Placa Amarela

O Vespão de Jacareí

Com seu inseparável scooter, fotógrafo une hobby e negócio

Roberto Bascchera

03 de jan, 2016 · 4 minutos de leitura.

O Vespão de Jacareí
Crédito: Com seu inseparável scooter, fotógrafo une hobby e negócio

A Vespa 1961: estilo militar

O cenário é familiar para quem passa pelas estradas do Vale do Paraíba aos sábados e domingos – principalmente quando o dia está ensolarado. A Vespa de pintura fosca verde oliva está sempre lá, parada no acostamento. E ao lado dela, Walter Mariano, o “Vespão de Jacareí”. Se você acenar para ele, com certeza será clicado. E sua imagem vai parar no Vespaparazzi, site que virou figurinha carimbada entre os motociclistas estradeiros.

 

Publicidade


Na beira da estrada: marca registrada

Fotógrafo profissional especializado em casamentos, motociclista por paixão, Mariano tem a Vespa há três décadas – ambos, por sinal, nasceram no mesmo ano: 1961. E desde julho de 2009, quando atendeu a um pedido de um sobrinho, estaciona o scooter à beira da Rodovia Carvalho Pinto, ou da Ayrton Senna, e registra “tudo o que se move: carro, moto, caminhão, passarinho, bike, até andarilho…”, conta. “Chego a fazer 5 mil fotos num fim de semana. Tudo vai pro site e quem quiser escolhe e compra. Meu hobby virou negócio.”

Walter Mariano: equipado para o trabalho

A marca registrada do negócio é a “Esmeralda”. Depois de diversas tentativas de restaurar sua Vespa, Mariano decidiu caracterizá-la no estilo militar. “Foi falta de dinheiro mesmo”, conta. “A pintura ficou bonita, foi fácil de fazer e não precisei recuperar as partes cromadas.” Entre os equipamentos que recebeu, o scooter tem sistema de som, maleta militar de aço que serve de porta-trecos, saco de dormir e um “míssil” que serve de abrigo para um guarda-sol.

Preparado para a estrada

A Vespa já levou Mariano a inúmeras viagens pelo Brasil, em encontro de motociclistas, e a países como Argentina e Paraguai. “Cheguei a rodar 700 km num dia, sem problema nenhum”, gaba-se. Nos últimos meses, Mariano tem circulado na companhia de Maylon, um simpático vira-latas adotado numa ONG. O animal, que viaja de bandana, recebeu o nome em homenagem ao cãozinho Jack Russel Terrier do Maskara. “Ele está começando a viajar comigo agora, e é um ótimo companheiro.”


O fiel escudeiro Maylon, homenagem ao cãozinho do Maskara

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.