ir para o conteúdo
 • 

Ponto Edu

01.novembro.2011 23:02:51

Assembleia em Faculdade da USP decide pela desocupação

* por Carlos Lordelo

Foto: JF Diorio/AE

SÃO PAULO – Por 559 votos contra 458, a assembleia realizada na Faculdade de Filosofia da USP decidiu encerrar a ocupação do prédio administrativo, iniciada no começo de sexta-feira. A decisão foi tomada pouco antes das 23h, após contagem de votos. Votação por contraste já definira o resultado, mas manifestantes favoráveis pediram uma contagem.

Após  a decisão, pequenos grupos começaram a deixar o prédio, mas a grande maioria permanecia. Os estudantes passaram então a cogitar uma invasão ao prédio da Reitoria.

Releia a nossa cobertura via Twitter, em ordem cronológica (os mais antigos primeiro):

- Começa assembleia dos manifestantes no vão da História na FFLCH-USP; cerca de 250 pessoas (número foi crescendo ao longo da noite e chegaria a 1.017 votantes)

- Manifestantes reunidos neste momento no vão da FFLCH-USP ainda debatem como será a dinâmica da assembleia

- Aluno pediu microfone e ficou em silêncio. Outros o interromperam, gritando: “fora PM!”. O aluno ficou 2 minutos em silêncio e foi ovacionado.

- Um estudante acaba de propor a realização de shows de Tom Zé e do rapper BNegão

- “O que causa violência na USP é o vestibular da Fuvest”, diz aluno de Jornalismo

- Várias pessoas bebem cerveja e fumam maconha aqui na assembleia da FFLCH-USP

- Representante do C.A. XI de Agosto (Direito) sugere que alunos de todas as faculdades declarem o reitor Rodas persona non grata

- Ocupação do prédio divide opiniões na assembleia. Há quem aplauda e há quem discorde

- Uma estudante propõe uma manifestação em frente ao prédio da Reitoria, no dia 8 de novembro, quando há reunião do Conselho Gestor

- Outro estudante propõe manifestação para esta sexta, em frente à Reitoria, para convencer Rodas a negociar sobre convênio com a PM

- Uma estudante reclama que só 20 pessoas ocupam agora o prédio: “não podemos deixar que só 20 lutem pela vanguarda do movimento estudantil”

- Ânimos exaltados; assembeia prestes a votar as decisões.

- Estudantes decidem votar, em primeiro lugar, a permanência (ou não) da ocupação do prédio administrativo

- Um estudante propõe que apenas quem ocupou o prédio vote na decisão de manter (ou encerrar) a ocupação

- Estudante que se diz processado pela USP reclama da decisão de votar primeiro a ocupação, joga microfone na mesa, e é vaiado

- Estudantes começam a votar as decisões

- Por contraste, proposta para desocupar prédio ganha; mas contrários pedem contagem dos votos

- Contagem fica em 559 a favor da desocupação e 458 pela manutenção da ocupação

- Pequenos grupos deixam o prédio, maioria permanece; estudantes cogitam invadir prédio da Reitoria

* atualizado às 23h18

comentários (46) | comente

46 Comentários Comente também
  • 01/11/2011 - 23:14
    Enviado por: Gabriel

    Bora estudar, seus maconheiros!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/11/2011 - 23:35
      Enviado por: sergio silicio

      Vai ver que estes estudantes bardeneiros/maconheiros estão sob a batuta do alquimim e do lider maior THC ou melhor FHC. Afinal de contas é ele que defende o liberou geral! É isso aê paulistada maconha na usp, gabeira governador e THC para presidente.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/11/2011 - 23:30
    Enviado por: luiz

    FECHAR A USP! Com o dinheiro da verba mandar centenas de milhares de paulistas estudarem nas boas universidades mundo afora. Já pensou que lindo condomínio residencial daria para construir na Cidade Universitária?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/11/2011 - 23:59
      Enviado por: Leandro Vicente de Andrade

      Deixar um espaço que representa o pensamento crítico brasileiro virar um condominio fechado para que as pessoas vivam nos seus mundinhos consumistas individualistas é a melhor solução para você? que pena…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/11/2011 - 23:59
      Enviado por: Fabio Figueiredo

      A USP é a 164º melhor universidade do Mundo. Ridículo. Pelo que gastamos com ela poderiamos importar uma Oxford ou Cambridge e ainda economizar dinheiro, formar melhores alunos e professores e adotarmos coisa que na USP e na administração brasileira não existe, meritocracia!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/11/2011 - 23:40
    Enviado por: Miltinho

    Privatização da USP já!

    Ninguém está acima da lei e essa de repressão não tem mais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/11/2011 - 23:46
    Enviado por: ROBERTO

    HIPOCRISIA PURA – Ao sentirem-se inseguros – por ASSALTOS E ESTUPROS –> CHAMAM A POLÍCIA…

    ao sentirem-se incomodados por FUMAR MACONHA —> o que ainda é ILEGAL, protestam pela polícia CUMPRIR SE DEVER?????

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 00:05
      Enviado por: Fabio Figueiredo

      É que na USP existe uma idéia da esquerda ( esquisita) de que não há lei que se imponha contra a vontade dos uspianos, sejam professores, sejam estudantes. A ridícula 1a. Universidade do Brasil é apenas a 164a. do mundo, em qualidade. Imagine as demais brasileiras. E ainda há um estúpido que quer colocar o incompetente Ministro da Educação na prefeitura de S. Paulo. Porque o PT (e agora a USP) querem nivelar por baixo a qualidade de tudo o que se refere ao Brasil?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 13:15
      Enviado por: Marcelo César

      Para Fabio Figueiredo.

      Fabio, não use seus argumentos baixos e sem nexo para buscar relacionar a ocupação ou ao PCdoB, partido com mais história nesse país e um dos principais combatentes contra a ditadura (quando ainda PCB). Seu critério para criar relações entre causas e fatos é lamentável.

      Eu, que não participo da ocupação, que sou estudante, trabalhador e acredito e faço por uma país melhor, SOU PCdoB. E aí?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/11/2011 - 23:51
    Enviado por: Joel Carlos de Almeida Saraiva

    Parabéns aos estudantes. Os prédios estão designados para estudarem, não para algazarra. Se a PM vai permanecer no campus da USP, já é outro problema.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/11/2011 - 23:53
    Enviado por: Leandro Vicente de Andrade

    Vcs nem sabem o que estão falando, a USP é um dos poucos lugares que restam nesse país com pensamento critico, que pensa no que a sociedade virou, é o um dos poucos lugares de resistência contra a mídia padronizadora, que leva a todo mundo a ser individualista, egoista, a só pensar no próprio dinheiro, nas suas aquisições, e não pensa na comunidade, no senso de coletividade, que é essencial para a melhor vivencia entre as pessoas.
    Primeiro tentem entender todo o contexto da situação antes de falaram qualquer besteira, sem pensar nas consequências de suas palavras sem argumento…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 00:03
      Enviado por: Ronaldo

      A USP pensa que é o que não é. Antes de abriremn a boca, vejam se colocam a USP, pelo menos, entre as 100 melhores do mundo. Enquanto não conseguem, voltem para a sala de aula que vocês não estão em condições de falar nada para a sociedade. Não estão nem entre as 150. Dá um tempo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:04
      Enviado por: bruno

      Leandro,

      quem puxa um fumo eh que nao tem senso de coletividade e soh pensa em si mesmo. Afinal, pra fumar a “mardita” ele ou ela financia uma longa cadeia de marginais. Ao ser confrontado com isso, geralmente o usuario fala da corrupcao na politica, na policia, nas guerras mundiais, na desigualdade de renda…. tudo menos na sua responsabilidade pessoal

      Tambem tende a chamar seus opositores de ignorantes e sem argumento.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:08
      Enviado por: Bruna

      Compreendo o que você diz, mas a forma como estão demonstrando seu pensamento crítico não está saindo dos limites? Uma coisa é liberdade de se expressar, outra é o que vem acontecendo, o que esta apenas manchando o nome da USP.

      Como disse o Joel Carlos: “Os prédios estão designados para estudarem, não para algazarra. Se a PM vai permanecer no campus da USP, já é outro problema.”

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:08
      Enviado por: Fabio Figueiredo

      Leandro. V é do PT, não é? Ou, no mínimo, do PCdoB.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:11
      Enviado por: Duda

      A Geografia da USP é a sexta melhor do mundo.
      Nem todo mundo que estuda lá fuma maconha.
      Nem todo mundo que estuda lá é dono da verdade e nem pensa assim.
      Nem todo mundo é partidário.
      Nem todo mundo é de esquerda.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:23
      Enviado por: Jurema

      HAHA
      HAHAHAHA!

      não venham me falar em ‘senso de coletividade’ se você fuma maconha e causa algazarra num local onde a maioria das pessoas estão preocupadas em ESTUDAR.

      Hipócrita de merda.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:33
      Enviado por: luiz

      Leandrinho, você nunca estudou na USP né? “Lugar com pensamento crítico”? Valha-me Deus! Lá não se pensa, só repetem jargões da velha esquerda. Com uma novidade: agora esses jargões são misturados ao tatibitati dos drogados.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 01:40
      Enviado por: Luis Rodrigues

      Egoistas e individualistas são os alunos da USP que utilizam o espaço publico, que é de todos, não é de ninguém, para uso exclusivo, para fumar maconha e se embebedar. O tal pensamento crítico levou a ANARQUIA e revela incoerência porque o estado que eles repudiam é quem arrecada os nosso dinheiro para pagar os privilégios deles.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 03:25
      Enviado por: Wilson Monteiro

      Que privilégio cara?

      Acho que estão sendo simplistas demais galera…os estudantes USP não estão protestando contra a proibição de fumar maconha, estão protestando contra a PM no campus da USP.

      Uma atitude anti-democrática (já que foi imposta e não discutida) e que profissionais dos estudos sociais e de estudos políticos (professores que se dedicaram a vida inteira para estudar estes assuntos!!) foram ignorados, nem sequer foram ouvidos antes de tomarem esta atitude.

      Além do mais uma atitude imposta por um Reitor que nem sequer foi eleito! (duplamente anti-democrático)

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/11/2011 - 00:03
    Enviado por: Duda

    Bom… Antes de qualquer estigmatização e ideias preconceituosas, quero expor o ponto de vista de parte dos estudantes da universidade.
    A discussão vai além da PM dentro ou fora do campus, vai além do uso de maconha.
    Tudo isso faz parte de um ato político que visa o enfraquecimento da Universidade, que parte de uma proposta política de descentralização, para que dessa forma seja facilitada a privatização.
    Esse ato, o de privatizar, vai muito além de simplesmente pagar a mensalidade, mas vai no sentido de se pensar no conhecimento puro e simples a serviço do capital.
    Ou seja, antes de ficarem se orgulhando do Vi na tv, li no jornal, li no blog, conheçam ambos os lados, para aí sim expor a sua opinião.
    A propósito, não é só gente rica que estuda lá.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 00:18
      Enviado por: Fabio Figueiredo

      Duda. Oxford que está emtre as primeiras Universidades do mundo a um custo de R$ 22.000,00/ ano para Ingleses e R$ 66.000,00/ ano para estrangeiros (tiveram 29 brasileiros em 2010), recebe colaboração financeira de muitas instituições do Mundo. Só o Banco Santander tem 3 diferentes institutos na Universidade. Porque, à pretexto de um nacionalismo idiota e de um estatismo imbecil naõ poderia a USP ter colaboração e mesmo participação de empresas privadas. V quer que o brasileiro continúe indo para o exterior para estudar melhor? Quer que a USP continue na ridícula posição de 164a melhor do mundo. V não gostaria que viessem estrangeiros para cá para estudarem (não só sul americanos ou africanos como temos)?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:25
      Enviado por: Duda

      Fábio,
      Sou contra privatização de ramos do conhecimento, fui contra a privatização da telefonia, da Vale, da Petrobras… enfim… Sou contra a política neoliberal. Mas não me considero burra por conta disso, é a minha postura política e ponto. Ninguém é obrigado a concordar.
      Receber investimentos é uma coisa, privatizar é outra. Penso que a universidade pública é uma forma que pobres tem de acessar o ensino de qualidade. Infelizmente, a USP não é a melhor do mundo, embora a Geografia seja a 6a. melhor do mundo. Mas não é isso o mais importante na minha opinião. A USP é ruim, na sua opinião?? Pode ser, mas dentre as que temos no Brasil, é uma das melhores, e isso não pode ser negado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/11/2011 - 00:11
    Enviado por: Leandro Vicente de Andrade

    Não disse que sou a favor do uso das drogas, e também acho que muitos alunos se sentem ameaçados por não poderem se sentirem livres para fumar.
    Mas a presença da PM no Campus é bem mais complexa que uma questão de drogas e etc. A policia representa a repressão contra o pensamento critico a sociedade em que vivemos.
    E uma universidade não pode ser medida a partir de rankings internacionais, não é a produção cega de ciência, voltada a reprodução desse capitalismo em crise que mede a qualidade de uma universidade, primeiramente, uma universidade deve ser o lugar da discussão, da resistência e da criação de novas alternativas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 00:24
      Enviado por: bruno

      A Policia representa a sociedade e suas leis. Leis que valem parta todos.

      O pensamento critico nao tem nada a ver com isso. Tampouco uma discussao intelectual eh reprimida porque a policia patrulha as ruas. Na verdade, a ausencia do medo de ser roubado ou morto deveria libertar a mente para assuntos mais nobres.

      Contestar a sociedade nao tem nada a ver com nao respeitar leis de um pais democratico. Pode ter a ver com forca-las e muda-las, mas sem financiar bandidos.

      Assim como um bebado que dirige e mata alguem eh um assassino doloso (beber eh legal, dirigir bebado nao), um drogado que compra de um bandido eh tambem bandido. Nao vejo em nenhum desses atos uma contestacao de nada. Soh a vontade de satisfacao pessoal.

      O capitalismo esta “em crise” a mais de 100 anos e os profetas do seu fim eh que sumiram. A policia no capitalismo eh bem menos repressiva do que em outros regimes. Experimenta fazer a ocupacao do predio da Universidade de Havana pra ver o que acontece. Lembra dos estudantes na praca da paz celestial ?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:28
      Enviado por: Duda

      Só para constar… Há pessoas que apóiam a presença da PM na USP.
      Penso como você, Bruno. Não dá mais para discutir a sociedade de hoje com os argumentos do século passado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:33
      Enviado por: Leandro Vicente de Andrade

      Concordo que a lei deve ser igual para todos.
      Mas é de tradição da USP o não uso da polícia dentro da universidade, para a segurança temos a Guarda Universitária que poderia ser mais bem preparada, com consciência de direitos humanos, uma segurança preventiva, com maior iluminação do campus, e outras alternativas.
      O capitalismo sempre está em crise, é assim que ele se alimenta e perpetua a sua hegemonia. O uso de drogas também colabora para o capitalismo, e ainda pior, ilegal, do narcotráfico. Sou contra o uso abusivo de drogas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/11/2011 - 00:14
    Enviado por: Leandro Vicente de Andrade

    Não sou de partido nenhum, apenas tento entender todos os lados da situação, e vejo tudo isso de perto, diariamente.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 00:31
      Enviado por: bruno

      me mostre um pais democratico que nao seja capitalista.

      me mostre um pais com liberdades pessoais plenas e direito de expressao que nao seja capitalista

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 00:41
      Enviado por: Leandro Vicente de Andrade

      Não sou pró-socialista, nem a favor do capitalismo exacerbado, do consumismo fútil e desenfreado.
      Há países em que a democracia é exercida com maior êxito, que o capitalismo é presente e influente, porém o Estado tem papel maior nas decisões, a educação e a saúde são de qualidade, os impostos são bem empregados. Alguns países assim são a Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, países que confiaram nas teorias keynesianistas como base para as suas decisões e leis.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 01:03
      Enviado por: bruno

      Jah estive em praticamente todos esses paises. Sao capitalistas como em qualquer outro lugar. Sao pouco populados, tem sistema parlamentarista e dois partidos com enfase diferente que se revesam no poder. Um com tendencia mais pro business outro com tendencia mais distributiva.

      Nao sao tao diferentes quanto voce pensa de uma inglaterra ou dos estados unidos. Soh tem menos gente.

      Tai uma discussao interessante. A superpopulacao torna o homem mais egoista ? em ratos tem esse efeito e eles nao sabem o que eh capitalismo

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 01:19
      Enviado por: bruno

      A proposito, o estado brasileiro eh proporcionalmente maior que o estado em todos esses paises.

      Nosso problema nao eh falta de estado, eh excesso de corrupcao e de estado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2011 - 13:27
      Enviado por: Marcelo César

      Olá Bruno… assim como um outro post que vi anteriormente, não crie relação causal entre capitalismo e democracia. Gostaria que você explicasse quão democratico é o capitalismo. Acho que os viventes aqui no bairro do Ipanema (guarulhos) gostariam de ouvir sua explicação, já que eles não tem acesso a educação de qualidade, saúde e poder de decisão.
      Como você vai aplicar a meritocracia de uma Fuvest dessa forma? Pode ter quase certeza que muitos deles não vão participar das linhas uspianas, talvez apenas como dados de pobreza etc. Isso é democracia. Cara, não faça o julgamento simples assim. As coisas são complexas em demasia.

      O Estado precisa sim ser forte, mas deve haver 0 de corrupção, o que significa lutar-mos por tal.
      Nada de Estado Mínimo cara, você acha mesmo que nos países dito desenvolvidos há o Estado Mínimo? Bom, outro ponto de discussão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/11/2011 - 00:23
    Enviado por: Rosa Close

    Leiam isso aqui e vejam se esses baderneiros, vagabundos sao estudantes!!! So podem ser parte do narcotrafico. E o mesmo do carro roubado e pego indo para o sul. Os policiais viram na placa “Frorianopolis.” Isso aqui e mesmissima coisa. Botam esses trastes na rua, e deixem a universidade para quem quer deveras estudar. SOMOS NOS QUE ESTAMOS PAGANDO COM NOSSOS ALTOS IMPOSTOS. O reitor da USP precisa ser investigado por deixar os traficantes dentro da universidade sem fazer nada.
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/hein-o-que-%e2%80%9ctrabaliadores%e2%80%9d-na-usp-que-a-inteligencia-da-pm-e-da-pf-se-desloque-para-a-universidade-para-saber-quem-e-essa-gente/#comment-1837735

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 04:02
      Enviado por: Wilson Monteiro

      Muito bem!
      só por favor não utilize a revista VEJA como referência porque estraga totalmente seu argumento.

      Uma revista totalmente formadora de opinião (o que é um pecado jornalistico – o jornalismo serve para informar em primeiro lugar)
      E uma revista totalmente parcial (o jornalismo deveria ser imparcial – se não vira um monopólio a informação)

      Além do más este autor em que você refere no seu link é (e a muito tempo leio as gafes dele) generalizador ao extremo – ou seja para ele os estudantes são um só. E é totalmente fechado à conversa e discussões que não seja em prol do conservadorismo extremo.

      Este cara tem que acordar e vir discutir um pouco mais sociologia, ir passea um pouco mais por este país e ver a realidade social. Sair da patopolis dele. Sei lá, ser um pouco mais aberto a novas idéias.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/11/2011 - 00:25
    Enviado por: zeca sadeck

    Invadiram as Sociais.Ninguém percebeu. Resolveral desinvadir. Tava faltando melancia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/11/2011 - 00:48
    Enviado por: Ana Souza

    Concordo com tudo o que o Leandro falou. Querer pautar um universidade somente pela produção acadêmica (como o faz os rankings internacionais), ou mesmo querer pautá-la pela meritocracia são apenas alguns dos pontos que, via de regra, engessam a debate e o desenvolvimento do pensamento crítico. O debate vai sim muito além da questão da legalização ou não das drogas: falamos do projeto de universidade que nos é imposto hoje, de como o ensino (não só na USP, mas pra muito além dela) é mal tratado, de como podemos e devemos lutar contra uma realidade que só nos prejudica a todos.
    O debate é político sim! E enganam-se as pessoas que pensam que o único debate político que se pode ter é o partidário, baseado e pautado por um partido ou organização. Pensar que o indivíduo não é capaz de discutir sua sociedade, sua realidade a partir de suas próprias ideias e convicções é desmerecer muito o papel de cidadão que cada um de nós desenvolve. Tudo que se faz, tudo que se pensa, tudo o que se discute faz parte de um debate político, até mesmo essa discussão nesse tópico de comentários.
    Parem de querer ornamentar toda e qualquer discussão com símbolos e siglas e, por favor, comecem a realmente prestar atenção à realidade que os envolve.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 01:13
      Enviado por: bruno

      Todo debate eh politico, em um sentido amplo.

      Eh meio tautologico, mas acho a meritocracia uma otima forma de medir … o merito. Sem merito, sem esforco, fica dificil argumentar que algo eh de qualidade. Talvez voce possa elaborar um pouco mais e sair do jargao.

      Acho que a sociedade gasta o dinheiro dos miseraveis pra ter algum retorno. Esse retorno tem de ser medido de alguma forma objetiva. Todas as formas de medir producao academica e excelencia sao imperfeitas, mas rejeitar qualquer medicao cheira a picaretagem.

      Tb acho que se os cursos nao fossem de graca e tivessem um custo, mesmo que pequeno, as pessoas levariam mais a serio o privilegio que eh cursar uma boa universidade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/11/2011 - 01:00
    Enviado por: Assembleia decide fim da ocupação na FFLCH; manifestantes ocupam Reitoria - Ponto Edu - Estadao.com.br

    [...] PAULO – Noite fria na USP. Após a assembleia na Faculdade de Filosofia decidir pelo fim da ocupação do prédio administrativo, duas moções foram colocadas, cada uma com duas cláusulas. A primeira propunha votar o eixo [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/11/2011 - 04:45
    Enviado por: Bruno

    - Um estudante acaba de propor a realização de shows de Tom Zé e do rapper BNegão

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Não é possível, dever piada isso. Eu, como estudante universitário, sinto vergonha desses indivíduos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/11/2011 - 09:01
    Enviado por: Willians

    Isso é que acontece quando deixa uma universidade de nome como a usp ser dominada por burgueses idealistas,que não fazem nada além de fumar maconha e ocupar vagas de quem realmente precisa estudar e que não tem uma remuneração adequada,já que a usp é uma universidade PÙBLICA e 97% é filho de burgues que tem melhores condições financeiras.É um absurdo oque eles estão fazendo com o prédio da FFLCH e isso tem que acabar mas,sou a favor da retirada dos pms do campus já que os mesmos não são coerentes com a realidade ali expressa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/11/2011 - 14:24
    Enviado por: Dan Stocklos

    Este idiotas não representam nem 10% dos alunos da USP… E o povo acredita, se revolta e vai contra toda a USP..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2011 - 15:45
    Enviado por: DCE da USP critica ocupação da Reitoria - Ponto Edu - Estadao.com.br

    [...] da USP critica a ocupação da Reitoria. “Infelizmente, um setor minoritário do movimento, derrotado [em] votação, agiu de forma antidemocrática ao ocupar a reitoria”, diz nota publicada nesta manhã, [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2011 - 22:33
    Enviado por: wilson emilio da silva

    A USP é um dos maiores “campus” do mundo. Infelizmente, está criando cobra venenosa para picar a sociedade. Estão formando os falsos defensores da sociedade e de dos direitos à liberdade. “Vão criar vergonha na cara, pague um curso universitário particular – “seus insanos”-. Policial civil aposentado e advogado. Abrços aos brasileiros de verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2011 - 22:49
    Enviado por: wilson emilio da silva

    Grande comentário do BRUNO, so faltou ele completar…… faltou a reponsabilidade pessoal…. BRUNO, principalmente a SOCIAL. – O social é tudo. Ninguém consegue o fim se não tiver os meios. Abraços aos brasileiros que tem dignidade. Wilson – Pol. Civil/SP, aposentado e adv.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2011 - 23:02
    Enviado por: wilson emilio da silva

    Dividir um espaço deste, com tese voltada à liberdade que se iniciou por causa de direito de FUMAR MACONHA, já é uma insanidade social. Tem dó né moçada vamos cobrar dos políticos, como eu tenho feito, mais responsabilidade social e mais patriotismo. Só lembrando, os 7 (ste) países mais desenvolvidos do mundo, são os 7 (sete) mais patriotas do mundo. Educação e social tem tudo a haver. Na A. do Sul, Chile, Argentina e Uruguai. – Abraços. Policial Civ/aposentado e adv.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão