PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Futebol: bastidores e opinião

Decadência do futebol paulista

O futebol paulista perde força no Campeonato Brasileiro e vê o carioca subir como um rojão. Não se trata de bairrismo. É apenas uma constatação das diferenças entre os clubes de São Paulo e os do Rio nos últimos dois anos. Aquela discrepância de organização e administração não existe mais.

Por Luiz Prosperi
Atualização:

Não por acaso, o Corinthians briga sozinho contra Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo pelo título do Brasileiro 2011. O São Paulo, que poderia importunar os cariocas, perdeu o compasso com a derrota para o Atlético-GO e a queda do treinador.

PUBLICIDADE

O Palmeiras se esfarelou, vencido pela briga intestina dentro do clube. E o Santos há muito tempo deixou de levar o campeonato nacional a sério.

Os cariocas estão firmes. Não querem perder a hegemonia dos últimos dois anos quando colocaram a taça aos pés do Cristo Redentor com as conquistas do Flamengo (2009) e Fluminense (2010).

Alvo de acusações por atraso de salários e calotes, os clubes do Rio começam a pagar os jogadores tão bem quanto os de São Paulo. As suas receitas de patrocínio também cresceram de forma significativa. Os cariocas já têm como tornar realidade seus sonhos de grandeza.

Há também uma certa cumplicidade entre as arquibancadas e os dirigentes, jogadores e treinadores. No Rio, torcedores trocaram agressões aos jogadores por aplausos.

Publicidade

Este pode ser o caminho para os paulistas seguirem. Caso contrário, a decadência é logo ali.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.