Saiba mais sobre Project Based Learning e Peer Instruction

O Project Based Learning (Aprendizado baseado em Projetos) é uma técnica moderna de ensino, que aposta em vivências práticas. Não há uma data para a criação da metodologia, mas especialistas apontam que há experiências dessa linha desde a década de 1970. A técnica, aplicada desde a educação infantil à universitária, também pode ser chamada de Problem Based Learning (Aprendizado baseado na resolução de problemas).

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Para ajudar professores no uso da metodologia em sala de aula, é desenvolvida a PBL University, uma plataforma gratuita sobre o tema. A previsão é que ela esteja disponível para acesso a partir de abril deste ano. Assista a um vídeo sobre a PBL (em inglês):

//www.youtube.com/embed/LMCZvGesRz8 A Peer Instruction (Instrução pelos Pares) é uma metodologia criada na década de 1990 pelo professor de Física de Harvard Eric Mazur. Pesquisas de Mazur indicam que o nível de retenção de informação pelos estudantes nas aulas sobe de 20%, constatados em aulas expositivas convencionais, para 60% com o aprendizado entre colegas. Os estudos também apontam que as metodologias de ensino ativas demandam adaptações nas salas de aula, para que elas permitam o compartilhamento de experiências e aprendizados entre os alunos Veja a animação sobre a mudança das salas de aula para receber metodologias de ensino ativas (em inglês):
//www.youtube.com/embed/iQWvc6qhTds

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.