atmosfera, todos os raios do Sol são refletidos diretamente pela superfície do satélite. As fotos são calibradas com menos tempo de exposição, para que o astronauta não pareça como uma mancha luminosa. O céu fica subexposto, porque tem pouca luz comparada à da superfície, e as estrelas não aparecem.”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2012 - 00:29
    Enviado por: Marcello Caetano

    Verdade Sr Stenio, cadê as estrelas? Impossível isso acontecer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2012 - 01:10
    Enviado por: careca

    Interessantíssimo,vermos no espaço,tal como vemos a lua!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2012 - 09:22
    Enviado por: Diako

    O incrível é que depois de seis missões à Lua e centenas de satélites artificiais,tenhamos
    aquela famigerada foto mostrando a África e parte do Oriente Médio e essa foto agora,muito
    pouco para 50 anos de corrida espacial.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/01/2012 - 16:37
      Enviado por: Claudio Couto

      Dako, acessa ai (e pára de falar bobagem): http://www.flickr.com/photos/gsfc/6760135001/in/photostream/

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/01/2012 - 07:17
      Enviado por: Diako

      Caro Claudio Couto,eu,realmente esperava mais,porque:
      Esta foto foi tirada a 512milhas de altura(823,8km),caracterizando ser um mosaico
      de centenas de fotos montadas e corrigidas por computador,o que gera um artificialismo.
      Se dividirmos o diametro daTerra(12756km) por 100milhões(escala de 1:100.000.000)
      teremos uma esfera de 127,56mm e 823,8km corresponderiam a 8,23mm,esta distancia
      de altura não mostraria a Terra num único clique,faça um teste com compasso e régua é
      verá que tenho razão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/01/2012 - 10:47
    Enviado por: Ademar

    As imagens de nosso planeta Terra, tiradas do espaço sempre são belíssimas.
    Apesar de tanta beleza vista de cima, o pau continua quebrando aqui em baixo,
    e o humanos continuam depredando o planeta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2012 - 13:04
    Enviado por: Alessandro Castilho

    Que foto linda, que Planeta lindo; É uma pena que os EUA em parceria com a China estão, coseguindo destruir essa maravilha, que chamamos de planeta Terra, bando de irresponsávieis.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/01/2012 - 15:49
      Enviado por: Antônio

      Só eles? Aposto que a China muito mais.

      Aposto também que paises mais pobres e com menos conhecimento, cultura e ciencia poluem mais. Nos paises ricos a consciencia está mudando, estão adotando praticas eficientes de sustentabilidade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/01/2012 - 11:35
    Enviado por: Felipe

    Cada vez mais estamos próximos da grande lata de lixo cósmica. Outro ponto essa coisa cinzenta que os Aliens precisariam roubar? faça me o favor. e outra o Planeta nunca foi tão feio,quanata diferença “2010 e a original, captada pela tripulação da Apollo 17, em 1972.” O que vale é o progresso,não é mesmo China?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2012 - 21:51
    Enviado por: Mauro

    que lindo, dizer que quem fêz é um gênio é muito pouco, mas dizer que quem fêz foi Deus, isto é tudo. obrigado Deus.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/01/2012 - 10:40
    Enviado por: Gilmar

    Nasa

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • Silas Recife: Apoiadíssimo Isabel e Rafael, É evidente que todos têm seus créditos, não é de se negar que a...
  • jose camargo: Apesar do desastre em Hirochima, a cidade se recompoz e não ha anormalidade gritante entre os...
  • roberto: é isso ae!
  • Luiz Gastão: Santa divulgação de conhecimento, antes restrito hoje na internet.Google parabens
  • Bruno Silva: http://www.sobrenatural.org/ma teria/detalhar/13236/provas_da _existencia_de_seres_humanos_g igantes/...

Arquivo

Seções

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo