Placa Amarela

Ele nunca passa despercebido

BMW 600 de músico chama atenção por onde passa em São Paulo

Roberto Bascchera

26 de fev, 2015 · 3 minutos de leitura.

Ele nunca passa despercebido
Crédito: BMW 600 de músico chama atenção por onde passa em São Paulo

O raro BMW 600 saia-e-blusa vermelho e bege dessas fotos é o xodó do músico Marcos Valente Júnior. E não é para menos.

 

Publicidade


O microcarro, fabricado em 1958. faz parte do lote de 34,8 mil unidades fabricadas pela marca alemã de meados de 1957 a novembro de 1959. Inspirado no BMW Isetta de dois lugares, o 600, de duas fileiras de bancos e assentos para quatro pessoas, foi o primeiro carro econômico da BMW no pós-guerra e, hoje, desperta uma mistura de admiração e curiosidade quando desfila pelas ruas de São Paulo.


“Eu o tenho há sete anos,  cinco deles passados na restauração”, conta o músico de 65 anos, que sempre leva a mãe, Nery Valente, de 95, aos encontros de antigos. “O carro estava bem podre e tive de buscar peças em várias partes do mundo”.

Um dos cuidados na restauração foi trocar a carburação simples do motor boxer de quatro tempos, que originalmente equipava as motos BMW R67,  por dois carburadores. Essa providência, segundo Valente, melhorou muito o desempenho do propulsor de 582 cm3 de cilindrada e 19,5 hp de potência.


Um toque pessoal foi a forração dos bancos, na cor do carro. O músico diz que usa o BMW no dia-a-dia, e em tarefas corriqueiras como ir ao banco e ao supermercado. E nunca passa despercebido, pela singularidade da porta frontal – que desloca o volante quando se abre – e pela entrada lateral traseira direita. “Sempre tenho de parar para o pessoal tirar fotos. O carro desperta muita curiosidade, o pessoal fica maluco, pergunta sobre tudo”.


 

A história da descoberta e os detalhes da negociação para a compra da raridade, no entanto, Valente não conta…


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.