Centenas de termos técnicos são usados corriqueiramente por profissionais de marketing de busca. Reuno aqui uma parte que acho importante. A lista será expandida à medida que julgar necessário. .HTML/.HTM Uma extensão de arquivo que hospeda o conteúdo nas páginas da internet. AdSense Rede do Google responsável pela exibição das campanhas do AdWords. AdWords Plataforma do Google utilizada para configurar campanhas de links patrocinados. Algorítmo Centenas de cálculos que fazem a avaliação do conteúdo das páginas na web. Bing Motor de buscas da Microsoft. Black Hat SEO Explora falha algorítmicas do Google, na busca por maior participação e, consequentemente, tráfego orgânico. Muitas vezes, táticas chamadas de Black Hat contrariam as diretrizes do Google. Bot, Googlebot, Googleadbot, Robô do Google Robôs (agentes) que visitam as URLs para determinar seu conteúdo. Bounce rate Taxa de rejeições. Descreve o percentual de pessoas que visitaram uma URL (página web, por exemplo) e não aprofundaram a navegação; daí o nome taxa de abandono. Canonical tag Faz parte das famí?ia das meta tags. A meta tag canonical informa a mecanismos de busca qual URL deve ser exibida em resultados de busca, quando há uma série de outras URLs com conteúdo igual, ou muito semelhante. É uma das táticas para evitar a desvalorização de uma página pela ocorrência de conteúdo duplicado. Cluster Agrupamento de snippets sobre o mesmo assunto. Comumente encontrada no Google News, agregador de notícias. Código fonte/Source Code Um mecanismo de busca não enxerga as páginas da forma que usuários as veem. Aos buscadores é apresentado o código fonte, todo em linguagem de programação HTML, HTML5, Javascript, CSS, PHP, Ajax etc. CTR Click through rate. Taxa de cliques, em português. Proporção em que um link é exibido, dividido pelo número de cliques que recebe. Um link exibido 100 vezes e acessado 10, tem CTR de 10%. Domínio É a raiz de um site. Ex: estadao.com.br é o domínio principal do Estadão. Erros 404 Representa página ou arquivo não encontrada(o). Erros categoria 500 Representam erros no servidor remoto. ?Server down? etc. FTP File Transfer Protocol. É o protocolo que realiza a transferência de arquivos. Google Analytics Ferramenta de mensuração de tráfego e interação de visitantes com o site. Não é a única ferramenta deste tipo. A Adobe mantém uma solução destas denominada Omnture. Há duas versões do Google Analytics, a gratuita, amplamente usada e a versão Premium. Google Webmaster Tools (GWT) Site para configuração de domínios no Google. No Google Webmaster Tools, o webmaster (gesto do site) define determinados comportamentos a serem adotados pelo robô do Google quando investiga o conteúdo de um site. Grey Hat SEO Técnicas que ficam no meio das categorias Black Hat e White Hat. HTTP Hyper Text Transfer Protocol. Protocolo utilizado para transferência de páginas HTML. Juice / Linkjuice Agente transportador de pagerank. Transfere parte da relevância de uma URL para outra, via link ou redirecionamentos 301. Redirecionamentos 302 não transferem pagerank. Link Atalho. Instrução que transporta o browser (navegador) de um endereço para outro. Linkbuilding Distribuição de links pela internet com o objetivo de gerar tráfego e juice/linkjuice. Há discussões sobre o linkbuilding e sua efetividade. Meta tag Conteúdo normalmente não exibido ao visitante. Sua função é a de informar o buscador e configurar de que maneira alguns recursos na página devem ser interpretados. A meta ?Description?, a meta "canonical" e a meta ?title? são as mais conhecidas. Panda Update/Panda Atualização do algoritmo do buscador Google. Lançado em 2010, seu foco era desvalorizar URLs com conteúdo ralo /pouco relevante. Pagerank Valor atribuído a uma determinada URL. Vai de 0 a 10 e é um valor exclusivo da Google. O nome Pagerank vem da junção do sobrenome do Co-fundador da Google, Larry Page com o termo ?rank?. Penguin Update Atualização do algoritmo do Google. O Penguin tem por objetivo desvalorizar páginas que se beneficiam de links suspeitos, forjados com a intenção de inflar o Pagerank e, consequentemente, galgar melhores posições nas páginas de resultados. Protocolo Linguagem utilizada para estabelecer a comunicação entre computadores. Redirecionamento Ocorre quando uma URL leva o visitante para outro endereço. Existem vários tipos de redirecionamento: 301 (permanente), 302 (temporário), via meta