Primeira Classe

Aproveite o Salão para visitar Paris. E vice-versa

A principal mostra automotiva do ano ocorrerá de 4 a 19 de outubro em Paris. Veja como é o salão, quais serão suas atrações, como chegar ao centro de exposições Porte de Versailles, onde ocorre o evento, além de dicas de hotel na cidade

Rafaela Borges

17 de set, 2014 · 8 minutos de leitura.

Aproveite o Salão para visitar Paris. E vice-versa
Crédito: A principal mostra automotiva do ano ocorrerá de 4 a 19 de outubro em Paris. Veja como é o salão, quais serão suas atrações, como chegar ao centro de exposições Porte de Versailles, onde ocorre o evento, além de dicas de hotel na cidade

O Arco do Triunfo dispensa apresentações

Paris! Destino preferido, ou mais sonhado, por grande parte dos viajantes. A cada bairro, rua, canto, há atrações desconcertantes, históricas, belas, descoladas, sofisticadas. Em Paris, há tudo, e para conhecê-la por completo é necessária pelo menos uma semana. Talvez, mais.

(Sigla o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Publicidade


Mas é também um destino recorrente. Não conheço ninguém que já esteve em Paris e não tenha vontade de voltar. E, a cada visita, descobre-se um canto novo, que logo se torna seu preferido na cidade.

Em 2014, dá para combinar à visita a Paris com um pouco de turismo automotivo. A cidade vai sediar o Salão do Automóvel mais importante do ano. O evento é bienal e alterna-se com o de Frankfurt, na Alemanha. Ocorrerá de 4 a 19 de outubro no centro de exposições Porte de Versailles.

Então, talvez seja o momento de conhecer Paris, ou revisitá-la, e aproveitar para visitar uma importante feira automotiva.


Para começar, se você ama carros, saiba que o Salão de Paris merece pelo menos dois dias de visita. São muitos pavilhões – oito, se não me engano -, com modelos inéditos de quase todas as fabricantes automotivas do planeta. Francesas, alemãs, italianas, americanas, japonesas, sul-coreanas e por aí vai.

O Salão de Paris

Além de imenso, o salão é sempre bastante lotado. Mas, por favor, evite os horários noturnos e, principalmente, os fins de semana. Porque, neste caso, em vez de se divertir, você vai se irritar. Você acha que o Salão de São Paulo é lotado? Você ainda não viu o de Paris. Visite-o à tarde, logo que os portões se abrirem, e com certeza conseguirá aproveitar bem mais o passeio.

Com ingressos à venda por 14 euros (confira aqui), o salão tem como tema “O Futuro do Automóvel em Paris”.


O Porte de Versailles, palco do evento

ATRAÇÕES DO SALÃO

Um dos carros que promete ser destaque da mostra automotiva é o AMG GT, sucessor do SLS e novo superesportivo da Mercedes.

Os visitantes também vão ver o novo Jaguar de entrada, o XE, concorrente do BMW Série 3 e candidato a ser produzido no Brasil.


AMG GT é uma das estrelas do salão

O Opel Karl, por sua vez, será o sucessor do Celta no mercado brasileiro. A Volvo mostrará a nova geração do XC90, que será vendida aqui.

Marcas como Ferrari, Lamborghini e Porsche também terão boas atrações, mas ainda não revelaram quais serão elas.

HOTÉIS


Não se hospede nas redondezas do Porte de Versailles, que é longe de tudo. Afinal, é inconcebível ir a Paris apenas para visitar o salão, né? Para chegar ao Porte, é só pegar o eficiente metrô da cidade, que cobre toda a região central e tem estação praticamente dentro do centro de exposições.

Em Paris, hotel é um problema. São bastante caros e os quartos, geralmente, bem pequenos.

Vista a partir da Torre Eiffel

Eu já fiquei em alguns que me serviram bem. O Le Meridien Etoile, próximo a Champs Elyseés e ao Arco do Triunfo, tem quartos de tamanho bem superior à média de Paris, um ótimo café da manhã e um bar com apresentações ao vivo de blues de ótima qualidade. As diárias no confortável, aconchegante e bem localizado quatro-estrelas partem de 315 euros no período do salão – um preço bastante aceitável para um excelente hotel em Paris, uma vez que o único bem localizado Ibis está saindo por 150 euros a diária nestas datas.


Próximo ao descolado bairro de Saint Germain, com seus restaurantes, lojinhas e mercados, está um hotel muito popular entre os brasileiros. Um tanto simples, mas aconchegante, o Concorde Monparnasse tem diárias a partir de 238 euros – sempre no período do salão.

Eu adorei o sofisticado Intercontinental Avenue Marceau, sofisticado, moderno e com café da manhã inesquecível, além de ter amenities da Hermès – apesar dos quartos não muito amplos. O cinco-estrelas tem também ótima localização, próximo a Champs Elyseés e a Avenue Montaigne, talvez a mais sofisticada de Paris – com lojas de todas as grandes grifes de alto costura. As diárias partem de 380 euros.

A sofisticada Place Vendôme

Ali do lado, na Montaigne, está o superluxuoso Plaza Athenee, um dos hotéis mais badalados e tradicionais de Paris. O cinco-estrelas é o preferido de muitas celebridades do mundo da música, cinema, moda… As diárias partem de 995 euros.


Já o Sezz Paris é para quem curte um hotel butique, de design, com decoração contemporânea e fachada clássica. As diárias partem de 315 euros e o hotel fica próximo a Torre Eiffel (mas do lado oposto do Rio) e a apenas alguns quarteirões da Montaigne.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.