PUBLICIDADE

Neva em Istambul

* Por Talitha Thieme Guenka, de 21 anos, estudante de Relações Públicas. Trabalhou como voluntária em Istambul e Katmandu e estagiou em Bangladesh

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

"Quando decidi fazer intercâmbio tinha duas coisas em mente: ir para um lugar diferente e fazer trabalho voluntário, algo que sempre fiz no Brasil. Escolhi a Turquia por achar a cultura deles interessante. Fiquei três meses em Istambul, entre fevereiro e abril deste ano, e morava com duas turcas.

Trabalhava em uma cooperativa que ajuda mulheres de baixa renda e auxiliava montando caixas decorativas, que eram vendidas posteriormente. No trabalho ninguém falava inglês e eu não falo turco, mas nós sempre encontrávamos uma forma de nos comunicar e, com o tempo, aprendi algumas palavras e conseguia entender uma coisa ou outra.

Algo que me surpreendeu foi o fato de nevar em Istambul. Não imaginava que isso acontecia.

Os turcos são muito receptivos e ficavam entusiasmados quando eu dizia ser brasileira, pois gostam muito de futebol. Terminada minha estada, fui para Katmandu, no Nepal, onde fiquei por um mês. Também fiz trabalho voluntário por lá. Depois ainda fiquei um mês em Bangladesh e fiz um estágio em uma instituição de microcrédito."

Veja também:

Publicidade

Intercambistas contam suas experiênciasProgramas de intercâmbio na ÁsiaLeia mais notícias sobre intercâmbio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.