Placa Amarela

Ratão americano

Um Ford Fairlane station wagon 1959 em estilo bem peculiar

Roberto Bascchera

13 de jul, 2016 · 6 minutos de leitura.

Ratão americano
Crédito: Um Ford Fairlane station wagon 1959 em estilo bem peculiar

Ford Fairlane station wagon: não há como não chamar atenção

 

-- Quando é que você vai pintar esse carro?

Publicidade


-- Nunca!

A resposta do gerente comercial Sérgio Pescarolli à pergunta de um amigo vem rápida. Afinal, a pintura de seu Ford Fairlane station wagon quatro portas foi cuidadosamente desgastada, até  que se alcançasse o efeito desejado pelo dono. E, sobre ela, aplicadas três demãos de verniz importado. Tudo para dar ao carro fabricado em 1959 a aparência de "largado".

A relação de Pescarolli com o Fairlane foi de amor à primeira vista. O carro, segundo ele, estava encostado havia anos em uma garagem de hot rods esperando voltar à vida quando foi "descoberto". "Eu vi o carro e fiquei louco", diz. "Na hora, propus ao dono a troca por um Puma GTB 1980. Negócio fechado, entreguei um carro zerado e levei outro, no guincho, para a oficina de um amigo."


Começava aí um processo peculiar de recuperação da máquina, que ainda conserva as placas amarelas do Estado do Rio de Janeiro. A primeira providência foi tapar alguns buracos provocados pela ferrugem, um deles no teto - sim, no teto! - próximo ao para-brisa. "Estancamos alguns 'cânceres'", define Pescarolli, referindo-se à ferrugem. "Na traseira, havia um buraco pelo qual dava para ver o chão. Depois, desbastamos as várias camadas de tinta e, quando chegamos ao ponto que consideramos ideal, aplicamos o verniz."

 

Carro recebeu três demãos de verniz importado

Algumas partes, como o capô dianteiro e a tampa traseira, foram totalmente descascadas. As lentes dos quatro faróis foram pintadas de amarelo. O Fairlane de quatro portas ainda conserva os frisos originais e emblemas, algo surpreendente pelo estado em que se encontrava o carro. Na parte interna, volante, rádio e instrumentos do painel são originais.


Se a carroceria está "largada", a mecânica funciona perfeitamente, diz o dono, e foi toda revisada. O motor Ford V8 292, de 188 cv, ronca alto. Como estava em bom estado, recebeu novos "periféricos", como bombas, filtros, velas, cabos, correias e mangueiras. O câmbio manual de três velocidades estava em bom estado, segundo Pescarolli. A suspensão foi levemente rebaixada. A cereja do bolo são as rodas estilo palito, importadas, com o símbolo da Ford.

Painel conserva características originais

Como sempre acontece nesses casos, a personalização do carro desperta reações de amor e ódio. A linha Fairlane foi fabricada nos EUA entre 1955 e 1970. O carro é raro no Brasil. Até o nome escolhido pela Ford tem uma história. Fair Lane era o nome da fazenda de Henry Ford (1863-1947) e sua mulher, Clara Ford, em Dearborn, no Estado de Michigan.

Pescarolli diz que já recebeu propostas, mas ainda não encerrou a personalização e nem pensa em vender o "ratão" americano. "Já tive outros carros antigos, como Opala, Maverick, Dodge, Alfa Romeo, mas gosto mesmo desse", diz "Em breve, devo trocar a forração dos bancos, que podem receber padrão jeans. E vou continuar mexendo."


 

Carro ainda tem placas amarelas

 

Tapeçaria será refeita
Motor V8 exibe fôlego e ronca forte
As rodas palito com símbolo da Ford: cereja do bolo
O rádio é original
Tampa traseira também foi raspada
Retrovisor externo sobre o para-lama
Grandes lanternas na traseira
Pescarolli e seu carro: personalização ainda não terminou
Clássicos americanos Ford; Ford Fairlane 1959. Fairlane station wagon; Fairlane rat
Clássicos americanos Ford; Ford Fairlane 1959. Fairlane station wagon; Fairlane rat

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.