Primeira Classe

Tudo sobre o Nissan GT-R, o preferido dos leitores

Sucessor do Skyline é a presença mais aguardada pelo público no Salão do Automóvel de São Paulo. Confira a história do esportivo japonês, assim como suas especificações técnicas e destaques

Rafaela Borges

30 de set, 2014 · 7 minutos de leitura.

Tudo sobre o Nissan GT-R, o preferido dos leitores
Crédito: Sucessor do Skyline é a presença mais aguardada pelo público no Salão do Automóvel de São Paulo. Confira a história do esportivo japonês, assim como suas especificações técnicas e destaques

Ele nasceu para ocupar o lugar do Skyline GT-R, uma lenda entre os esportivos japonesas. A missão é complicada, mas o GT-R parece estar cumprindo direitinho seu papel. Ao menos entre os leitores do Jornal do Carro e do Primeira Classe. Por aqui, a moral deste Nissan está bastante alta: ele foi eleito pelos leitores, em enquete, o carro mais aguardado para o Salão do Automóvel de São Paulo, que começa em 30 de outubro.

(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Publicidade


E a vantagem do GT-R sobre os demais rivais, nomes de peso como Chevrolet Corvette e Ford Mustang, foi ampla. O esportivo japonês ficou com mais de 48% dos votos (leia aqui).

Como prometido, agora preparamos uma reportagem com tudo o que você precisa saber sobre o GT-R - que, infelizmente, nunca foi, e dificilmente será, vendido no Brasil.


Ele é o sucessor da linha de esportivos Skyline, que teve diversas gerações. A última, R34, ficou muito famosa no filme "Velozes e Furiosos 2". O exemplar azul brilhou ao lado do ator Paul Walker nas cenas de ação.

O sucesso dos esportivos Skyline, porém, se espalhou pelo mundo antes disso. Mais precisamente no fim dos anos 90, com a ajuda de jogos de videogames. Além disso, os carros eram comparáveis, à época, com modelos da Porsche, talvez até com as Ferraris de entrada, mas sempre custando menos.


O GT-R que surgiu no Salão de Tóquio de 2007 já não trazia a nomenclatura Skyline, mas manteve a tradição no nome de sua geração, R35. Com isso, ganhou a responsabilidade de ser o novo representante da linhagem de carros esportivos da Nissan.

Em 2008, o Jornal do Carro avaliou a primeira versão do GT-R, equipada com motor V6 biturbo, de 3,8 litros, que gerava 487 cv de potência e 60 mkgf de torque.


Este propulsor, combinado ao câmbio automatizado de seis marchas e duas embreagens, permitia ao GT-R acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 312 km/h.

Nossa reportagem de 2008 descreveu o GT-R como um esportivo bastante dócil, comparado aos ásperos italianos, por exemplo. Seu comportamento estaria mais para Porsche do que Ferrari.


Desde a primeira versão, ele tem tração nas quatro rodas e a possibilidade de ajustar alguns de seus componentes - câmbio, amortecedores e tração - em três níveis, do confortável ao extremamente esportivo.

Outro destaque do GT-R é a tela localizada no centro do painel, que exibe ao motorista, em gráficos, as informações sobre o desempenho do carro. Este recurso foi desenvolvido pelos criadores do GranTurismo, o jogo de videogame que imortalizou o Skyline GT-R.


As linhas do carro surgiram inspiradas em animações japonesas. Já os freios têm discos da Brembo, de aço. Mas, de acordo com a avaliação do Jornal do Carro, têm eficiência é equivalente ao de discos de cerâmica.

NOVA VERSÃO


No fim de 2012, o GT-R ganhou sua primeira atualização. Foram feitas melhorias no motor. O 3.8 V6 biturbo passou a gerar 550 cv e 64,2 mkgf de torque. Além disso, a Nissan aprimorou a suspensão, na qual trocou molas e amortecedores para melhorar a já ótima estabilidade do carro.

O carro recebeu reforços na barra do painel de instrumentos, com o objetivo de aprimorar a rigidez da carroceria. Com as mudanças, passou a acelerar de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, atingindo 315 km/h de velocidade máxima.


De acordo com a Nissan, estas alterações foram desenvolvidas a partir da experiência que a marca teve, com o GT-R, na tradicional corrida 24 Horas de Nurburgring, na Alemanha.

Entre os novos equipamentos, a Nissan passou a oferecer, dependendo da versão, aerofólio traseiro de fibra de carbono e câmera de ré.


No ano seguinte, houve mudanças no visual, com a chegada dos faróis com LEDs. Já a suspensão passou por outra atualização. De acordo com a Nissan, recebeu nova calibração. Porém, não houve alteração no motor.

NISMO

A divisão de preparação da Nissan, a Nismo, criou uma versão ainda mais apimentada do GT-R. O modelo foi mostrado ao público no Salão de Tóquio de 2013, com a presença do velocista Usain Bolt.


O motor 3.8 V6 biturbo foi mantido, mas com potência de 600 cv e torque de 66,5 mkgf. A suspensão foi preparada e a aerodinâmica, aprimorada, com a introdução de um novo aerofólio.

A Nismo não divulga números sobre o desempenho do carro, mas, em testes realizados por revistas americanas e europeias, ele foi capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,1 segundos. Este número o deixa mais rápido que o 918 Spyder, que tem quase 900 cv com sua propulsão híbrida.



 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.