PUBLICIDADE

Tira-dúvidas sobre o Sisu

O Estadão.edu tem enviado ao MEC as dúvidas dos internautas. Problemas individuais, no entanto, devem ser comunicados ao ministério pelo Fala Brasil, no telefone 0800 616161.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Após sair o resultado da primeira etapa e o candidato passar e fazer a inscrição na instituição, é possível que ele continue se inscrevendo nas demais etapas em outra instituição ou curso? O candidato pode, sim, se inscrever, caso decida mudar a sua opção de inscrição. No entanto, é importante que o aluno saiba que, ao matricular-se na outra instituição, ele perde a sua primeira matrícula.

PUBLICIDADE

Se o aluno passar na 1.ª etapa e fizer a matrícula, ele pode continuar tentando uma nova vaga, em curso e instituição diferente? Sim. No entanto, ele perderá a primeira vaga, mesmo tendo feito a matrícula. O sistema só aceita uma matrícula em uma federal

Se o aluno for aprovado na 1.ª etapa de seleção, mas não puder comparecer à matrícula, ele pode concorrer à mesma vaga na 2.ª? Sim, mas essa possibilidade estará condicionada à existência da vaga. A segunda etapa será feita só com as vagas que sobraram

Minha nota esta acima da nota de corte, mas o sistema diz que minha posiçao é a 900. Todos q as notas estao acima da nota de corte nao vao passar? A nota de corte é a última nota entre os inscritos que estão aptos a ingressar naquela opção, de acordo com o número de vagas ofertadas.

Estou tentando realizar minha inscriçao em um curso, mas não aparece a nota de corte. O que devo fazer? A nota de corte é atualizada ao final de cada dia de inscrição, ou seja, elas estão disponíveis para consulta do candidato a partir do segundo dia de inscrições e se referem às notas dos inscritos no dia anterior.

Publicidade

Esqueci minha senha. Como posso encontrá-la? Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha do Enem 2009, deverá recuperá-la no endereço www.enem.inep.gov.br

Se o aluno não conseguir efetivar a inscrição por falhas do sistema, cabe recurso? O MEC diz que o sistema voltou ao normal e não há motivo para o aluno não conseguir completá-la.

O aluno que não é selecionado pelo Sisu pode pleitear o ProUni? Pode. Mas tem que avaliar se cumpre os requisitos para o ProUni (ter estudado em escola pública ou em escola privada com bolsa integral e ter renda famíliar até 3 salários mínimos).

(Atualizado às 15h26 do dia 5 de fevereiro de 2010)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.