Primeira Classe

Novo Cayenne chega ao Brasil em novembro

Modelo será apresentado no Salão de São Paulo com novos motores e visual e mais tecnologia

Rafaela Borges

21 de out, 2014 · 6 minutos de leitura.

Novo Cayenne chega ao Brasil em novembro
Crédito: Modelo será apresentado no Salão de São Paulo com novos motores e visual e mais tecnologia

(Fotos: Rafaela Borges/Estadão e Porsche/Divulgação)

Cancún, México – A segunda geração do Cayenne, lançada em 2010, acaba de receber sua reestilização de meio ciclo – ou seja: atualizações efetuadas entre o lançamento de uma geração e outra. A novidade chega ao mercado nacional entre o fim de novembro e o início de dezembro. Antes, será mostrada aos brasileiros no Salão de São Paulo, que abre as portas ao público em 30 de outubro.

(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Publicidade


Haverá apenas duas versões no Brasil, já que a equipada com o motor V6 de 3 litros saiu de cena. Agora, há apenas a S, que tem novo motor, e a Turbo, com atualizações em seu propulsor. O câmbio é sempre o automático de oito marchas. Já a versão híbrida, agora com sistema “plug-in” – como o do Panamera -, será vendida apenas por encomenda. Vale lembrar que este tipo de híbrido não está contemplado no programa de redução do imposto de importação lançado pelo governo federal.

A versão S teve seu V8 aspirado substituído por um V6 biturbo, com 3,6 litros, que gera 420 cv, 20 cv a mais do que no modelo anterior. O torque foi de 51 mkgf para 56,1 mkgf. Com isso, o carro agora acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Antes, eram 5,9 segundos.


Na Turbo, o V8 “turbinado” também ganhou 20 cv – agora são 520 cv. O torque foi de 71,4 para 76,5 mkgf. Na versão híbrida, o conjunto de motor 3.0 V6 a combustão combinado ao elétrico entrega potência total de 416 cv.

Há ainda mudanças na suspensão, que foi reajustada para aprimorar a capacidade off-road do carro. Além disso, agora há sistema pneumático – de série na Turbo e opcionais nas demais -, que pode alternar, automaticamente, a altura do carro em seis níveis. Além disso, há possibilidade de deixar a altura da dianteira e traseira em diferentes níveis quando o carro está rodando a até 5 km/h, auxiliando no fora de estrada.


VISUAL

A traseira mudou mais que a dianteira (compare nas fotos abaixo). O novo formato das lanternas, mais estreitos e esticados, contribui para a sensação de modelo mais largo e baixo, que se assemelha bastante a uma perua. A iluminação traseira agora é totalmente feita por LEDs; os diodos também estão presentes no refletor posicionado na parte inferior, com luz de neblina integrada.

Na frente, houve alteração no desenho do capô e no desenho das entradas de ar laterais. Os faróis bixenônio agora são contornados por quatro LEDs. O farol principal agora tem sistema chamado de Porsche Dynamic Light System Plus, que utiliza uma câmera para ler placas de trânsito e também a presença de outros modelos na direção oposta, a fim de ajustar o facho de luz – aumentando ou reduzindo sua profundidade.


Acima, o renovado Cayenne e, abaixo, o modelo anterior

No interior, o destaque fica por conta do volante inspirado no do 918 Spyder. Outra novidade é o assento traseira, que passa a impressão de ser dividido em três bancos individuais e passa a ter ventilação independente.

Outra novidade é que, além dos modos de condução Comfort e Sport, há agora o SportPlus, que ajusta entrega de potência, resposta do câmbio e suspensão, entre outros aspectos, a fim de entregar dirigibilidade extremamente esportiva, com estabilidade em alta velocidade, firmeza em curvas e acelerações bastante vigorosas.


Versão Turbo ganhou 20 cv

VIAGEM FEITA A CONVITE DA PORSCHE

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.