Primeira Classe

Casa de R$ 38 milhões da Jaguar tem atrações abertas ao público

Visitantes podem fazer test-drive e visitar exposição de arte

Rafaela Borges

21 de out, 2015 · 3 minutos de leitura.

Casa de R$ 38 milhões da Jaguar tem atrações abertas ao público
Crédito: Visitantes podem fazer test-drive e visitar exposição de arte

Fotos: Sergio Castro/Estadão

 

Na semana passada, a Jaguar inaugurou na zona sul de São Paulo a Casa XE, para promover seu sedã recém-lançado no mercado nacional. A iniciativa é uma reedição da ação criada em 2011, a Casa Evoque (cujo objetivo era divulgar o então novato modelo da marca “irmã” Land Rover).

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(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

A Casa XE, porém, é mais democrática. Nesta terça-feira, a Jaguar divulgou uma lista de atrações abertas ao público em geral, sem necessidade de convites ou nomes na lista.

Em horários determinados, qualquer pessoa pode visitar a casa para ver galerias de arte, além de testar o modelo XE – neste caso, basta ter CNH válida.


Os testes estão disponíveis das 10h às 18h, às quintas e sextas-feiras, e das 10h às 17h, aos sábados e domingos. Já as visitas às exposições podem ocorrer de quinta a domingo, das 10h às 17h. Nesta semana, é sobre os 45 anos das joias de José Carlos Guerreiro.

Foto: Jaguar/Divulgação

Entre os destaques da casa, há a área iluminada onde o XE está exposto, junto com acessórios como rodas e capacete. O público pode entrar no exemplar em exposição para explorá-lo.


 

A Casa XE ocupa um imóvel de quatro mil metros quadrados, no bairro Jardim América, avaliado em R$ 38 milhões. O endereço é Rua Canadá, 132. Ela fica aberta até 1º de novembro.  Informações adicionais podem ser obtidas por meio do site da Casa XE.

SÓ PARA CONVIDADOS


Algumas ações realizadas na casa Jaguar requerem convites ou nome na lista. Como o desfile que ocorreu na manhã de hoje, promovido pelo estilista Vitorino Campos como parte da São Paulo Fashion Week.

Também há almoços e coquetéis especiais com DJs renomados e bandas – principalmente de jazz.

 


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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”