Primeira Classe

‘Velozes e Furiosos’ é eleito o melhor filme sobre carros

Franquia estrelada por Vin Diesel e Paul Walker venceu enquete

Rafaela Borges

23 de dez, 2014 · 11 minutos de leitura.

'Velozes e Furiosos' é eleito o melhor filme sobre carros
Crédito: Franquia estrelada por Vin Diesel e Paul Walker venceu enquete

Lenda: o Dodge preparado pelo pai de Toretto era tão poderoso que empinava nas arrancadas (Fotos: Reprodução)

Era o auge da moda do tuning… Foi ali que tudo começou, no ano de 2001. “Velozes e Furiosos” levou ao cinema a prática de modificar carros fora da fábrica, além de mostrar o submundo das corridas ilegais de rua e dar início a uma parceria que levou seus integrantes ao estrelato: Brian O’Conner e Dominic Toretto, interpretados respectivamente por Paul Walker e Vin Diesel.

(Siga o blog no Instagram: @blogprimeira classe)

Publicidade


A partir do primeiro filme, surgiram outros seis. E, graças à bem sucedida franquia, “Velozes e Furiosos” foi eleito o melhor filme sobre carros de todos os tempos. E olha que os concorrentes eram “pesos pesados”. A lista (confira aqui) trouxe desde clássicos como “Grand Prix”, “60 Segundos” e “Se Meu Fusca Falasse” até sucessos contemporâneos, a exemplo de “Rush – No Limite da Emoção”, e da animação “Carros”.

Mais um do Dodge do primeiro filme. Abaixo ‘Mais Velozes e Mais Furiosos’

Em “Velozes”, ao longo dos tempos manteve-se a fórmula de misturar carros ao mundo do crime, mas com um toque de honra e o investimento no tema de que a família escolhida pode ter ainda mais valor do que aquela em que se nasceu. No entanto, ao longo dos seis filmes, algumas coisas foram mudando e, principalmente por causa das cenas de ação, os filmes foram ficando mais e mais inverossímeis – embora sempre acompanhados de muito sucesso nas bilheterias.


No primeiro filme, Brian O’Conner é um policial que se infiltra no mundo das corridas ilegais de rua de Los Angeles a fim de investigar uma gangue que, com carros tunados, desafia a polícia em bem sucedidos roubos a cargas de caminhões.

‘Velozes 4’, Paul Walker e o Skyline GT-R. As duas imagens abaixo também são do quarto filme

Porém, O’Conner se envolve com o principal suspeito de chefiar a gangue, Toretto, com quem vai desenvolvendo laços de amizade. Além disso, se apaixona pela irmã de Toretto, Mia, interpretada por Jordana Brewster. O trio – bem como Michelle Rodriguez, a intérprete de Letty – namorada de Toretto, faz parte da fórmula de sucesso da franquia.

Talvez por isso a sequência, “Mais Velozes e Mais Furiosos”, não tenha sido assim tão envolvente. Ambientada em Miami, para onde se mudou O’Conner após ser suspenso da polícia por causa dos acontecimentos do primeiro filme, mais uma vez o filme coloca o personagem infiltrado em uma organização criminosa. Neste longa, não estão Diesel, Jordana e Michelle, mas Walker ganha companhia de Eva Mendes, que interpreta a policial também infiltrada Monica Fuentes, e de Tyresse, que surge como um novo parceiro, Roman Pearce.


O terceiro filme, “Deafio em Tóquio”, não contou com O’Conner e Diesel e, por pouco, não determinou o fim da franquia. Foi lançado em 2006, três anos após “Mais Velozes e Mais Furiosos”.

Em 2009, a série voltou a ser sucesso estrondoso de bilheteria, com o retorno do elenco do primeiro filme e de Los Angeles como cenário. O’Conner, após cumprir sua missão no segundo filme, está de volta à polícia em “Velozes e Furiosos 4”. Já Toretto retorna à cidade californiana após o suposto assassinato de Letty.


No decorrer da trama, Toretto e O’Conner participam de corridas ilegais e muitas perseguições para, no fim, estabelecerem um definitivo e inquebrável laço de amizade. Neste filme, fica mais evidente um dos pontos altos da parceria: a incapacidade do personagem de Walker de derrotar o de Diesel em uma competição entre seus veículos.

O’Conner, que desde o primeiro filme é fã dos esportivos japoneses, como o Nissan Skyline GT-R, chega perto diversas vezes, mas acaba fracassando por exigir demais de seu veículo, ou por ser vítima de trapaças por parte de Toretto, que por sua vez confia mais nos clássicos americanos, como os muscle cars da Dodge (saiba mais sobre os carros de ‘Velozes e Furiosos’).


‘Operação Rio’

No quinto filme, “Operação Rio” , de 2011, O’Conner deixou de vez a polícia e caiu na clandestinidade por ter ajudado na alucinante fuga de Toretto enquanto ele era transportado por um ônibus penitenciário. O cenário, desta vez, é o Rio de Janeiro, onde ele e a namorada Mia reencontram Toretto e planejam o golpe de suas vidas: o roubo de US$ 10 milhões do mais temido traficante da cidade, Hernan Reys (o português Joaquim de Almeida).

Para o golpe, O’Conner e Toretto recrutam seus companheiros dos filmes anteriores, como Roman Pearce, do segundo longa, e Gisele Yachar (Gal Gadot), do quarto, formando aquela que fica conhecida como a equipe de Toretto. Paralelamente, eles são caçados pelo agente do FBI Luke Hobbs (Dwayne Johnson), que conta com a ajuda da policial brasileira Elena Neves (Elsa Pataky).


Agora milionários e curtindo a vida ao redor do mundo, os integrantes da equipe voltam a se reunir para ajudar Hobbs na missão de capturar a perigosa gangue liderada por Owen Shaw (Luke Evans) em Londres. Toretto topa participar da missão ao ser informado de que Letty, dada como morta desde o quarto filme, agora faz parte da gangue inglesa. Este é o tema de “Velozes e Furiosos 6”.

O desfecho do filme se dá com uma longa cena de ação, cujas sequências beiram o absurdo, envolvendo carros, jipes e até um avião. Vencedora, a equipe ganha o direito, arquitetado por Hobbs junto ao FBI, de retornar a Los Angeles. E Toretto ganha Letty, que havia perdido a memória, de volta.

O sétimo filme estava previsto para 2014, mas a morte de Paul Walker, em um acidente de carro em novembro do ano passado, atrasou o cronograma. “Velozes e Furiosos 7” será o último filme de seu personagem, O’Conner, e como Walker havia filmado apenas 30% das cenas do longa, muitas de suas aparições foram inseridas digitalmente.


‘Velozes 6’ tem Londres como cenário principal

Ainda não se sabe – e provavelmente este mantido até a estreia de “Velozes e Furiosos 7”, em abril de 2015 – que destino será dado ao personagem. Talvez ele morra em ação ou, ao lado de Mia, decida de aposentar da errante vida bandida.

Na trama, a equipe será alvo do plano de vingança do irmão de Owen Shawn, Ian (Jason Statham).

Hoje, a franquia continua investindo na ação, mas o tuning já não domina o enredo. Os carrões continuam em ação, mas pouco se mostra cenas e detalhes de suas modificações, algo comum no primeiro ano.


Agora, “Velozes”  é muito mais um filme de ação do que um sobre carros. Há uma valorização dos personagens de Diesel e Walker como heróis, ou anti-heróis, e das tramas nas quais eles se envolvem. Os carros continuam sendo seus instrumentos de trabalho e não param de desfilar pelas telas, mas perderam um pouco de valor.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.