Primeira Classe

Curiosidades automotivas nas ruas da Califórnia

Em Los Angeles, Santa Mônica e Malibu, 'paisagem' automotiva tem de tudo: clássicos impecáveis ou mal conservados, grandalhões, os superesportivos da Rodeo Drive, 'rat rods'. E, claro, carros de celebridades

Rafaela Borges

14 de jun, 2016 · 5 minutos de leitura.

Curiosidades automotivas nas ruas da Califórnia
Crédito: Em Los Angeles, Santa Mônica e Malibu, 'paisagem' automotiva tem de tudo: clássicos impecáveis ou mal conservados, grandalhões, os superesportivos da Rodeo Drive, 'rat rods'. E, claro, carros de celebridades

Superesportivos dominam a Rodeo Drive, em Los Angeles

 

Sempre que viajo para fora do País, gosto de registrar alguns carros peculiares – e outros nem tanto – que vejo nas ruas das cidades. A “paisagem” automotiva revela muito sobre a cultura das pessoas que as habitam. Na Itália, por exemplo, os pequenos (muitos deles clássicos) dominam as ruas (veja aqui).

Publicidade


(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

No mês passado, estive em Los Angeles, Malibu e Santa Mônica, na Califórnia, nos Estados Unidos. Os locais são a tradução automotiva do “ameircan way of life”. Enquanto em Nova York, a cidade mais cosmopolita dos EUA (e talvez do mundo), os grandalhões não têm muita vez – e o transporte coletivo é bem mais comum -, em Los Angeles eles imperam.

Chevrolet El Camino SS em Santa Mônica

Muitas picapes, muitas mesmo. Utilitários grandalhões, como o Chevrolet Suburban, aos montes. Minivans – não a Citroën Xsara Picasso, mas a imensa Town & Country. E vários esportivos, principalmente na Rodeo Drive, em Los Angeles, uma das ruas mais badaladas do mundo.


Afinal, a Califórnia é a “meca” americana dos esportivos. Não é à toa que, há anos, a Porsche prioriza o Salão de Los Angeles, não mais o de Detroit, para promover seus mais importantes lançamentos nos EUA.

Fox, o nome americano do VW Voyage, em dois ângulos. Carrinho parecia estar abandonado em uma rua próxima á praia de Santa Mônica

 


Também chamaram minha atenção os clássicos. Tem de todo o tipo. A maioria, claro, é americana. Muitos modelos dos anos 70 e 80. Alguns, modificados no estilo “rat rod”, prática que consiste em dar aspecto envelhecido ao que já é antigo.

Nos meus registros, até um brasileirinho, o Volkswagen Fox, nome que foi dado nos Estados Unidos ao nosso Voyage.

O Mercedes-Benz SL do ator britânico Jude Law

Também chamou minha atenção o pouco valor que os americanos dão a clássicos que, no Brasil, são considerados relíquias. Em minhas andanças, vi muitos modelos antigos “judiados”, batidos, em péssimo estado de conservação. Diversos “velhinhos abandonados”. Estes eu acabei não fotografando, mas me arrependi. Valia o registro. Fica para a próxima.


Kombi no estilo ‘rat rod’

Ah, e como estamos falando de Califórnia, não podia faltar um carro de celebridade, né? O SL deste post é do britânico Jude Law. O registro foi feito no estacionamento do restaurante Geoffrey’s, em Malibu, onde o ator de “Alfie”, “Closer” e “Grande Hotel Budapeste”, entre outros filmes que eu adoro, almoçava com a namorada, Phillipa Coan, em uma ensolarada tarde de maio.

Clássico do departamento de bombeiros de Santa Mônica

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.