"Se essas competências existem dentro do MEC, elas não foram publicadas", diz a consultora da Unesco Maria Inês Bastos. Parte do problema ocorre porque quem dá as aulas de capacitação para professores é a Secretaria de Ensino a Distância, em parceria com universidades. São os acadêmicos das instituições de ensino superior que definem o que cada professor precisa saber - nem sempre as competências são coincidentes e não existe uma regra geral.
"Em muitos dos cursos, o que se quer é que o professor aprenda a manejar ferramentas, como ligar o computador. Isso não é suficiente para usar na educação, para transformar a educação", afirma Maria Inês, que apresentou no evento um estudo sobre aformação de docentes para uso das TICs na América Latina e Caribe.
No futuro, isso pode acarretar dificuldades na avaliação do uso da tecnologia em sala de aula. Sem saber o que é cobrado dos professores, não é possível checar se a aprendizagem vem sendo beneficiada pelo uso das ferramentas. "A metodologia para avaliar será complexa. Seria mais fácil se as habilidades do professor fossem definidas pelo MEC."
Para a professora da UFRGS Rosa Vicari, as competências, com a entrada da tecnologia, estão em fase de transição - tanto as exigidas dos professores como de outros profissionais. "Os currículos de Medicina estão bastante mudados. Hoje, médico tem que entender de robótica, para fazer cirurgias, e antes nada disso era necessário", afirmou. "O que antes era interessante para ajudar o aluno a ir para a universidade ou para conseguir um trabalho, hoje não é mais."
A discrepância entre a formação dos professores - alguns desconhecem noções básicas de computação e outros já estão mais familiarizados- também colabora para complicar uma avaliação homogênea. O programa Enlaces, do governo do Chile, foi apontado por educadores e professores como um exemplo a ser seguido sobre como pode funcionar definir uma lista de habilidades a ser cobrada dos professores.
CAPACITAÇÃOSegundo o secretário da Educação a Distância, Carlos Bielschowsky, 340 mil professores já foram capacitados para usar ferramentas tecnológicas em sala de aula - 40 mil em cursos de 360 horas de duração e a maioria (300 mil) em cursos de informática básica e de TICs na educação, entre outros.
Leia mais:
MEC apresenta ações para estimular o uso das TICs durante conferência