Foto do(a) blog

Quem joga, sabe

'Tetris' completa 30 anos; veja 5 versões 'bizarras'

Tetris em 3D? De ponta cabeça? Girando? Conheça as versões malucas do jogo!

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:

Por Bruno Capelas

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O dia 6 de junho é uma data muito importante para qualquer fã de videogames que se preze: afinal, de contas, quem nunca passou bons minutos da vida (na fila do banco, no ônibus, esperando alguém chegar) tentando empilhar blocos, acabar com linhas e fazer muitos pontos em Tetris?

Pois então: nessa sexta-feira, 6, o game criado pelos russos Alexey Pojitnov e Vladimir Pokhilko está completando 30 anos de lançamento, desde sua primeira versão, feita para um PC da IBM. Hoje, há uma versão de Tetris para quase todos os tipos de dispositivo do mundo, de videogames portáteis a tablets e PCs.

Para comemorar a data, o Que Mario?resolveu juntar cinco versões bizarras de Tetris que apareceram por aí. Algumas são bem divertidas, outras não passam de uma ideia bem apresentada, mas ainda assim, curiosa. Vamos lá?

 Foto: Estadão

Tetris em 3D. Logo depois de ser lançado, Tetris se tornou um jogo extremamente viciante. Tão viciante que um de seus criadores, Alexey Pajitnov, achou por bem ir além, criando uma versão 3D do game, o Welltris. Nele, você joga as peças no fundo de um poço, e consegue eliminá-las quando completar um andar inteiro. Dá pra jogar uma versão online dele aqui. 

Publicidade

 Foto: Estadão

Tetris em primeira pessoa. Uma das chaves para o sucesso em Tetris é poder rodar as peças, de maneira que elas se ajustem à montanha de bloquinhos que você já fez. Mas... tudo é uma questão de ponto de vista, certo? O que dizer, então, de uma versão de Tetris que quem roda não é a peça, mas sim o jogo todo? É essa a ideia de Tetris First Person

 Foto: Estadão

Tetris de ponta cabeça. Se jogar Tetris girando não é suficiente para você, que tal tentar anular a teoria da gravidade de Isaac Newton? É o que acontece em Tetris Upside Down (tradução literal: tetris de ponta cabeça, hehe), no qual as peças não descem, mas sim, sobem. Teste sua sorte aqui. 

 Foto: Estadão

Tetris infernal. Você conseguiu zerar o Tetris de ponta cabeça? Eu adoraria poder chamá-lo de gênio, mas acho que só vou conseguir fazer isso se você retirar ao menos uma linha de Hell Tetris, essa versão absurda do jogo de Pajitnov. Parece uma missão tão inglória quanto enxugar gelo ou subir pra baixo, mas você pode tentar... 

 Foto: Estadão

O seu! Se você acompanhou a febre de 2048, deve ter ficado cansado de ver as versões alternativas do jogo, com figuras diferentes. Era tudo parte da graça do Make Your Own 2048 (faça o seu 2048, em tradução literal). A idéia por trás do GIFTris é a mesma: você pode escolher quais serão os símbolos da sua peça de tetris. Mas com uma novidade: em vez de figuras estáticas você pode usar GIFs. Vai lá, caro leitor: acredito na sua criatividade!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.