Primeira Classe

Alonso pode não voltar à Fórmula 1

Com a escassez de informações oficiais plausíveis sobre o acidente do piloto, especulações sobre seu destino não param de surgir

Rafaela Borges

06 de mar, 2015 · 8 minutos de leitura.

Alonso pode não voltar à Fórmula 1
Crédito: Com a escassez de informações oficiais plausíveis sobre o acidente do piloto, especulações sobre seu destino não param de surgir

Alonso deixou a Ferrari no fim do ano passado (Foto: Reuters)

 

Bomba no mundo da Fórmula 1. Os rumores do dia - na verdade, surgiram na quinta-feira à noite na Europa - dão conta de que Fernando Alonso não voltará a competir novamente em um carro de Fórmula 1. O espanhol teria decidido dar fim à sua carreira na categoria.

Publicidade


(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

A principal fonte desta especulação é o jornal britânico "Daily Mirror". O jornalista Flavio Gomes também publicou a notícia em seu blog (leia aqui), citando a imprensa austríaca - sem citar publicação específica, apenas um "jornal de Viena" - como fonte.

A reportagem do "Daily Mirror", também reproduzida pelo Estadão (leia), é pouco esclarecedora:  fontes próximas ao piloto estariam preocupadas com o seu estado de saúde, cogitando a possibilidade de ele encerrar suas atividades na Fórmula 1.


Já no blog de Gomes, a informação é de que a imprensa austríaca teria publicado que Alonso está se retirando na Fórmula 1 por "problemas psicológicos".

Alonso poderia facilmente ter problemas psicológicos. Bicampeão, deixou a Renault para se unir à mais competitiva McLaren. Lá, brigou com Ron Dennis e saiu para não ser convidado a se retirar. E perdeu o título para Kimi Raikkonen, que tinha um carro pior - além de ter ficado atrás de seu companheiro e então estreante, Lewis Hamilton, naquela temporada, a de 2007.

Voltou à Renault no ano seguinte e por lá ficou dois anos. Neste período, ao volante de um carro decadente, teve apenas uma vitória. E roubada. Foi naquela corrida de 2008, em Cingapura, que o chefe do time e empresário de Alonso, Flavio Briatore, ordenou ao segundo piloto Nelsinho Piquet que este provocasse um acidente, a fim de beneficiar Alonso. O resto é história.


Em 2010, chegou à Ferrari para honrar o título de sucessor de Schumacher. Conseguiu três bicampeonatos. Nas três ocasiões, o título ficou com Sebastian Vettel - que, ainda por cima, levou um quarto.

A relação com a Ferrari se desgastou e, no fim do ano passado, Alonso se transferiu para a McLaren. A equipe italiana, que contratou seu arquirrival Vettel, surgiu então na pré-temporada com um carro que, segundo Raikkonen, que guiou o modelo de 2014, é bem melhor.

É ou não é motivo de sobra para causar problemas psicológicos ao que muitos consideram o melhor piloto no grid?


Mas problemas a ponto de fazer com que ele se retire da Fórmula 1? Esta resposta só pode ser dada pelo próprio Alonso.  Porém, a realidade é que, uma vez que as explicações dadas pela McLaren sobre o acidente que o espanhol sofreu na pré-temporada, em Barcelona, foram fracas. Pouco plausíveis.

Segundo a equipe, foram os ventos que causaram o acidente que, segundo a imprensa europeia, teria sido descrito como "muito estranho" por Vettel, que vinha logo atrás.

Pouca gente, ou quase ninguém, acreditou na hipótese do vento. A primeira teoria era de que Alonso teria levado um choque elétrico no carro, perdido a consciência e se acidentado.


A McLaren negou e informou que, apesar de ter passado três noites no hospital, Alonso estaria bem. Por fim, ao anunciar que o espanhol não participará da etapa de abertura do campeonato, no dia 15, na Austrália, a equipe acabou admitindo que ele sofreu uma concussão - algo que, na maioria dos casos, não é grave.

Nos últimos dias, surgiram boatos de que Alonso teria acordado do acidente com a memória recente apagada, pensando ainda ser piloto da Ferrari. Outras publicações publicaram que, de fato, ele "acordou" em 1995, acreditando ainda ser um piloto de kart. E só teria recuperado toda sua memória recente uma semana depois.

Aumentaram os rumores de que, por choque elétrico ou problema de saúde, Alonso teria perdido a consciência antes de sofrer o acidente.


Algo que ganha força nesta sexta. Um jornal italiano disse ter visto as imagens do acidente, recuperadas a partir da câmera on board da Ferrari de Vettel. E que elas sugerem que Alonso, de fato, perdeu a consciência e, por isso, sofreu o acidente.

O fato: Alonso está confirmado para a segunda etapa do campeonato, na Malásia, em 29 de março.

A falta de informação consistente, porém, fará com que os boatos continuem surgindo. Isso é ruim para Alonso e para a McLaren, pois pode gerar conflito com os patrocinadores de ambos. O espanhol, afinal, é a grande estrela do time e sua transferência para a McLaren foi fortemente apoiada pela Honda, a nova fornecedora de motores.


E, para os fãs de Fórmula 1, fica a torcida para que tudo isso não passe de boato e Alonso retorne, firme e forte, para o GP da Malásia. Porque o espanhol pode ser até controverso, mas que é um piloto extraordinário, isso é. A categoria perderia muito sem ele.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.