ir para o conteúdo
 • 

Ponto Edu

19.janeiro.2011 16:35:54

‘Gosto de ler sobre coisas que pouca gente conhece’, diz aluna nota 10 na redação do Enem

Tirar a maior nota possível em uma prova deixa qualquer estudante feliz. E se o exame for o vestibular, então, nem se fala. A ex-aluna do Colégio Integrado Objetivo Nayara Neves Covo, de 17 anos, está “nas nuvens” desde segunda-feira, quando descobriu que sua redação teve a pontuação máxima no Enem 2010.

Apesar das boas notas no Enem, Nayara não está tentando vaga pelo Sisu

No exame nacional, os candidatos tiveram de escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “O trabalho na construção da dignidade humana”, apresentando experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos.

Nayara tirou 1.000 pontos na redação – o que corresponde a uma nota 10. “Se eu consegui, é porque pratiquei muito”, conta a estudante que, apesar das boas notas no Enem, não está tentando uma vaga em universidade federal pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ela quer mesmo é passar na USP, para o curso de Engenharia Química.

Uma vestibulanda da área de exatas com uma boa nota em redação? Sim, é possível, ainda que nem a própria Nayara acredite. “No ano passado eu priorizei as matérias de humanas, porque fui mal no 2º ano. Em redação, tinha aulas duas vezes por semana e escrevia com frequência”, diz.

Além das classes no colégio, a ex-aluna do Objetivo seguiu à risca aquele velho conselho dos professores de língua portuguesa: ler bastante. “Gosto de ler coisas interessantes, assuntos que pouca gente saiba, curiosidades”, afirma Nayara. “E não gosto de ler muito na internet. Mesmo que você não queira, acaba se distraindo. Lendo no papel, você fica mais focada.”

A estudante diz que o tema da redação do Enem foi o que mais gostou entre os vestibulares. “Foi um tema abrangente, que deu para falar sobre cidadania, atitude do ser humano, leis trabalhistas. Escrevi uma redação clássica, só falei sobre o que eu sabia, mas de uma forma organizada. E deu certo.”

comentários (57) | comente

  • A + A -
57 Comentários Comente também
  • 19/01/2011 - 18:41
    Enviado por: Paulo

    Parabéns, Nayara. Gostaria muito que o Estado publicasse sua redação

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2011 - 21:05
    Enviado por: Bianca Gonçalves

    Que invejinha! Queria ter tirado 1000 na redação, mas só tirei 825…
    Ano que vem eu chego lá!
    Gostei do post!
    Abçs, pessoal!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2011 - 21:22
    Enviado por: Laís Lucena

    Boa, Nayara!
    Parabéns!
    E vale a dica: “Escreva o que você SABE de forma organizada”.
    Deus Abençoe!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2011 - 22:03
    Enviado por: Bene

    Parabéns, Nayara. Quando adolescente ganhei vários prêmios. Adorava escrever crônicas (sobre os mais diversos assuntos), poesia, etc. Já adulto fui ser químico e fui abandonando o ato de escrever. Espero que vc não faça o mesmo. Vá em frente e escreva sempre. E boa sorte no que vier a fazer no seu futuro!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2011 - 22:18
    Enviado por: Ómas Thurbey

    “Quem sabe o MEC divulga, como a Fuvest faz há anos, algumas redações nota 10?” [2]

    Ela disse que lê o que as pessoas não costumam ler. As pessoas não costumam ler é nada. Talvez o que ela está habituada a ler não seja tão desconhecido assim (dentro dos que têm a prática frequente de leitura). Fiquei curioso em saber o que ela costuma ler. shauhsua

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2011 - 22:28
    Enviado por: Cassiano

    Do modo que a matéria foi escrita parece que a nota dela foi a maior e não uma das maiores, muita gente tirou 1000, inclusive quem não merecia. Sinceramente esta parecendo propaganda do Colégio Integrado Objetivo, aquele que separa os alunos gênios em uma escola diferenciada só para o nome OBJETIVO aparecer em 1ºlugar: eliminando os alunos que possuem dificuldade é fácil, mesmo assim eles ficaram em segundo e entraram na justiça para mudar as notas. Triste, pois o enem é um instrumento para os pais escolherem uma boa escola para os seus filhos mas estão sendo enganados pois a educação privada virou um show de marcas. Seria uma boa matéria para a Folha mostrar o que estas grandes redes estão fazendo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/01/2011 - 15:45
      Enviado por: Paulo C N Gama

      Sei de pelo menos mais uma pessoa que tirou nota 1000: minha filha Carolina. Pode (e deve mesmo) haver mais pessoas que tenham obtido o grau máximo em redação (parece que as notas nesta disciplina saltam de 25 em 25 ptos); o que não arrefece em nada meu orgulho pela conquista de Carol (e, certamente, o orgulho dos pais de Nayara).
      Parabéns, enfim, a todos que estão “sobrevivendo” a essa fase tao etressante da vida (que vem contando com a “ajuda” de uma boa dose de incompetência na execução dos programas Enem e SiSU, cujas respectivas concepções – de ambos – parecem-me excelentes)…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 20/01/2011 - 22:58
      Enviado por: Mariana Burle

      Engraçado, Cassiano, se fosse qualquer outro colégio em que Nayara estudasse, não haveria um comentário tão infâme quanto o seu, não acha? Até houve várias outras pessoas que tiraram a mesma nota, porém, se você não sabe, também há uma colocação de que é justamente para diferir uma redação de outra (na qual o aluno até pode obter os 1000pts, porém conta a contextualização, a organização, a formação de redação em sí, e acretide você se quiser, NÃO HÁ REDAÇÕES IGUAIS! Ao menos que houve a cópia das mesmas, o que não acho que tenha acontecido no caso de uma menina da indole de Nayara! Então não é por que outros tiram 1000pts que seus textos estão identicos, entendeu?), na qual ela ficou em primeiro, o que é uma colocação que só se consegue com muito esforço, muita dedicação. E em como muitos outros colégios, o Objetivo separou suas turmas, como outros ótimos colégio, com ótimas colocações no ENEM, como por exemplo o colégio Bandeirantes, o que eu também acho que você não sabe. E se a Nayara se encontra nesse colégio à parte do Objetivo, é outro mérito dela, assim mérito de todos os outros alunos que estão nesse novo colégio.
      Então não venha descarregar suas frustrações educacionais nessa aluna exemplar que é a Nayara, e também tente se informar antes de vir criticar os outros. Repense seu comentário, e tente pelo menos parabenizar a Nayara.
      Grata, Mariana.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 21/01/2011 - 23:23
      Enviado por: adriano

      Cara Mariana

      O comentário do Sr. Cassiano tem sentido. Do modo como a reportagem foi escrita, fica a impressão que a Nayara foi a única aluna a tirar a nota máxima. E de quebra, menciona duas vezes ao longo do texto o nome da instituição onde ela estudava (o que leva a suspeitar que seja propaganda). Isso não tira nenhum mérito da aluna, mas tira mérito da reportagem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/01/2011 - 23:22
    Enviado por: rosany

    Parabéns!!!!!!!! Concordo com vc, ler no papel é melhor, na internet tira o foco.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 00:29
    Enviado por: Delene

    Nayara, parabéns. Você é o tipo de exemplo que a meninada deveria seguir: muita leitura.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 10:40
    Enviado por: marcos antônio

    Muito bacana da sua parte NAYARA , continue se esforçando e melhorando sempre suas notas.
    Espero que vc passe no vestibular , e, caso se interesse, seja bem vinda em LORENA\S.P.,
    na USP\QUÍMICA.
    Parabéns.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 11:10
    Enviado por: Luma

    Também fiquei curiosa para ver a redação da Nayara.
    Envia mais ou menos um esboço pra a gente poder ver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 11:30
    Enviado por: Guilherme Reis

    Parabéns Nayara! Sou professor de Matemática, atualmente curso Direito na UFRRJ e no ENEM passado, também conseguir alcançar os 1000 Pts em Redação. Realmente é uma tarefa complicada alcançar essa pontuação mas afirmo, plenamente alcançável se o estudante cultivar o hábito salutar da leitura desde a infância.

    Para mim, foi muito gratificante, aos 30 anos e após 12 anos afastado das aulas de redação consiguir tal nota, mas se não fosse a leitura, jamais teria chegado lá!

    Boa Sorte a todos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 11:44
    Enviado por: Hermes R. Carreira Filho

    Em primeiro, quero parabenizar a Nayara, não pela sua nota 1000, mas por toda sua dedicação aos estudos. Seu depoimento ao jornal vem comprovar que a maneira como o estudante se organiza e se dedica aos estudos, evitando a tentação da distração, faz a diferença para quem pretende chegar à universidade. O conhecimento das coisas que não são de interesse comum à maioria da população, quando em verdade deveria ser o primordial, certamente também fez e fará a diferença sempre na estruturação do pensamento de quem almeja um futuro acadêmico. São as questões políticas, sociais, e por que não dizer, filosóficas, as que de fato interferem em nossa convivência social. Dessas questões é que surgem as reflexões que nos fazem pensar melhor e, por consequência, escrever melhor.
    Infelizmente esse modelo de pensamento não é o que poderiamos chamar de genérico ou comum. Preferimos ser levados a pensar em coisas que não exija muito de nosso raciocínio e não precisemos, de certa forma, interferir. Antes discutir uma partida de futebol; Antes nos concentrarmos em uma boa trama de novela; Antes uma boa dose de curiosidade dispensada aos “Big Brothers” da vida. Enfim… Por fim, o que resta é sentir um pouquinho de inveja daqueles que se esforçam e alcançam o seu objetivo. E para não se dar por vencidos utiliza-se a palavra “nerds” para classificá-los.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 12:51
    Enviado por: silvana

    PARABÉNS, É SEU MÉRITO MAS TAMBÉM DOS PROFESSORES QUE TE AJUDARAM A CHEGAR LÁ, OS BRAVOS ANONIMOS TAO DESVALORIZADOS NA NOSSA SOCIEDADE .. ESSA VITORIA TAMBEM É SUA PROFESSOR…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 14:28
    Enviado por: Eliane

    Parabéns Nayara… Vale ressaltar que ela chegou lá merecidamente pela sua dedicação e esforço. Independentemente da entidade educacional que ela estuda. Mas seria realmente bom o Enem divulgarem os melhores no geral para que seja um incentivo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 15:12
    Enviado por: carla drussila

    parabéns,vcs poderiam publicar a redação…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 15:30
    Enviado por: luizao

    Eu queria ter uma filha assim . Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 15:46
    Enviado por: Héron Máximo

    AH…
    Cadê a REDAÇÃO CAMPEÃ?
    QUEREMOS LER!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 18:36
    Enviado por: sergio

    Meus parabéns Nayara. Com certeza o seu amor pela leitura foi o diferencial. Vc fez por merecer. Seja feliz em sua escolha…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 19:45
    Enviado por: jefferson tridico

    Gostei da dica que Nayara mensionou vou seguir os passos dela para conseguir uma boa redação nas provas….Estas dicas seram inspiração para tirar sempre nota 10 em todas as provas e treinos no assunto de redação,escrita,leitura, e força de vontade de gostar de Português.OBRIGADO NAYARA !!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2011 - 14:23
    Enviado por: Ivone Zawadzki

    Meus parabéns Nayara!
    Realmente a leitura de assuntos diversos e interessantes são a chave para se redigir um bom texto.
    Minha filha também fez a prova do Enem e conseguiu fazer 1.000 pontos na redação. Estou muito feliz por vocês.
    Abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2011 - 18:24
    Enviado por: claudio ferraz

    é isso ai Nayara, quem estuda sempre alcança espero que passe na USP, sem essa de enem e sisu. Parabéns.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2011 - 20:38
    Enviado por: Mônica Martinelli

    Nayara parabéns, fiquei muito feliz por você!!!
    É um orgulho ter você como amiga, beijão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2011 - 20:45
    Enviado por: Patricia Veraldi Mussa

    Nayara, Parabéns querida. Como amiga de sua mãe e professora de Português sei o que sua mãe deve estar sentindo. Muito orgulho. Meu conselho: continue lendo muito. O saber não ocupa espaço, mas enriquece o espírito. Compare a estoria de um livro que vira filme por. ex e perceba a riqueza que a imaginação que só a leitura traz.
    Beijão
    Patricia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2011 - 23:10
    Enviado por: Tiago

    Tirei 925 e não estudei num colégio objetivo, e sim, numa escola pública da periferia do Itaim Paulista.
    Acho que fui bem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2011 - 12:10
    Enviado por: GETÚLIO

    OLÁ, EU TAMBÉM MERECIA SER PROCURADO PARA SER INTERROGADO SOBRE A FAÇANHA QUE CONSEGUIR,PORÉM, NÀO FUI!!!!!! TAMBÉM CONSEGUIR NOTA ÓTIMA. ENQUANTO MUITOS TIRARAM 10,EU,GETÚLIO,”DETONEI”COM 1000. E AÍ… O QUE ACHAM DA MINHA NOTA? NÃO MERECIA SER ENTREVISTADO TAMBÉM E ENGRANDECIDO COMO A NAYARA? PRECONCEITO É “FODA”!!!!!!!!! “TO PUTO”!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2011 - 12:15
    Enviado por: PEDRO VAZ DE CAMINHA.

    PARABÉNS A TODOS QUE CONSEGUIRAM TIRAR 1000.AOS QUE CONSEGUIRAM A DICA É: PASSE A PRATICAR O HÁBITO DE LEITURA E DEIXXE OS “FREVOS”DE LADO. ……..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2011 - 12:19
    Enviado por: LUIZ INÁCIO L. DA SILVA/MARISA

    QUEM GOSTA DE LER MUITO TIRA 1000 FÁCIL,FÁCIL,PORÉM QUEM NÃO TIROU 1000 É PORQUE NÃO GOSTA SEQUER LER 15 LIVROS POR ANO.DESSE JEITO FICA DIFÍCIL….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2011 - 21:21
    Enviado por: jose

    só conseguiu nota dez por que não estuda na rede pública.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/01/2011 - 17:11
    Enviado por: Tia Izabel

    Nayara, merecidamante você merece, e hoje os aplausos são todos prá vc!!!!!!!!!! Parabéns!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2011 - 17:01
    Enviado por: ismael

    eu que tirei 1500 na redação ninguem fala nada que chato so porque ela tirou 1000 ta se vangloriando, se achando o ultimo fandangos do pacote, olhem essa conta mil meu com mil seu = seus sem futuro , se não nascer com sorte ja era , o destino de todos esta escrita e todo paragrafo tem seu ponto final.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2011 - 19:23
    Enviado por: Carlos Victor

    Parabensss amor !!!!!Você merece e esta merecendo passar por tudo isso, você estudou muito, e nada mais recompensador que ter tirado 1000 no enem, e bem vinda ao mundo dos futuros engenheiros mô, estarei aqui sempre para você, principalmente agora que você terá Cálculo…hehehe

    te amo mtuu minha princesa ….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2011 - 21:17
    Enviado por: karoline

    Nayara
    fico muito feliz de saber que minha cunhadinha é nota 1000
    beijoss seja muito felizvc merece beijos beijos beijos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2011 - 22:11
    Enviado por: Francine

    PARABENS AO THIAGO E A TODOS QUE CONSEGUIRAM BOAS NOTAS E QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PUBLICAS. TODOS SABEMOS QUE A REALIDADE E OUTRA. NAO QUERO AQUI DESMERECER O MERITO DA NAYARA, MAS HOMENAGEAR AQUELES QUE FORAM BEM E ESTAO NO ANONIMATO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2011 - 22:20
    Enviado por: Lucas

    O aluno faz a escola,então a pessoa não deve merecer elogios a mais só por ter feito escola pública…parabéns nah,vc merece…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2011 - 10:44
    Enviado por: neto

    Parabéns, Nayara.

    Como citado nos vários comentários, o seu mérito é incontestável, e também dos seus pais, que de várias formas, tem participação em sua conquista.

    E, os seus professores ( todos, inclusive os do jardim da infância ) devem estar felizes por ter tido a oportunidade de participar da sua formação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2011 - 16:07
    Enviado por: caio vitor

    parabéns nayara aparese aqui em casa a sua mãe me contou beijos caio cabeleleiros chau!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2011 - 17:34
    Enviado por: Luiz Otávio

    Eu também tirei 1000 na redação do enem 2010. Nela citei até Karl Marx e Friedrich Engels.
    Só gostaria de saber quantas pessoas mais ou menos conseguiram.
    Portanto saiba que não foi a única.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2011 - 14:07
    Enviado por: Flávia Yumi

    nayaara, foi com certeza com mt mérito que vc conseguiu isso! vc foi dedicada e esforçada. parabéns!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 21:48
    Enviado por: BrunaRodrigues

    estudava no Liceu de Acopiara , tenhoo 16 anoos também tirei nota 1000 na redação do ENEM . é pra se sentiir nas nuvens mesmoo muito feliz com tudo isso .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/02/2011 - 23:18
    Enviado por: ricardo

    Parabéns Nayara, também consegui tirar nota 1.000 na redação, gostaria de saber se vc ou alguém possa informar-me como faço para rever minha redação. Obrigado!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2011 - 22:45
    Enviado por: Mayara

    Puts, a mãe de uma amiga minha me confundu com ela …. Só que eu tirei 975 na redação.
    Parabéns Nayara!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/05/2011 - 17:39
    Enviado por: Lucas

    Parabéns Nayara , gostaria muito que vc publicasse sua Redação no facebook
    obrigado
    Lucas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2011 - 16:01
    Enviado por: Ana Carolina

    Parabéns Nayara,pois o merito é todo seu,
    porque só colhemos o que plantamos,
    sendo assim, você estudou, leu muito e teve um bom resultado.
    Desejo a você mais sucesso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/12/2011 - 11:41
    Enviado por: Gustavo

    Eu também tirei 1000 na redação e tenho o rascunho. Digitarei para publicá-lo, mas ainda não sei como

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/12/2011 - 21:29
    Enviado por: Nina

    Só eu não pratiquei nada e fiquei com 940? =P
    Prática não é tudo, gente. Pensar, calma, ler é muito mais que o resto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/12/2011 - 21:32
    Enviado por: Nina

    P.S.: O mais legal é que se eu não ficasse tanto na internet (assim como meu amigo que fechou a redação, não praticou, e teve pontos para passar em medicina em grandes universidades) não teria conseguido fazer metade do que fiz.
    O povo gosta de julgar internet, mas ela é uma das fontes mais interessantes para se achar vários lados de um assunto de forma sempre atualizado.
    he’

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo