Primeira Classe

Ano começa cheio de escândalos na indústria automobilística

Segunda semana de 2017 tem acusação de fraudes e prisão de executivo

Rafaela Borges

13 de jan, 2017 · 4 minutos de leitura.

Ano começa cheio de escândalos na indústria automobilística
Crédito: Segunda semana de 2017 tem acusação de fraudes e prisão de executivo

FCA vai ser investigada por possível fraude a testes de emissões (Foto: PAUL BUCK/EFE)

 

A coisa anda feia no mundo do automóvel, viu. Na segunda semana do ano, pouco antes da abertura do Salão de Detroit (EUA) – que começa neste sábado (14) -, choveram escândalos na indústria automobilística. Executivo foi preso, outros foram indiciados, alguns, investigados.

Publicidade


(No Instagram: @primeiraclasse_estadao)

E teve escândalo de fraude também. O “Dieselgate”, como ficou conhecida a fraude aos testes de emissões de poluentes por motores a diesel de carros do Grupo Volkswagen, ameaça tomar proporções bem maiores.

Agora, a investigada da vez é a Fiat-Chrysler, a FCA. O grupo pode ter fraudado testes feitos em motores 3.0 de quase 105 mil exemplares dos modelos Jeep Grand Cherokee e Dodge Ram 1.500.


O governo norte-americano já anunciou a denúncia e vai investigar o caso. A expectativa é de que, se confirmada a fraude, a FCA tenha de pagar multa de US$ 4 bilhões.

Nesta sexta-feira, o fantasma do “Dieselgate” também invadiu a França, onde o governo aceitou denúncia e vai investigar possível fraude da Renault a testes de emissões.

Ainda no universo do “Dieselgate”, no início desta semana foi preso pelo FBI um executivo da Volkswagen dos EUA, acusado de conspiração para encobrir a fraude da montadora, há cerca de um ano e meio. Oliver Schmidt era chefe de Engenharia e Meio Ambiente da subsidiária norte-americana.


Prevendo o pior para seus executivos, a direção mundial do Grupo Volkswagen recomendou, segundo agências de notícias, que eles não viajem aos Estados Unidos. Ao menos, por enquanto.

Outro caso com desdobramentos neste início de ano é o dos air bags defeituosos da japonesa Takata, que, ao explodirem, podem expelir fragmentos metálicos que causam graves ferimentos aos ocupantes do veículo. O recall para reparar esse problema já atingiu diversos modelos de várias marcas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Nesta sexta-feira, três executivos da Takata foram indiciados pela Justiça do Estado de Michigan, nos EUA. A alegação é de que eles tinham ciência do problema e, ainda assim, continuaram fornecendo os air bags.


Ufa! É muito escândalo para uma semana só. 2017 promete.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.