ir para o conteúdo
 • 

Ponto Edu

14.janeiro.2011 12:54:57

Estudantes relatam problema com resultado de redação

Felipe Mortara

Renata Galvão, de 18 anos, que precisa do Enem para tentar uma vaga em Ciências Econômicas na Universidade Federal do ABC ou UFSCar, afirma ter problemas com suas notas de redação. Ela conta que ao acessar o sistema, visualiza notas normais referentes ao primeiro dia, mas o 2º dia indica apenas traços na presença, nas notas, inclusive redação a palavra ‘anulada’.

“Tenho certeza que preenchi tudo certinho. Há problemas generalizados relatados na comunidade do Enem no Orkut”, conta ela. Ela se mostra preocupada com as consequência do possível erro do Inep. “Se não arrumarem até domingo, quer dizer que não vão consertar e que eu vou perder um ano por incompetência deles”, reclama, referindo-se ao prazo de inscrição pelo Sisu.  Ela conta ainda que ao tentar ligar para o Inep uma gravação afirma que todos os atendentes estão ocupados.

Já Isabella Pereira de Souza, de 24 anos, que busca vaga em Administração e Direito na Universidade Rural de Três Rios, conta que em seu login do site do Inep só a redação aparece como anulada, porém todas as outras notas aparecem corretas. “Fiz uma prova toda certa, escrevi a redação com tema direitinho, mas ela foi anulada e fiquei sem entender. Minha tia é professora, dei pra ela ler o rascunho e ela disse que estava boa”, explicou.

enem_600.jpg

Segundo o site do Enem, qualquer tipo de sinal grafado fora do espaço destinado à redação pode ser interpretado como tentativa de fraude, podendo desclassificar o candidato.

Para pedir revisão da nota, o Inep atende pelo seu site e pelo 0800 61 61 61.

comentários (121) | comente

  • A + A -
121 Comentários Comente também
  • 14/01/2011 - 13:55
    Enviado por: João Pedro

    A anulação da prova de redação não é apenas por preenchimento incorreto. Se a pessoa não seguiu à risca todas as instruções de feitura da redação, como dar um título, propor soluções ao problema apresentado, …, pode ter a prova anulada ou ser retirada nota.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/01/2011 - 15:48
      Enviado por: lorenza

      Meu querido, vc esta equivocado. O titulo nao é obrigatório na prova do enem. Eu fiz uma redação sem titulo e tireo 700 pts.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 14/01/2011 - 16:33
      Enviado por: Flávia N.

      Só pra constar, a redação do ENEM não exige título. Quem der, e for um dos bons, pode ganhar pontos extras. Mas se não der, não está descumprindo nenhuma regra e não justifica perda de pontos ou anulação.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 15/01/2011 - 00:33
      Enviado por: Maria

      João,
      A redação do ENEM, só deverá ser anulada se: fugir do tema, tiver menos de 7 linhas( verdadeiramente escrita) não respeitar os direitos humanos ou se copiar partes dos textos de apoio.Coisa que acontece muito. Já participei desse processo e digo sinceramente é triste perceber que alguns tentam enganar a si e aos outros.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/01/2011 - 05:15
      Enviado por: silvia calçada

      A Educafro moveu ação para que os estudantes tenham direito a mais prazo. Esse negócio de falar que dois mil alunos prejudicados é uma quastão “pontual”, vai muito além do aceitável pelo bom senso

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 14:10
    Enviado por: nícolas

    e não é apenas a redação, muitos não conseguiram acessar as notas, o site está dizendo q é invalido a senha e ha erro na pagina onde vc recupera a senha!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/01/2011 - 15:08
      Enviado por: Amanda

      o mesmo está acontecendo comigo, Nicolas. não consigo acessar o site, dá senha inválida e não me mandam o email com a confirmação de senha…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 14:13
    Enviado por: Carolina S

    O meu está idêntico ao da Renata Galvão. O primeiro dia entá certo, mas nas provas do segundo dia aparecem traços tanto na presença quanto na nota, e a redação parece ter sido anulada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/01/2011 - 15:23
      Enviado por: Vanessa

      Comigo também aconteceu a mesma coisa. Eles dizem que a gente não assinalou a cor da prova ou que nos identificamos na redação, MAS NÃO FOI ESSE O CASO. Agora não passei na ufpr e tenho certeza que tem dedo do ENEM nisso.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/01/2011 - 19:17
      Enviado por: Bruno

      O meu problema é o mesmo. As notas do 2 dia não aparecem. No lugar das notas aparecem traços e a redação anulada.
      Gostaria que o Haddad falasse a verdade. O erro é do ENEM e não dos estudantes.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/01/2011 - 17:39
      Enviado por: thially

      Eles tão tratando agente como um ninguem,isso e um falta de respeito,com agente q passou o ano todo se preparandu e vamos fazer essa bendita prova!

      a minha redação soi anulada,e eles naum explicam nada!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 14:57
    Enviado por: Glauber Martins Moutinho

    ENEM mais uma vez demonstra o quão desorganizado é. Hoje ao conferir os resultados de minha prova fui surpreendido ao observar que minha nota de redação havia sido anulada. Porém tenho absoluta certeza de não ter cometido nenhum erro em relação a escrita ou as normas estabelecidas pelo exame. De modo que me senti lesado. Ao procurar um modo de recorrer e poder obter a revisão de minha prova não achei nenhuma informação valida no site do ENEM, apenas um telefone, no qual as chamadas não são atendidas. Fico perplexo, Afinal vivemos em um estado democrático, onde supostamente um exame oferecido pelo governo deveria ser transparente, e oferecer um modo dos cidadãos que se sentiram lesados um modo de poderem, ter o conhecimento do porque de ter recebido tal avaliação e recorrer caso se sentissem lesados.Minha situação é exatamente igual a da amigo da reportagem, estou me sentindo extremamente ijustiçado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/01/2011 - 09:42
      Enviado por: Maria Laus

      Estranho bastante pois diversas pessoas de minha família prestaram o exame do ENEM em diversas cidades e estados e ninguém teve problemas. Aliás, todos ficaram com notas entre 700 e 900 na redação. Antes que alguém pense em privilégios, esclareço que não pertecem a qualquer partido, não exercem cargos públicos e nenhum pertence às classes sociais A e B, ah! nenhum deles fez cursinho.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 15:03
    Enviado por: CR

    O meu também está igual ao da Renata! E aí, vamos aceitar mais essa???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 15:31
    Enviado por: Victor Luiz Farignoli

    Fiz a redação como foi solicitado pelo enunciado ,não estou entendendo porque
    ela foi anulada.Fiz o ENEM para concorrer a uma vaga no SISU , para a UTF-PR Curso de Engenharia Mecânica,em Curitiba. Nas questões de multipla escolha me sai muito bem .Estou precupado se não arrumarem minha nota na redação perco a oportunidade de me inscrever.É impossivel falar com o INEP, pelo telefone divulgado. Não posso ser penalizado….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 16:26
    Enviado por: Giulliano

    eu tambem tive problemas com a minha redação porem a minha nao veio como anulada e sim como se estivesse em branco. nao sei o que faço pois tento ligar no inep e nao cosigo falar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 16:28
    Enviado por: Ricardo

    No caso da Isabela, ela pode ter cometido algum erro que anulou a redação.Algo bastante provavel, haja visto o desempenho nas provas objetivas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/01/2011 - 17:59
      Enviado por: Isabella Souza

      Não Ricardo, eu não cometi erro.
      Ate porque em todas edições do enem q eu fiz minha redação sempre foi nota superior a 80.
      Por isso esse ano fiquei sem entender. Pois tenho certeza absoluta que não errei e nem fugi do tema,porque foi conferida por uma professora de universidade.
      E outra, a prova objetiva não tem nada a ver com a redação. Tem pessoas que tem mais facilidades em escrever. Não quer dizer que eu mandei mal na prova objetiva que eu necessariamente tenha mandando mal na redação, infelizmente vc se equivocou com esse comentário.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 16:31
    Enviado por: wagner cirillo

    Gente, lembrem-se que havia muita restrição para fazer a redação, qualquer marquinha, rasura, assinatura, desenho, sinal etc…, anularia a prova de redação, estava escrito na cabeçario. No mínimo, foram muito rigorosos…abraço e boa sorte a todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:13
    Enviado por: Felipe

    A verificação das notas de 2009 está no menu do lado esquerdo do monitor. A verificação das notas de 2010 está em destaque no centro da página inicial do ENEM. Talvez vocês não estejam conseguindo acessar o boletim individual porque estão entrandop no de 2009. Atenção!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:15
    Enviado por: Stefano

    No meu boletim de notas não estão constando as minhas notas do segundo dia, nem a minha presença. É como se eu tivesse simplesmente faltado.
    O problema não é só comigo e muita gente na comunidade “ENEM | ProUni | Sisu |Oficial®” no Orkut está reclamando da mesma coisa.
    Por favor, precisamos que isso seja divulgado. Precisamos da nossa nota.
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:16
    Enviado por: Isabelle

    Estou com um problema em minhas notas, no meu resultado individual nao consta as notas do segundo dia de avaliação, simplismente estou com minha redação anulada e as notas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias contem apenas dois traços, compareci as provas,assinei corretamente e esta ocorrendo um erro em meus resultado assim como no de muitas pessoas, o grande problema e que simplismente o telofone para contato pra tentar resolver não conseguimos entrar em contato com ninguem, ja mandei emails e a mais de 3 horas tento pelo telofone de contato do inep! é um absurdo que isso ta acontecendo, descaso com nos estudantes pois estamos cientes que o erro e do INEP! e com essa demora em resolver nossos casos vamos acabar perdendo nossas vagas e teremos um ano de estudo jogado no lixo por um erro que nao é nosso!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:28
    Enviado por: Alan Carlos

    O MAIOR PROBLEMA SÃO AS NOTAS DE REDAÇÃO E SIM AS DE MATEMATICA … E PORT .. QUE NAO APARECEM. ISSO NAO ESTA ACONTECENDO SÓ COMIGO, MAS COM MUITAS OUTRAS PESSOAS. NÓS ESTAMOS DESESPERADOS. POR FAVOR NOS AJUDEM!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:32
    Enviado por: Elaine

    e com tantos erros absurdos ainda tem gente “boa” querendo justificar esses erros..
    o jeito é ficar mais alguns dis na esperança…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:34
    Enviado por: Marcos Matias

    Nem rigorosos nem cuidadosos, mas, IRRESPONSÁVEIS! Fiz uma redação muito bem feita, participei dos dois dias das provas e tenho a cópia da lista de presença onde fiz, cópia da ata da coordenação da Instituição. Agora, Linguagens e Matemática simplesmente tem um traço na nota e na minha presença(Eu tenho a prova de que participei!). A redação tem um 0 bem grande. Na redação fiz dentro do tema proposto algumas críticas ao “sistema do governo petista”, “apontando” soluções. Me deram zero! Depois de 11 tentativas por telefone, consegui falar com uma educada atendente de nome Camila(Hoje 14/01/2011). Disse que estava gravando a ligação(E ESTAVA MESMO). Repassei-lhe todos os problemas acontecidos comigo e ao final, ela depois de me dar um numero de protocolo(Antes disse ser impossivel porque o sistema dela estava fora do ar…), após saber que eu estava gravando tudo, deixou claro que eu receberia as justificativas por e-mail e a Coordenação pela correção das provas iria me contactar. De posse de tudo, vou, se continuar as minhas faltas injustificaveis e a anulação da redação…Entrar com uma ação no MP e acionar o MEC/INEP na justiça para repor os danos condicionados a minha pessoa que creio, não estar sozinho nesta safadeza desse governo! Esse senhor Haddad já deveria estar preso! É um irresponsável. incompetente e o ENEM É UMA FRAUDE!!! Milhares de pessoas como eu deram dois dias de suas vidas para fazer as provas na tentativa de usar as notas para entrar numa federal e fugir das “mensalidades” das particulares como eu que deixei de pagar R$ 600,00 por um curso de direito, por absoluta falta de recursos e aí vem o MEC e faz uma MER…CA COM TANTA GENTE AO MESMO TEMPO! ATENÇÃO OAB, MPF…CADEIA PARA O SENHOR HADDAD!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/01/2011 - 14:55
      Enviado por: Magda

      Oi Marcos

      Tu tem toda a razão.A nota da minha filha da redaçào foi anulada. Ela faz ótimas redaçòes e disse que seguiu todas as regras. Nós estamos num buraco, sem ter o que fazer. O telefone (0800616161) está sempre com a mesma mensagem, manda ligar mais tarde. Começamos a tentar ligar na sexta. Realmente este Enem é uma piada, é uma vergonha nacional. Temos que lutar. Ver as provas, pois nào confio nada neles, só querem colocar os erros nos alunos e são muitos alunos. Eles é que devem estar errados e com vergonha de admitir mais um erro.O que fazer agora ? Perder mais 1 ano ou talvez mais, pois se não conseguirmos ter acesso as provas, isto poderá acontecer novamente. Ë uma vergonha a impunidade no Brasil.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 17:42
    Enviado por: Victor Faria

    Eu não concordo com o resultado da minha redação. Ano passado, fiz uma redação bem inferior e tirei 750. Este ano, obtive 625 pontos em uma redação que os professores que conheço deram 750 – 800 pontos. Já mandei uma mensagem para o INEP, mas o mesmo não retorna. Agora, tentarei ligar, mas acho difícil conseguir alguma coisa. Em todos os vestibulares, o estudante tem o direito de ter sua redação corrigida novamente. E no ENEM, não tem?
    Nós estudantes precisamos da ajuda da imprensa para mudar este jogo! O INEP não pode fazer o que bem entende em um exame como esse!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/01/2011 - 16:19
      Enviado por: Monique Freitas

      Minha nota de redação também veio 625 e isso foi uma grande surpresa. Primeiro porque não fiz uma redação ruim, e segundo porque outras pessoas também tiveram essa mesma nota. Parece que simplesmente lançaram as notas sem que antes nenhuma correção fosse feita. O Enem é um absurdo, e mais ainda a adesão que as universidades federais, mesmo ‘forçadamente’, estão fazendo. O Enem só piora a estrutura educacional do país, é uma vergonha nacional. Só tendo muita cara de pau, como o representante do INEP, para ir na tv afirmar que esse exame falido desde sua concepção é um sucesso…Acredito que eles reinventaram uma palavra para justificar o FRACASSO NACIONAL.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 15/01/2011 - 16:22
      Enviado por: Céres Bandeira

      Esse também é o meu caso! Minha nota na redação foi 625, injustamente. Minha professora de redação, formada na Unicamp, avaliou com nota 900, e no ano anterior fiz 900 pontos. Esse 625 tá virando padrão!! A gente tem q se mobilizar, acionar o ministério público e não deixar isso barato de jeito nenhum! Temos o direito de ter nossas provas devidamente avaliadas!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 17:47
    Enviado por: Carine

    No meu caso não foi cancelada, mas não me conformo com a nota. No ano passado minha redação nem foi elaborada e não teve conteúdo o suficiente e tirei uma boa nota. Esse ano elaborei e teve muito conteúdo, gostaria de um justificativa para minha nota na redação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:50
    Enviado por: Fernanda

    Eu estou achando muito estranha essa nota da redação… na edição anterior do ENEM eu acertei 925 pontos e esse ano apenas 650.
    Eu também procurei algum tópico pra rever a redação, mas não encontrei nada.
    Há muitos comentários nos sites de gente que teve notas ruins na redação. Tá estranho isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:57
    Enviado por: KEA FERREIRA

    Eu também não consigo acessar a minha nota!
    Está dando senha invalída !
    affz porque o enem tem dessas !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 17:58
    Enviado por: Paulo

    Esse problema está acontecendo com mta gente, e pro dois lados pessoas dizendo
    q foram mto mal na redação e outros dizendo q pediram ajudas de professores, sendo q suas redações estavam boas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 18:02
    Enviado por: Rafael

    Não estudem!!!! esse é o segredo para ir bem no ENEM, assistam bastante BBB e outras porcarias. Ano retrasado fiz a prova sem compromisso e consegui 850, estudei esse último ano INTEIRO e fiquei com 550 pontos na redação. Faço um apelo: Não estudem!. Corretores que ganham 200 “real” podem corrigir a sua redação e definir sua vida com correção de M…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 18:07
    Enviado por: Ângelo

    Toda essa discussão já está bastante debatida na comunidade do orkut:
    Recurso Redação Enem 2010
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110393018
    Muitos relatos dos erros que teriam ocorrido nas redações

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/01/2011 - 00:29
      Enviado por: Maria

      Ângelo,
      Tem aluno que não sabe nem alimite m´nimo e máximo de linhas.E ainda questionam a nota da redação?????
      No mínimo nem leu os critérios.Imagina se souberam fazer alguma coisa.
      Menos… bem menos.Muitos vão se aproveitar dos últimos acontecimectos e vão tentar se esquivarem das suas responsabilidade ou que sabem da que não teve.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 18:08
    Enviado por: Ângelo

    Muitos relatos dos erros que teriam ocorrido nas *correções* das redações

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/01/2011 - 00:18
      Enviado por: Maria

      As redaçoes são corrigidas por duas pessoas que não se conhecem e quando há discrepancia na nota, entra uma terceira pessoa que resolve o impasse.Não coloque sobre suspeição acorreção das redações. Aluno tem disso, quando erra a culpa é sempre do outro.Assumam as que vcs têm de redigir e passem a ler um pouco mais.Já participei desse processo e sei do que estou falando.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 18:10
    Enviado por: Eric Spósito

    Tirei 375 na redação e acho ela extremamente baixa já que esperava por algo em torno de 700. Além da nota da redação, minha nota de Linguagens, que supostamente seria a mais alta já que pontuei mais na mesma, foi a mais baixa – 620 -, isso sem contar a nota da redação. Obs: acertei 36 de 45 da prova de Linguagens e 35 de 45 de Natureza (nesta tirei 707… vai entender) e sim, eu sei que eles tem um critério de dificuldade pra cada questão, mas será que eu realmente só acertei questões fáceis? Isso porque fui pra segunda fase da FUVEST com folga. Espero que todos consigam uma revisão de suas notas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 18:12
    Enviado por: kamilla

    Otitulo realmente nao interfere em nada, eu nao colokei titulo e tirei 850 pts na redação, pode ser q eles anulem pq nao atingiu o numero de linhas minimo ou a letra nao estava legivel.. sei lah…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 18:48
    Enviado por: érica

    notas de 600 a 700 são consideradas boas nas provas objetivas? acho que nao fui muito bem, ano passado fiz a prova sem estudar nada e consegui mais pontos na redação, esse ano fiquei com 700 e nao estou satisfeita! pessoas que conheço sem o menor preparo tiraram muito mais que isso. O segredo é nao estudar mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 19:11
    Enviado por: Thales

    A nota da redação não pode ser anulada por falta de título, a anulação da redação pode ser justificada pelo fato de o concorrente ter fugido do tema ou marcado a prova de alguma forma. Algo que me estranhou um pouco foi o resultado em linguagens pois acertei 38 das 45 e tirei apenas 670, talvez o TRI não seja tão correto assim!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 19:15
    Enviado por: alexandre carvalho

    oriento a todos que tem certeza de terem sidos injustiçados e prejudicados a acionarem a JUSTIÇA COMUM, tendo em vista que a cada ano o ENEM nos passa uma imagem de mais desorganização. Boa sorte a todos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 19:19
    Enviado por: sama

    Êsse exame é de extrema importância para que querem adquirir uma profissão e para isso se preparam estudando perdendo horas de laser,horas de convívio familiar,haras de repouso até.Porisso todos êsses problemas que habitualmente ocorrem nas provas do ENEM deveriam ser solucionados de uma forma mais humana , de uma forma mais respeitosa para com todos aqueles que colocaram suas esperanças nesse método de ingresso no ensino superior.Senhor Ministro espero que o senhor coloque em prática o Respeito a pessoa neste momento tão importante na vida daqueles que procuram uma forma de melhorarem seus conhecimentos suas vidas e porque não dizer o país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 19:29
    Enviado por: Daniel Ferreira

    Estou com prolemas com a prova do primeiro dia (AMARELA) que não optei por fazer outra no dia 15 de dezembro por ter conseguido uma quantidade boa de acertos e com a REDAÇÃO QUE CONSTA ANULADA!
    Acabei de falar com o Sr Wesley no 0800 após tentar o dia todo um contato e o mesmo me passou um número de protocolo para ser acompanhado, ou seja, não resolveu nada por enquanto.
    Prestei o ENEM com o intuíto de conseguir uma bolsa pelo PROUNI e espero não ser prejudicado com toda essa situação.

    Esse ENEM 2010 tá dando dor de cabeça desde o primeiro dia.
    Podemos fazer um abaixo assinado para buscarmos nossos direitos, o que acham?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 21:54
    Enviado por: KELLY

    A MINHA NOTA DA REDAÇÃO TAMBÉM NÃO APARECEU…OQ VAMOS FAZER…uma solução urgente!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 00:12
    Enviado por: Maria

    Infelizmente tem aluno que tenta ludibriar a prova de redação e copiam partes dos textos de apoio e por isso são anuladas,ou ainda agem com derrespeito aos direitos humanos. E isso essas babaquices fazem com que aredação seja anulada. Como tem aluno que para atingir o mínimo das linhas exigidas, escrevem letras enormes para ocupar com duas ou tres palavras o espaço de uma linha.E sei do que estou falando.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 05:59
    Enviado por: JEFERSON FIDELIS

    COM ESSAS NOTAS AI É BEM POSSÍVEL QUE VOCÊ TENHA ZERADO NA REDAÇÃO ISABELLA. NÃO SE PREOCUPE, ESSA NOTA NEM VAI FAZER FALTA, POIS É IMPOSSÍVEL PASSAR EM ALGUMA COISA COM ESSE LIXO DE DESEMPENHO! VOCÊ DEVERIA ENVERGONHAR-SE DE EXPOR SEUS RESULTADOS!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 13:08
    Enviado por: Lucas

    Gente, eu fiz o enem com o objetivo de conclusão do ensino Médio!
    Como todos sabem o minimo de nota a ser atingida éra de 400 pontos
    e 500 em redaçao. Eu tirei 600+ em todas e em redação tirei “475″,
    sendo que ano passado eu tirei 650+, mostrei minha redação para alguns
    professores, e todos disseram que era pra mim ter tirado uns 600pontos com ela.
    Estou me sentido super prejudicado, por causa de 25pontos não receberei meu certificado. Então eu pésso, se alguém souber como recorrer essa nota, ou
    que a redação sejá corrigina novamente, Porfavor, alguém me avise!!!

    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 13:39
    Enviado por: Paulo Ribeiro

    Também tive a minha redação anulada (de acordo com os nossos direitos de estudante, bem como cidadãos) temos o direito de saber a nota efetiva da prova que prestamos, sendo ela zero ou não. O resultado “anulado” não é nota, e as pessoas responsáveis pela correção das redações sabem disso. Ter uma redação anulada só ocorre se algo muito grave foi feito, e como pode tantas pessoas terem cometido tais infrações? Isso pode comprovar que foi erro deles, acho eu que do sistema. Pena que o MEC e demais responsáveis não tratam os estudantes com respeito, sempre se esquivam de seus erros, transformando um exame em algo traumático. Simples e respeitoso seria responder os nossos questionamentos. Acho que o ENEM não tem estrutura para ser a nível nacional e sim apenas regional. Nós não podemos ser tratados como ratinhos de laboratórios (cobaias) se eles não levam nossas vidas a sério, nós as levamos.
    Para finalizar…apesar de ter ido(feliz e contente) fazer a minha prova do segundo dia, o ENEM AFIRMA QUE EU NÃO ESTIVE PRESENTE!!!!!!!!!!!!

    Bem, quero minhas notas corretas!!! E se isso não ocorrer, o próprio ENEM estará colocando em dúvida o resultado e ingresso dos outros participantes, quem é que vai garantir que eles realmente passaram????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 13:47
    Enviado por: Bruno

    Muitos candidatos FORAM prejudicados e o INEP não se dispõe a ajudar.No meu caso AS NOTAS DO 2º DIA NÃO APARECEM E A REDAÇÃO FOI ANULADA! Eu compareci aos dois dias de prova e recordo-me de ter atentado a todos os requisitos necessários. Inúmeros outros estudantes também tiveram o mesmo problema.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 13:49
    Enviado por: Ilda Barros

    Fui prejudicada na redaçao, nao aceito essa palhaçada do enem. A OAB deveria era anular esta m……………. Jã que ficou provado que houve vazamento da mesma

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 14:07
    Enviado por: ivana gabriela

    Oi gente,

    por favor, vamos todos denunciar ao ministerio publico federal o mec, vamos pedir para ser refeito, revisto, para que seja divulgado o material que seja mesmo corrigida a prova de verdade, que mostrem a redação, se eles perderam o material????
    Eu sei que em cada sala um aplicador dava uma instrução diferente. Eu segui o que estava escrito na folha de instrucoes.

    Vamos falar, vamos denunciar, só assim vamos conseguir conseguir as nossas vagas, estou assim, na mesma situacao que vcs. Se alguem tiver adv. na familia, algum amigo, conhecido…habeas data para mostrar a redacao, mandado de seguraca para a correcao da redacao.

    E torcer para tudo dar certo, escreva para os jornais, para as mídias, para tudo que conseguirem…reclamem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 14:50
    Enviado por: marcello henrique

    VCS ALUNOS DE TODO O PAÍS QUE FIZERAM O ENEM E FORAM PREJUDICADOS DE ALGUMA FORMA,PRINCIPALMENTE OS CASOS ABSURDOS DE ANULAÇÃO DA PROVA OU REDAÇÃO,OU REDAÇÃO NÃO EXISTENTE,OU NÃO COMPARECIMENTO ÁS PROVAS,DEVERIAM FORMAR UMA CORRENTE MAIS FORTE E REINVINDICAR SEUS DIREITOS JUNTO AO INEP,QUE POR SINAL,PROPOSITALMENTE NÃO TEM ATENDIDO AOS TELEFONEMAS DOS CANDIDATOS.A MAIORIA DE VCS TEM RAZÃO EM ESTAR RECLAMANDO DE FATOS BIZARROS MAIS UMA VEZ PROTAGONIZADOS PELA DESORGANIZAÇÃO DO SISTEMA,GERANDO DESMOTIVAÇÃO POR PARTE DOS JOVENS EM SEGUIR CARREIRA UNIVERSITÁRIA…MAS É EXPLICÁVEL… NUM PAÍS DE DIRIGENTES SEMI-ANALFABETOS,A ÚNICA FORMA DE SOBREVIVÊNCIA DELES É PERPETUAR A IGNORÂNCIA DO POVO.É MAIS UMA VEZ LAMENTÁVEL.SINTO QUERIDOS JOVENS,QUE A MINHA GERAÇÃO NÃO TENHA TIDO FORÇAS PARA MUDAR ESTE PANORAMA…ACREDITO MUITO EM VCS.CONFIEM EM DEUS E NA JUSTIÇA,E MELHOREM A EDUCAÇÃO E O DESTINO DO BRASIL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 15:27
    Enviado por: oseias

    Ontem ao entrar no site da UFMG, pra ver o resultado do vestibular não acreditei que meu nome não estava na lista de aprovados para a segunda etapa do curso de eng mêcanica, pois, ainda não tinha conseguido ver minha nota no site do inep, hoje sim conseguir entrar e tive uma grande decepição a minha redação foi anulada e minha prova do segundo dia não marca presença apenas doi traços. Por ter acertado um grande numero de questões eu já venho fazendo cursinho para segunda etapa desde o início de dezembro. É uma falta de respeito o que o INEP ENAD GOVERNO FEDERAL estão fazendo com os estudantes deste país, não podemos ser prejudicos e ter um ano de nossas vidas jogado na lata do lixo.
    Se alguém souber de alguma novidade e quiser entrar em contato comigo
    oseias.jo@hotmail

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 16:05
    Enviado por: ivana gabriela

    Gente, eu acabei de fazer uma denuncia ao ministerio publico federal, pois a minha redacao foi anulada tb e questiono o que causou essa anulacao (gostaria de saber qual foi o critério de avaliacao, se perderam a redacao, etc.), incentivo a todos a denunciarem tb, aos ministerios publcos federais de seus estados. Quem quiser o texto denuncia que fiz como modelo, pode mandar e-mail: ivana.gac@gmx.net ou gnawer@gmx.de

    vamos garantir o direito de todos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 17:57
    Enviado por: Giulliano

    tento reportar ao INEP o problema com a minha redação que foi considerada em branco( o problema é que eu a fiz), mas como era de se esperar nao me atenderam. os e-mails que mandei tambem nao deram resposta, nao sei o que fazer pois amanha começam as inscriçoes para o SISU e nao serei prejudicado por um erro que eles cometeram.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 19:25
    Enviado por: Tamiris

    É o seguinte, todos os problemas com o resultados da redação do Enem seja por anulação indevida ou por nota incoerente com o desempenho do candidato precisam ser sanadas o quanto antes! Afinal estamos ao pé das inscrições do Sisu, e as entidades responsaveis por tamanha incompetência devem escutar e rever as notas pois se mais de uma pessoa tem a mesma reclamação é por que algo está errado sim!
    O meu caso foi a nota absurda que me deram na redação. Na edição passada do Enem (2009) eu fiquei com 780, as médias das redações feitas para o cursinho que fiz o ano passado inteiro foram de 8, a 9…Mas o Enem me deu 575 esse ano.
    Eu tenho plena convicção que merecia mais pelo meu desempenho na escrita!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2011 - 21:21
    Enviado por: Carol

    Ola pessoal será que alguém sabe como calcular a nota do enem?
    Desde já muito obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 12:26
    Enviado por: marcello henrique

    CANDIDATOS AO SISU,AGORA É O SITE DO MEC/SISU QUE NÃO ABRE.É MUITO FÁCIL O MEC JOGAR A RESPONSABILIDADE DE SUA PRÓPRIA INCOMPETÊNCIA EM CIMA DOS ALUNOS.A VERDADE É QUE A EDUCAÇÃO NO BRASIL É UMA PALHAÇADA…POR ISSO A FRASE FAMOSA…BRASÍLIA SE CERCAR VIRA HOSPÍCIO E SE COBRIR,UM CIRCO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 12:48
    Enviado por: Fagner

    Olá, também fiquei muito chateado com a minha nota do enem, primeiro foi o fato de ter acertado 26 questões em português e ter ficado com 540 e ter tirado 660 em matemática sendo que acertei 24 questões, sei que eles tem seus critérios p/ avaliação, apesar de não entender o pior mesmo foi minha nota na redação no meu conceito minha redação estava muito boa esperava tira 700 ou 800 no mínimo, mais não isso que aconteceu, tirei 550 e isso abaixou muito minha nota final, meu primo que fez um redação muito ruim, isso todos que leram concordarão ficou com 600, minha colega que disse que sua redação tinha sido péssima tirou 800, já no ponto de vista de todos que chegaram ler minha redação não acreditaram na minha nota,tanto meu primo como minha colega ficaram com sua notas muito abaixo da minha no geral, e o pior que temos que aceitar os seus critérios de avaliação. Fazer o quer… Esse é o Brasil, claro que oferece muitas oportunidades, mais desse jeito fica difícil de consegui agarrá-las. Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 12:53
    Enviado por: Josenilson Aragao Cerqueira

    O meu caso foi o mesmo o da Renata Galvão, as minhas notas normais referentes ao primeiro dia, mas o 2º dia indica apenas traços na presença, nas notas, inclusive redação a palavra ‘anulada’.por esse motivo entrei em contato com a ouvidoria do MEC para conhecimento e providencias, com copia para o MPF (Ministerio Publico Federal) nao ha cabimento de tantos erros grotescos do responsavel pela aplicaçao,ainda mais se considerarmos a vulto da Instituiçao, que recebeu do Erario publico,valores altissimos, para fazer do ENEM ,desculpe á expressao Cagada!!!!!
    Cidadao, que esperou o ano todo para tentar uma vaga,por meio do ENEM e que pode ficar sem lenço e sem documento !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 13:48
    Enviado por: sabrina mazza

    Fiquei descepcionada com o ENEM porque preciso dos resultados deles para conseguir uma bolsa uma puta de sacanagem todos os campos na prova forão preenchidos e minha REDAÇÃO foi anulada por falta de competÊncia deles preciso da bolsa desejo fazer faculdade de logistica ou administração….. Ou eles verigão isto ou irei procurar meu direito……

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 15:18
    Enviado por: LIDIANE

    está acontecendo o mesmo comigo, não consigo ver o meu resultado, só dá senha inválida. Peço outra e vem a mesma. Quanto à prova anulada, quem está se sentido prejudicado, deve exigir a visualização da folha de resposta. Já fiz concurso da Cespe e a empresa sempre disponibiliza a visualização da folha de resposta no site.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 18:31
    Enviado por: Lucas

    O edital do ENEM prevê que a redação seja corrigida por dois corretores independentes, porém, um terceiro corretor só é acionado quando a diferença entre as notas atribuídas for maior que 500 pontos. Basta que um corretor irresponsável atribua apenas 500 pontos para que sua nota não seja contestada, já que a escala vai de 0 a 1000. Segundo relato de uma professora que corrigiu 10 mil redações, ganhando 1 real por redação, pode-se facilmente inferir sobre a falta de critério nessas correções.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 21:40
    Enviado por: thiago

    olá.
    tive minhas provas do segundo dia sem notas e minha redaçao anulada.
    como??? impossível dizer.
    só sei que o enem tem errado em tudddo que tem feito…..e pelo visto até nos resultados.
    o mec diz q as redaçoes podem ser anuladas por assinatura, menos de sete linhas e blabla.
    só que eu tenho aulas isoladas de redaçao faz três anos ;/ e estava vendo em sits q até professores tiveram a redaçao anulada;x.
    liguei pro 0800 e to esperando a resposta,se nao obter uma errata, tentarei entrar na justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2011 - 22:05
    Enviado por: Ann Gominho

    Segundo o site do Inep, quando fui olhar minhas notas do Enem, minha redação foi tida como “anulada”. E não estou conseguindo fazer nada para sanar esse problema.. Tenho certeza que fiz tudo como era para ser feito… E nunca (jamais) tirei uma nota baixa em uma redação – nem em colégio e nem em vestibulares. Se eles não gostaram do que escrevi que desse uma nota ruim, mas não a “anulassem”!!!! Não estou conseguindo contactar o Mec/Inep qualquer um que me ajude a resolver o problema!!
    Alguém conseguiu??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 09:31
    Enviado por: Amanda Nara

    Eu queria entender o porque minha redação foi anulada sendo que meu histórico de redações sempre foi excelente e agora vou perder 1 ano por causa da incompetência de inúmeras pessoas que são responsáveis pelo Enem. Vejo que infelizmente são várias pessoas que estão com o mesmo problema. Isso não é justo, eu fiz tudo corretamente e minha redação está anulada! O que é certo nesse mundo então?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 09:35
    Enviado por: Amanda Nara

    Acredito que todos que sentiram-se prejudicados devem recorrer judicialmente, processar o Ministério da Educação, porque não é possível que tantas pessoas sejam prejudicadas, vendo seus sonhos indo embora, literalmente e não poderem fazer nada, absolutamente. E o pior de tudo isso é que nem podemos sequer sabe o motivo que nossas redações foram anuladas. O que falta acontecer ainda? Temos que nos unir e processar o Mec, porque isso não pode ir adiante!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 09:50
    Enviado por: Amanda Nara

    Gente, alguma coisa tem que ser feita, e o pior que só temos 2 dias pra isso! Quem concorda comigo, precisamos nos unir contra essa injustiça!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 11:23
    Enviado por: chandler

    Pois é , comigo aconteceu o mesmo minha redação foi anulada , agora estou sem saber o que fazer a quem recorer , não sei

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 13:10
    Enviado por: Josenilson Aragao Cerqueira

    Seria interessante criarmos um manifesto oline,para todos os que foram prejudicados e apartir dai levarmos a diante, para o MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, justiça federal, dentre outras instancias, ainda mais,considerando que sao muitas pessoas que estao passando por essa situaçao, de redaçao anulada, e ausencias de notas,muitos estao perdendo o prazo do SISU.
    Quem habilita para fazer o manifesto? o site é esse que segue:
    http://www.abaixoassinado.org/

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 13:13
    Enviado por: Josenilson Aragao Cerqueira

    Seria tambem interessante que todos os prejudicados faça um manifesto oline no site do MEC,no fale conosco que jera um numero de protocolo e esse protocolo seria para dar visibilidade de quantos sao os erros grotesco dessa aplicaçao do Enem e depois fazer referencia no manifesto oline, do nuero do protocolo juntos podemos resolver …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 14:53
    Enviado por: Safira

    Isso é uma falta de responsabilidade e de interesse com os alunos.
    Olhei meu resultado quando saiu, e minha nota era 700,0 entrei novamente para fazer a inscrição do Sisu, e estava como anulada!

    Isso não tem explicação, mesmo que tenha feito a correção errada, O ENEM necessita de funcionários especializados… NÓS alunos, não temos que pagar pela irresponsabilidade do sistema.

    ENEM era um sistema conhecido em todo o país, agora não passa de uma piada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 18:22
    Enviado por: andreia

    estou desesperada pois já fiz redação com oito linhas em 2008 e tirei 450 em 2009 minha redação tinha so 15 linhas e tirei 550 e no enem 2010,que eu estudei o ano inteiro mina redação consta anulada,espero que a justiça peça para que cada aluno tenha acesso para saber o que houve de errado com a redação

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 19:34
    Enviado por: Alber

    A anulação da redação se dá com o texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras, fugir do tema não anula a redação é “desconsiderada” conforme e-mail que recebi do inep:

    “Prezado Participante, O Edital nº 01 de 18 de junho de 2010 estabelece que: Item 7.1.4.2 “A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será ”desconsiderada”; Item 7.1.4.3 Folha de redação sem texto escrito e redação com até 10 (dez) linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada ”em branco”; Item 7.1.4.4 Folha de redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras, será considerada ”anulada””

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 21:45
    Enviado por: Sidnéia Santos

    Olá! Pessoal, também estou muito triste pois, a minha redação foi anulada,
    não consigo entender o porque, pediram para relatar sobre o meu trabalho
    em 2020, e eu o fiz exatamente como pediram só, se os ” espertos” que
    corrigiram a redação não entenderam a minha colocação,ao invez de eu falar
    sobre o meu trabalho, coloquei um nome fictício na minha personagem, mas
    a personagem de que falava era eu, são uns deeeeer, e daí pra quem reclamar
    QUE PENA!!!! POIS TINHA ESPERANÇA, DE QUE ALGUÉM TOMASSE ALGUMA
    PROVIDÊNCIA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 22:03
    Enviado por: Flory

    Com tantos erros que esta surgindo nas provas do ENEM, desde o vazamento no ano de 2009, em 2010 provas envertidas, e muitas anuladas, outras que em vez do nº do RG, tinha o nº do celular da pessoa que estava fazendo as provas, e agora por fim não aparece as notas de linguagens e suas tecnologias, matematicas e suas tecnologias, e para deixar nos mais confuso a redação aparece anulada, sera que anulou aredação parque as demais notas foram baixas?
    Será que alguem vai confiar em fazer ENEM, em 2011, com mais dois dias de tortura? Sr. Ministro da Educação, quando vai reverter este quadro?
    Em quem vamos confiar?
    Estamos brincando de estudar, ou o que é que esta acontecendo?
    Aguardo uma resposta e solucao das minhas notas que não aparece.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2011 - 22:18
    Enviado por: Flory

    Até quando vamos ficar vendo gastar fortunas, para brincar de torturar os aluno com quase 200 questões na prova do ENEM, só para benificiar uma empresa que aplica as provas e comete graves erros com os ja citados acima? Nos dias das aplicacações das provas somos bem vigiados para não fraldarmos a mesma, porque não ampliam esta vigilancia desde o dia em que é feita aprimeira reunião com a equipe que vai elaborar a mesma, confinando estas pessoas como acontece no BBB, ficando confinado resolve muitos problemas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 00:24
    Enviado por: Jade

    A MARIA

    Na boa, “se toca” meu, você é a única ridícula aqui, querendo se exibir como se fosse a senhorita perfeita, meu é óbvio e só uma pessoa sem perspicácia pra não compreender o quão desorganizado e mau feito é o ENEM. Você é o que? Uma das simples mentes incapacitadas corretoras das provas? Porque convenhamos é absolutamente explicito pra qualquer pessoa capaz de usar o pouco de neurônios que tem pra perceber que MILHARES DE ALUNOS FORAM PREJUDICANOS POR “ FALTA NO SEGUNDO DIA, ANULAÇÃO DA REDAÇÃO, E 0 REFERENTE AS MATÉRIAS DO SEGUNDO DIA DE PROVA” Então se for pra ser uma hipócrita, vá ser de preferência em outro lugar, tenha no mínimo a decência de perceber que ninguém está a favor de seus comentários… Espero que seja mulher para ao menos responder!

    OBRIGADA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 00:33
    Enviado por: Bruna

    Galeraa vamos pedi URGENTEEEEEEEE !
    Nossa nota da Redação ( MEC e ENEM ) vocês acabaram com os sonhos de muitos Estudantes por incopetência suas !
    Eu quero justiça para todos, somos cidadões ! Temos direitos ok?!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 09:52
    Enviado por: cibele

    Gente, vocês todos são alunos de escola particular???porque conheço varios alunos que fizeram a prova do ENEM, inclusive meu filho, todos alunos de escola publica, com nota divulgada, com acesso tranquilo ao SISU…Acho que vcs es~tão querendo tumultuar um sistema que vem dando oportunidades iguais a alunos menos favorecidos.Se DEUS quiser, em breve, todas as faculdades federais e estaduais usarão o ENEM como unica forma de aprovação para seus processos seletivos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/01/2011 - 15:27
      Enviado por: Ana Paula

      Querida Cibele, Eu também sou filha da escola pública, fiz a redação 2011 e tirei 950.0, não tiveproblemas e estou feliz… às vezes, fugir do tema proposto é bem comum, por isso anula… fazer uma abordagem tangencial também, vocêcomeça a falar do assunto, mas desvia-se, por nervoso ou inexperiência mesmo…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/01/2011 - 11:09
    Enviado por: JHONATHAN

    é uma vergonha o MEC ser um orgão tão despreparado,desorganizado e ainda sabendo que 4 milhões de pessoas fizeram a prova,tem um servidor fraco que não aguenta + de 40 mil pessoas por vez.O twitter tem um servidor mais potente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 11:12
    Enviado por: Camila

    Eu não ponho a mão no fogo pelo ENEM, não… Não que vá mudar algo em minha vida, afinal já tenho garantida vaga em uma boa instituição pública (que não usou o ENEM e já deu seus resultados no início de dezembro), mas por solidariedade aos colegas estudantes que se vêem dependentes desse sistema venho acompanhando a causa e registrando também meu caso e opinião.

    Na UDESC, minha pontuação foi 28 de um máximo de 30
    na UFPR, foi 47 de um máximo de 60
    no ENEM, foi 525 (?!)
    Sei lá, hein… Dificilmente pontuo menos que 75% nas redações. Enviarei meu rascunho a um professor pra conferir. Sempre tomo cuidado com os critérios de avaliação, não cometi nenhum erro crasso do tipo escrever menos de 7 linhas/ferir direitos humanos/não propor solução ao “problema”…

    Opinião pessoal e parcial: na teoria, é muito bonitinho um sistema que avalie o pontencial de raciocínio e carga de conhecimento de forma ampla e ainda a nível nacional. Na vida real, todavia, o que nos tem sido apresentado é um método de seleção lotérico. Não se brinca assim com o futuro de todos os estudantes do país. Quem estudou o ensino médio com afinco e seriedade foi sem duvida o mais prejudicado…

    No mais, boa sorte a todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 12:35
    Enviado por: jofman amorim

    acabei de concluir o meu quarto ano de cursinho pré-vestibular; estou tentando entrar em medicina fiquei perto em muitos vestibulares esse ano mas não entrei em nenhum até agora. No entanto minha maior decepção foi a nota do enem, após um ano de trabalho duro dois cursos de redação minha nota foi inferior a maioria de meus colegas do curso e inferior a muita gente que parou de estudar a mais de 5 anos. Acredito que os critérios de redação devam privilegiar quem estuda e quem pratica o ano inteiro; o problema e que provavelmente não foi feito isso no enem e muita gente bastante capacitada tirou notas baixas e outras notas muito altas. a nota de redação me prejudicou tanto que se eu tivesse tirado ao menos um 900 eu estaria com uma vaga garantida. A minha nota da prova objetiva também está estranha, conheço algumas pessoas que fizeram cerca de 8 9 questões a menos que eu e tiveram notas superiores. Que tipo de exame, cujo objetivo e levar pessoas ao ensino superior, não beneficia aqueles que trabalharam muito e que visivelmente foram melhor na prova? fico me perguntando vale apena para sacrificar umas das poucas instituições de ensino público de qualidade colocando pessoas sem condições de acompanhar o conteúdo dos cursos superiores? O enem está nivelando bons e maus alunas em igual nível, isso não é justo nem certo; deveria ser um sistema meritocrático e não um leilão de vagas programado para atrair votos nas próximas eleições.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 13:31
    Enviado por: Camila

    Ia ficar quieta, mas preciso manifestar minha concordância com o comentário da internauta “cibele” no que diz respeito as chances iguais aos alunos. Afinal, quando as notas saem por sorteio, ninguem tem mais chance que ninguém mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 15:23
    Enviado por: Nath

    O enem é uma palhaçada mesmo… as minhas notas do segundo dia apresentam um traço e a minha redação anulada, e eu nao consigo entender o porque, pois eu marquei tudo certo, e acredito que nao tive fuga ao tema, pois conversei com uma professora que inclusive corrige as redações do proprio enem e ela me disse que a minha redaçao estava dentro do tema, pois era bem abrangente… nao sei o que fazer, nao consigo finalizar a ligação que eu faço para o mec pois nuncaa tem algum atendente disponivel!! um absurdo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 16:23
    Enviado por: anderson marcos vieira do nascimento

    enem,inep muitos inresponsaveis muitos amigos meus assin como eu tbm fizemos enem com u intuito de receber ecrtificado de comclusão de ensino médio. na divulgação do inep tinha que o aluno precisava ter amior de dezoito anos e obter 400 pontos em casa uma das matérias e so.

    ontem quando fui na secretaria solicitar a impressão do meu porque eu atingir a sima dessa meta, ae a moça me mostra outra postangem do inep dizendo que teria quer ser 400 pontos em casa uma das proovas objetivas e 500 pontos adicionais na redação, e eu fiquei estagiado tava muito feliz ate inscrição no vestibular eu ja tinha paga.erro? não! o enem,e o inpe ta mesmo é tendo uma falta de respeito com a sociedade brasileira a cada ano o enem vem ficando cada vez mais fulero, com us erros propositais e chatosmais tem nada não vlw inepeu entendo vocês a final eu to no brasil né? TANTO LUGAR PRA NASCER NASCI LOGO AKI NA BARRIGA DA MISERIA EU ANSCI BRASILEIRO EU SOU DE BARBALHA CEARÁ KKKKK!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 18:03
    Enviado por: thiago

    olá. só queria informar que aos alunos prejudicados( como eu). quato antes agir melhor. hj entrei com uma denuncia no ministerio publico.
    :)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 18:53
    Enviado por: Danielle

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 556.8 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 567.4 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 579.0 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 537.0 Presente
    Redação 0.0 Anulada

    Não entendo fiz uma prova considerada boa, como posso ter zerado a redação do ENEM. Tenhe que ser tomada alguma atitude, daqui uns dias acabam as inscrições do SISU e logo vai chegar o do PROUNI, não posso ter perdido um ano inteiro de estudo. Não quero ter que ir até o ministerio publico para obter alguma resposta. POR FAVOR PRECISO DE UMA RESPOSTA!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/01/2011 - 19:02
      Enviado por: Carolina Stanisci

      Cara Danielle, obrigada por passar suas notas. Estamos em contato direto com o MEC, para saber a situação dos alunos que ficaram sem nota em redação e linguagens.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/01/2011 - 08:09
    Enviado por: Rui Rocha

    O ENEM VAI REVER A NOTA MINIMA EXIGIDA NA REDAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
    ESSA INFORMAÇÃO É QUENTISSIMA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2011 - 13:19
    Enviado por: Iarla

    eu só fiz 8 linhas e tirei 300 na redação!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2011 - 21:15
    Enviado por: Rui Rocha

    O INEP VAI REVER A NOTA MINIMA EXIGIDA NA REDAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
    ESSA INFORMAÇÃO É QUENTISSIMA

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/01/2011 - 23:14
      Enviado por: Ary Sidney Day

      De onde vem esta informação quanto a rever a nota minima exigida na redação para certificação, tirei 475.0, preciso só de 25, cara me diz se isso é verdade mesmo, preciso de meu diploma de segundo grau. Um abraço

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/01/2011 - 01:25
    Enviado por: ana paula

    Minha nota de redação também foi anulada.
    Ta no site que a gente pode vê por que foi anulada as nossas notas, e que com o motivo em mãos podemos recorrer em até 10 dias.
    mais quando eu abro o meu boletim individual NÃO TEM DIZENDO NADA.
    Só o que tinha antes mesmo.
    E o pior, a gente liga numero para o que eles deram o 0800616161, e só da que todos os atendentes estão ocupados.
    Amanha vai sair o resultado da UFPE e eu tenho certeza que eu me prejudiquei por causa da nota de redação.
    ME PREJUDIQUEI LEGAL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2011 - 16:00
    Enviado por: Mirian

    Eu fiz a prova do ENEM 2010,ao entrar para conferir meus dados percebi que a minha Redação constava como 0.0 Anulada.
    O governo relatou que os alunos poderiam ter esquecido de assinalar a cor da prova ou algum dado pessoal ou que até mesmo tenham fugido do assunto proposto, mas o que acontece com aqueles que conferiram a prova inteira várias vezes antes de entregar e estava tudo absolutamente correto?
    Acho uma falta de respeito também daqueles que dizem que nós alunos estamos criando tumulto em relação ao assunto,à aqueles que conseguriam obter seus resultados,meus parabéns,mas há alguma coisa de errado nessa história.
    Simplesmente cancelar a prova e fazer uma nova aos prejudicados seria uma boa solução,mas não basta.Se tem algum erro,tanto em relação as alunos com aos servidos deste órgão nós temos que saber,temos esse direito.
    Porque o governo não libera as provas dos alunos prejudicados para que possam verificar o que houve e buscar soluções,afinal, não é possível de milhões de pessoas tenham cometido esse mesmo erro,um ou dois talves até seja,mas daí serem milhões é simplesmente impossível.
    Nós alunos esperamos muito tempo para fazer essa prova,fomos fazer com tanta esperança,tentando buscar realizar nossos sonhos de ser alguém na vida,e essa prova seria a chave para essa porta se abrir,mas vejo que isso não acontecerá.
    Dizem que os jovens são o futuro,que dependem de nós,mas simplesmente não fazem nada a nosso favor!

    Se as faculdades começarem a depender do ENEM,que me desculpem,mas ficaram sem alunos!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/01/2011 - 22:18
    Enviado por: Natanael

    Conjcordo com Jofman sobre o exame: “O enem está nivelando bons e maus alunas em igual nível, isso não é justo nem certo; deveria ser um sistema meritocrático e não um leilão de vagas programado para atrair votos nas próximas eleições.”

    O ENEM é uma farsa, são dezenas de corretores de redação espalhados pelo Brasil, não tem como provar que as redações foram realmente lidas. Dizem que não pode haver diferença de 500 pontos entre duas correções de um mesmo texto mas esse valor permite o lançamento de notas aleatórias na faixa entre 500 e 600. Mostrar os espelhos das redações não é somente um incoveniente técnico para o MEC.

    Um candidato acerta 88 questões e tira essas notas:
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 530.2 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 665.4 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 631.5 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 545.1 Presente
    Redação 750.0 Presente
    Média:624

    Eu acerto 131 e fico com:
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 651.0 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 805.1 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 666.1 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 680.4 Presente
    Redação 500.0 Presente
    Média:660
    Não tive condições de entrar na maior parte dos cursos da UFC(Universidade Federal do Ceará)

    “Nenhum estudante foi prejudicado”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2011 - 15:04
    Enviado por: lucilene soares da silva

    Infelizmente estamos presenciando o que esta acontecendo. Só que não é epoca de eleições, se assim fosse garanto que algum politico iria se posicionar a favor de tantos jovens que estão sendo prejudicado e digo mais muitos simplesmente sem vontade e nem ânimo para sequer decidir o que fazer, depois de um ano de preparo para o tão famoso Enem. Mas os jovens não devemn simplesmente se conformar com tal situação, mas sim unir-se e reivindicar os seus direito. Senão o fizerem pode ocorrer novamente no final de 2011 este erro vindo assim a prejudicar mais uma vez os jovens que se preparam para enfrentar tão temido ENEM, Que diga-se se continuar assim, vai terminar perdendo toda a credibilidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2011 - 16:36
    Enviado por: marcia

    eu Marcia Pereira de lima campos venho por meio desta pedir orientação sobre um problema que estou enfrentando na faculdade,unic em relação nota,pois vim a ficar enferma e um dos professores,Edson arruda da materia incidenciaa II foi o unico que me pediu um trabalho pra me avaliar e no entanto ñ considerou o meu trabelho e me reprovou,agora quero saber o que fazer,pois ñ tenho condições de pagar a mesma,quero saber o que vcs pode fazer pra me ajudar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2011 - 21:43
    Enviado por: Dalry

    Ah, esqueci de dizer uma coisinha..
    Nem deveria existir essa palhaçada de enem.
    O certo seria os alunos de escolas públicas que não teêm condições financeiras de pagar o ensino superior, deveriam sair do ensino médio e entrar automaticamente na universidade.SEM FAZER VESTIBULAR.É para isso que pagamos impostos tão altos!
    A verdade seja dita, quem estuda em universidade pública é o filho do rico que estuda em escola particular, faz cursinho.. tem condições de entrar numa federal..
    O pobre é quem estuda em faculdade privada.Ele trabalha o mês inteiro para poder estudar e concorrer com o filho do rico. Concorrência injusta, não acham?!
    Para vocês terem idéia, no estado onde eu moro, no RN, 86% dos alunos que estudam na federal daqui veêm de escolas privadas.Será que isso diz alguma coisa para alguém, ou é só para mim mesmo?!
    Ô vida injusta!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/12/2011 - 22:26
    Enviado por: Miquéias Porfirio da Silva

    No enem do ano passado consegui 725 pontos na redação, agora em 2011, caprichei muito mais e o tal (Examinador) me deu 400 pontos, então pergunto: Sera que ele entendeu as minhas colocações, mesmo com minha mão machucada eu escrevi bem legivel. Como eles vão ler 5.400.000 redações, será que leram mesmo, Eu preciso de uma revisão…..Por favor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2011 - 13:14
    Enviado por: wagneriam

    Minha nota na redação também foi anulada, estou correndo atrás para poder resolver o problema mais está dificil. Por favor deveria pelo menos ter uma explicação à respeito da anulação da prova, somos cidadões e temos direitos, pagamos impostos e merecemos respeito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2012 - 11:22
    Enviado por: Natália

    Hoje fui pegar meu resultado do Enem 2011 e na minha nata da redaçao estava 0,0 e na presença estava em branco!
    Como isso pode?
    Eu fiz a redaçao direitinho fiz ela tanto na folha que me deram quanto no caderno!
    Alguem pode me explicar o ocorrido eu preciso de todas as minhas notas pois preciso delas para correr atraz de uma vaga em alguma faculdade de engenharia ambiental!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/01/2012 - 00:53
      Enviado por: NATÁLIA

      Nat. pela sua descrição, o que pode ter acontecido é você ter esquecido de marcar a cor da sua prova no gabarito. No entanto, não tenho como te precisar essa informação. Espero que eles coloquem o real motivo para isso. No entanto, pelo descrito nos leva a crer que tenha sido isso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/01/2012 - 00:52
    Enviado por: Kesia

    Comigo aconteceu a mesma coisa, tive uma boa pontuação só q a minha redação foi anula. Agora qual foi o motivo? Ninguém sabe me responder…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2012 - 00:45
    Enviado por: Lol

    Bando de frags mimizentos! QUEREM SABER? SENTEM E CHOREM! Huhahuashahuashusa!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2012 - 12:51
    Enviado por: Amanda

    Esse negócio de quem faz cursinho, estudou nas melhores escolar particulares e tals.. Isso depende muito da pessoa, não é porque veio de escolas particulares que devem se achar superiores a muitas pessoas, eu vim de escola publica, o ano passado (2011) resolvi entrar em um curso pré-vestibular, no colégio Objetivo, como eu disse estudei em escola publica, mas sempre tive um bom aprendizado, principalmente em redações.. Sempre tirava notas ótimas, os professores me elogiavam.. Enfim, quando começaram as aulas pré-vestibulares eu aprendi muitas coisas, além de ter quase 6 horas de aula por dia no colégio ainda estudava mais umas 3 horas ou 4 por dia.. Quando não dava para mim estudar ficava no colégio nos plantões de redações e obras literárias.. Tive um bom desempenho nos simulados que tinham a cada mês, depois das férias era simulado praticamente toda semana, devido ao Enem, Unesp, Fuvest, Unicamp e a tão concorrida Fuvest. Prestei Fuvest, fiquei 4 pontos abaixo da nota de corte, o engraçado aconteceu quando eu vejo minha nota da redação, não fiquei feliz com o que vi.. O pior é que a gente se esforça em deixar os argumentos bem explicitos, e o corretor não ve isso? E essas pessoas que nem título colocam? E fazem uma redação de 8 linhas? Por isso que o Brasil nunca vai para frente, é tudo com desordem. Muitas pessoas para pouquissimas vagas!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2012 - 14:11
    Enviado por: Renato

    KKKKkkk…
    eu copiei os textos que eles dao de base e so botei um titulo e mudei algumas palavras e tirei 730!!
    AHahahahah…

    Ai pessoal!! copiemo texto base que vcs vao tirar bem mais!! rsrsrs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2012 - 14:20
    Enviado por: Elaine

    O mesmo acontece comigo, redação anulada e pontuação boa. Espero que seja resolvido!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2012 - 22:40
    Enviado por: Marilete

    Como faço para reclamar nota de redação que tenho certeza de que fiz uma ótima e eles cancelaram minha redação? Me orientem por favor, pois no 0800616161 eles nao estão nem aí para resolver os problemas que surgem, me ajudem, por favor!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/01/2012 - 21:42
      Enviado por: Carlos Lordelo

      Marilete, você pode buscar a ajuda de um advogado na Defensoria Pública.
      Eles não vão te dar acesso à correção se não for por via judicial.
      Boa sorte.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/01/2012 - 21:52
    Enviado por: luciano correia de amorim

    Olá,estou mais vez indignado com os resultados das notas do enem,pois mais uma vez ficou provado que nós alunos sempre somos prejudicados,com certeza não há um controle seguro quanto às provas. Todo ano letivo aparece essas notas negativas direcionadas ao SISTEMA DE EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS,agora eles informaram que vão cancelar o ENEM de abril 2012. Quanto ao do ano passado tenho certeza que fiz uma boa REDAÇÃO e infelizmente não obtive uma boa nota. Agora estão anuciando na impressa sobre as notas de redação que muitas teriam sido repassadas erradas. por conta dessa notícia,gostaria de saber como faço para solicitar revisão de redação?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2012 - 13:52
    Enviado por: sandra/ Montenegro RS

    Gostaria de saber se alguém sabe como faço para rever a nota de redação do Enem de 2011, pois a nota do meu filho foi alterada, em Janeiro quando foi divulgada a nota erra uma e agora baixou para 480
    e com isso ele perdeu vaga na faculdade de Rio Grande/RS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/06/2012 - 16:11
    Enviado por: luciene

    Ao analisar os resultados de cada matéria, pude concluir que fui aprovada em quase todas as matérias, se não fosse o belo 0 presente na matéria de redação, onde consta EM BRANCO, sendo que lembro-me muito bem, de ter feito a redação antes de responder os questionários, nem me utilizei da folha de rascunhos. Não é nada justo, que seja prejudicada por um erro interno. Quem dará conta destes equivocos? Será possivel, que não possa prestar o pro uni, por conta de irresponsabilidade dos responsaveis pela aplicação do exame. Sei que passei em todas as matérias, no entanto, como faço quanto a minha redação? Isso ficará impune? Justiça seja feita, alguém deve recorrer em favor do prejuizo de cada aluno, somos pessoas honestas, precisamos deste resultado para ingressar na faculdade.

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 538.7 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 560.9 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 450.1 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 429.6 Presente
    Redação 0.0 Em branco

    Isso é justo?

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo