Primeira Classe

Audi inaugura pista para dar aulas de direção

 O programa Drive Experience, da Audi, agora tem um centro de treinamento próprio, que inclui um autódromo de 3,4 quilômetros... leia mais

Rafaela Borges

03 de abr, 2014 · 5 minutos de leitura.

Audi inaugura pista para dar aulas de direção

A pista de 3,4 km no novo centro de treinamento (Fotos: Audi/Divulgação)

 

O programa Drive Experience, da Audi, agora tem um centro de treinamento próprio, que inclui um autódromo de 3,4 quilômetros e uma pista 0ff-road. Este centro de treinamento está localizado na cidade alemã de Neuburg, a 18 km da sede da montadora, em Ingolstadt, e a 50 km do aeroporto de Munique.

Publicidade


Neste espaço, há cursos de direção – segura ou esportiva – a bordo de alguns modelos da Audi. A lista inclui S4 Avant (com motor V6 de 333 cv), Audi A8 4.0 (V8 de 420 cv) e o superesportivo R8 5.2 (V10 de 525 cv). Não é necessário ser cliente da marca para participar dos cursos; eles estão abertos a qualquer interessado, que podem fazer inscrição por meio do site do programa de direção.

Os preços partem de 290 euros para o módulo básico, que dura um dia e inclui experiências de direção on e off-road ao volante de cinco modelos da marca (inclusive o R8). Este programa não é voltado a esportividade, e sim a aprimorar técnicas de direção.

Outra opção é o programa intensivo, que pode ser feito com S4 Avant ou A8. Neste programa, o objetivo é ensinar o motorista a usar corretamente recursos tecnológicos do carro, tais como freios ABS e controle de estabilidade, por meio de diversos exercícios no circuito. Dura duas noites e o preço é de 1.320 euros – inclui duas noites de hospedagem.


R8 V10, de 525 cv, é um dos carros usados no programa

Se o objetivo é direção esportiva, o programa ideal é o R8 Experience. Neste curso, ao volante do R8, os instrutores ensinam técnicas de direção esportiva ao longo dos 3,4 km do circuito. O participante vai aprender a usar o ponto correto de frenagem e contornar uma curva como um piloto de direção, entre outras técnicas. O programa de meio período sai por 350 euros e o de período integral, por 750 euros.

Então, se você estiver na Alemanha a partir deste mês, esses cursos podem ser uma ótima pedida para matar a vontade de acelerar um carrão em uma pista. Ou mesmo para aprimorar técnicas de direção e ficar mais seguro ao volante. O calendário de atividades e opções de cursos em Neuburg está aqui.

Além dessa programação na pista, o programa de direção da montadora oferece outras opções, como viagens com carros da marca por estradas da Alemanha e de outras famosas regiões europeias ou a experiência de guiar um carro de corrida da marca. Clique aqui para ver a programação completa, as datas e preços.


BRASIL

Eventualmente, a Audi oferece cursos de direção no Brasil, em cidades como Curitiba e São Paulo. E, como na Alemanha, os programas são abertos ao público, não necessariamente clientes, embora por aqui as vagas sejam limitadas – e os módulos, menos completos.

Em breve, farei um post com o calendário de cursos de direção que serão oferecidos pelas montadoras, no Brasil, no decorrer deste ano. Além da Audi, Mercedes-Benz, Jaguar e BMW também oferecem programas eventuais no Brasil. Os de Mitsubishi e Land Rover são fixos.


 

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.