Primeira Classe

Turismo na Alemanha: acelere em grandes autódromos

Pagando a partir de 27 euros, qualquer pessoa pode acelerar no desafiador Nordschleife, o antigo Nurburgring, que tem quase 23 km e é conhecido como "Inferno Verde". Confira as dicas

Rafaela Borges

02 de set, 2014 · 6 minutos de leitura.

Turismo na Alemanha: acelere em grandes autódromos
Crédito: Pagando a partir de 27 euros, qualquer pessoa pode acelerar no desafiador Nordschleife, o antigo Nurburgring, que tem quase 23 km e é conhecido como "Inferno Verde". Confira as dicas

 

No primeiro post da série "Turismo na Alemanha", proposta pelo blog "Primeira Classe" durante esta semana e na próxima, vamos falar sobre uma das pistas mais lendárias da Europa - e do mundo: Nurburgring. Quem acompanha a Fórmula 1 e outras categorias do automobilismo, como o DTM, está mais que habituado com o traçado de pouco mais de 5 quilômetros.

Publicidade


Leia mais: Série de reportagens mostra turismo automotivo na Alemanha

(Siga o blog no Instagram para ver imagens da viagem à Alemanha: @blogprimeiraclasse)

Já quem assistiu ao filme "Rush - No Limite da Emoção", ou acompanhou a Fórmula 1 nos anos 60 e 70, sabe que a categoria era disputada em traçado de quase 23 quilômetros, que existe até hoje e é chamado de Nordschleife. Este foi usado pela última vez na F-1 em 1976, ano do terrível acidente de Niki Lauda - e vitória de James Hunt. Quando Nurburgring voltou ao calendário, em 1984, já era em traçado mais compacto.


Pois é Nordschleife, lendário, desafiador e conhecido por entusiastas do automobilismo como "Inferno Verde", o traçado em que qualquer pessoa, qualquer pessoa mesmo, pode dirigir. Sem burocracia, sem marcar horário. É chegar, pagar e acelerar, seja com carro alugado (em breve, faremos o post com as dicas de aluguel de veículos na Alemanha) ou oferecido pelo próprio autódromo (por uma tarifa extra).

O autódromo só não fica disponível para a diversão do público quando é alugado para eventos ou em dias de competição - e, mesmo nestas ocasiões, eventualmente há a possibilidade de acelerar em Nordschleife. Aqui, você pode conferir o calendário de Nurburgring.


O autódromo fica na pequena cidade de Nurburg, com escassas opções de hospedagem e nenhuma atração turística relevante, além da própria pista. Assim, visitá-lo é um programa indicado para quem está em Colônia, cidade que tem uma das mais belas catedrais da Alemanha - e do mundo - e fica a 100 km. Dá para ir de manhã e voltar no fim da tarde.

Quem visita Frankfurt e sua charmosa vizinha Wiesbaden, a 149 km de Nurburg, também pode aproveitar para fazer um bate-e-volta ao autódromo.

Para quem já chega ao autódromo de carro, o preço é de 27 euros (cerca de R$ 83) para dar uma volta no circuito de quase 23 km. O pacote de quatro giros sai por 100 euros (aproximadamente R$ 305). Se quiser dar 25 voltas, o valor é de 508 euros (em torno de R$ 1.550).


É mais interessante chegar com carro alugado por conta ao autódromo - um Porsche, um esportivo da linha M, AMG ou RS ou mesmo um sedã com motor forte. Isso porque as opções disponíveis para aluguel em Nurburgring não são muito interessante. Dos carros oferecidos, o mais legal é o GT86, com preços que partem de 149 euros, ou R$ 460.

Para informações sobre os programas disponíveis, os carros oferecidos para aluguel ou para fazer reservas pela internet, clique aqui.


 

Dica importante: tome cuidado. Seguros contratados para carros alugados não cobrem danos por acidentes em autódromos. Além disso, se a batida causar algum prejuízo ao autódromo, o motorista responsável tem de pagar os reparos.

NEUBURG


O autódromo da cidade de Neuberg é novo e de propriedade da Audi. Fica a 50 quilômetros do aeroporto de Munique e oferece opções de cursos de direção com hospedagem.

O traçado não é dos mais desafiadores, mas o conteúdo dos cursos de direção defensiva, esportiva e pilotagem, assim como os carros oferecidos nesses módulos, são muito legais. Confira, neste post, mais detalhes.


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.