Primeira Classe

Guiar no gelo é experiência inesquecível. Você também pode...

Montadoras oferecem experiências de direção na Suécia, Áustria e Finlândia. Programe-se para o ano que vem

Rafaela Borges

05 de mar, 2015 · 6 minutos de leitura.

Guiar no gelo é experiência inesquecível. Você também pode...
Crédito: Montadoras oferecem experiências de direção na Suécia, Áustria e Finlândia. Programe-se para o ano que vem

(Fotos: Divulgação)

 

No mundo do automobilismo, dizem que os finlandeses são bons pilotos de Fórmula 1 e, principalmente, de rali, por terem aprendido a guiar na neve e, principalmente, no gelo. Quem já passou por experiência parecida sabe que essa afirmação faz todo sentido. Dirigir nessas condições, com baixíssima aderência, é uma das missões mais complicadas, e também mais divertidas, que já experimentei.

Publicidade


(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Minha primeira vez na neve foi em 2011, em uma rodovia entre Ingolstadt e Munique, na Alemanha. A nevasca havia começado pela manhã e, ao fim do dia, a pista estava bastante escorregadia. Ao volante de um Audi A8 com diversos controles eletrônicos e tração nas quatro rodas, eu sentia a traseira do sedã escapar a todo momento, mas a tecnologia embarcada auxiliava na missão de controlá-lo.


Ao longo da estrada, porém, a cena mais comum era ver os carros de tração em apenas um dos eixos tombados. Os motoristas nem pareciam se preocupar. Aguardavam com o semblante tranquilo, dentro do próprio veículo, pelo socorro. Era como se aquilo fosse uma cena comum.

No início de fevereiro, a experiência foi mais emocionante. Não era só guiar na neve, mas sim no gelo. O "winter driving experience", como é chamado este tipo de experiência de direção, ocorreu no norte da Suécia, região muito utilizada pelas montadoras para realização de testes de desenvolvimento de seus carros - principalmente na avaliação de tecnologias eletrônicas e aderência.

Mais precisamente, foi na cidade de Skelleftea, onde a Porsche montou um circuito de gelo e neve para o lançamento mundial das renovadas versões GTS e Turbo S do Cayenne - ambas dotadas de tração nas 4x4.


O objetivo é testar e treinar o controle sobre o carro. Nos circuitos de gelo - muitas vezes criados sobre lagos congelados - é preciso rodar bem devagar, nas primeiras voltas, para conseguir manter o carro na trajetória. No decorrer dos "giros", o motorista vai ganhando confiança, fazendo o velocímetro aumentar... e aí está o perigo. Sair da pista é quase inevitável - os circuitos são montados, porém, com bastante segurança, já prevendo esse tipo de situação.

Também são feitos exercícios de frenagem, aceleração e drift, para mostrar como é diferente a direção em um piso de baixíssima aderência.


PARTICIPE

Montadoras como Porsche, BMW, Audi e Mercedes-Benz oferecem a seus clientes cursos de direção no gelo. A temporada de "winter drive" costuma terminar no final de fevereiro. Porém, você já pode conferir as opções e fazer seu agendamento para o próximo ano.

O da Porsche, em Levi, na Suécia, terminou em fevereiro. Inclui quatro noites de hospedagem em um resort, café da manhã e almoço, além de instrutores e transfers a partir do aeroporto e para o centro de pilotagem. Os carros utilizados no programa são 911 Carrera S e o 911 Turbo. Os preços, na temporada de 2015, começavam em 5.690 euros. Mais informações podem ser obtidas aqui.


A Audi tem opções para iniciantes e as chamadas "pro", mais desafiantes. A experiência pode ser realizada na Suécia (com a perua S4 Avant) ou na Finlândia (ao volante do A5 Sportback). Os preços são de 3.450 euros para o curso mais simples e de 5.600 euros para o mais completo. Veja mais aqui.

No caso da BMW, o curso de direção no gelo custa 3.250 euros e ocorre em Arjeplog, na Suécia, ao volante do novíssimo cupê M4. No pacote há transfers e três noites de hospedagem. Saiba mais aqui.

 


A Mercedes (veja aqui) oferece em seu AMG Winter Sporting três opções: básica, avançada e "pro". As diferenças estão nos números de dias, dificuldade dos exercícios e, evidentemente, no preço.

Há opções em Arjeplog e St. Michael, nos alpes austríacos. Os preços vão de 1.590 a 5.450 euros.


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.