ir para o conteúdo
 • 

Radar Científico

02.fevereiro.2011 11:46:27

Popeye tinha razão

Um estudo científico demonstrou que Popeye tinha razão ao afirmar que sua força vinha do espinafre. O famoso marinheiro, personagem de quadrinhos americano que depois virou desenho animado, engolia o conteúdo de uma lata de espinafre cada vez que tinha que utilizar seus músculos para sair de uma encrenca.

 

Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular. O consumo de 300 gramas de espinafre reduz em um 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico, segundo um estudo publicado na revista Cell Metabolism.

O segredo não está no ferro, mas nos nitratos, muito abundantes nessa hortaliça e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células. “É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia”, afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

O cientista deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre. No começo e no final da experiência, os voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade. “É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão”, comenta o especialista. /Efe

comentários (16) | comente

16 Comentários Comente também
  • 02/02/2011 - 12:54
    Enviado por: DOUGLAS

    uhuu go vegan!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 12:59
    Enviado por: stjunior

    os pesquisadores descobriram agora o que minha mãe já sabia em 1988….kkkkk
    fala sério!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 13:19
    Enviado por: Teka

    As mamães já sabiam disso com certeza,talvez não pela força aos muscúlos q o espenafre proporciona mais sim pelo nutrientes!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 13:20
    Enviado por: Teka

    As mamães já sabiam disso com certeza,talvez não pela força aos muscúlos q o espenafre proporciona mais sim pelos nutrientes!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 13:22
    Enviado por: JPGM

    Muito legal, agora o dificil é comer o espinafre que é muito ruim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 14:26
    Enviado por: joão carlos

    Se for bom para o consumidor, então não demora para a ANVISA proibir a comercialização.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 14:43
    Enviado por: ACTG

    O titulo deveria ser Pesquisadores Desocupados do Instituto Karolinska, de Estocolmo…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 14:49
    Enviado por: Hal Po

    Só lembrando que músculos fortes de nada adiantam quando se tem câncer de pulmão…então, no que se refere ao cachimbo, desconsiderem…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 14:51
    Enviado por: Diego Souza

    os pesquisadores descobriram agora o que minha mãe já sabia em 1988….kkkkk[4]

    Só acresentando que os pesquisadores as vezes perdem quase a vida inteira para formalizar, e não descobrir, um fato que qualquer cidadão do dia a dia vem a saber desde o nascimento

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 15:03
    Enviado por: Mago

    Sua mãe já sabia o que eram nitratos em 1988?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 16:42
    Enviado por: Dudu

    Acho legal o Popeye comer espinafre – eu tentei uma vez um suflê…

    …não gostei – Prefiro os Hambuguers

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 21:31
    Enviado por: rinaldo

    Ouvi dizer que o espinafre tira o cálcio do organismo… alguém sabe algo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/02/2011 - 10:35
      Enviado por: Giovanna Montemurro

      Rinaldo, apesar da crença popular, o espinafre não tira cálcio do organismo e não faz nenhum mal à saúde. Essa crença surgiu do fato desse vegetal conter uma substância chamada ácido oxálico, que impede a completa absorção do cálcio presente em suas folhas. Para entender melhor, nosso corpo consegue absorver metade do cálcio presente no brócolis, mas apenas 5% do cálcio do espinafre.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/02/2011 - 04:06
    Enviado por: Anderson Franco

    Não é de se estranhar, pois as folhas com pigmentação verde escuras são muito ricas em vitamina B12, auxiliando na síntese de várias celulas de vários sistemas do nosso organismo: cérebro, musculos, hemácias, etc…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2011 - 12:42
    Enviado por: Afonso

    Os jóvens desta geração, não gostam de hortaliças e legumes.
    Por isso são uma geração de jóvens de estrutura fraca.
    Com grande risco de doenças.
    Não só o espinafre, mais muitas hortaliças e legumes tem as vitaminas nescessárias
    para uma boa saúde.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2011 - 19:56
    Enviado por: Tetsuo Shimura

    Se faz bem, não sei, mas como porque é gostoso!

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • lucia maria camargo de sá: Muito boa esta informação. Toda informação sobre saúde é bem vinda. Luica de Sá
  • Tetsuo Shimura: Jonas Floriano voce foi até muito bonzinho, pois o texto está péssimo. O que se entende em...
  • Livre Pensador: Porque nada se conclui dizendo-se isso ou aquilo, seja contra ou a favor. Isso é apenas opinião. O...
  • Marcos Paetá: O fato ocorreu em 1995? 1 real = 1U$$
  • Jonas Floriano: Texto mais ou menos, US$ 400 equivale a RS$ 400? se sim… faz tempo que houve este caso heim rsrs

Arquivo

Seções