O site do Jornal do Carro informa que o Grupo Volkswagen quer descolar a imagem corporativa da de suas marcas de carros. Para isso, deve voltar a usar um antigo nome, Auto Union, que deu origem à atual Audi – surgida nos anos 1960 e popularizada no Brasil após Ayrton Senna trazer a marca ao País, no início dos anos 90.
Pelos planos agora divulgados da Volkswagen, a Auto Union será a marca controladora de todas as outras pertencentes ao grupo: Audi, Lamborghini, Skoda, Seat, Bugatti, Bentley, MAN, Scania e Ducati, além dos modelos comerciais da própria Volks.
Publicidade
A Auto Union foi fundada em 1932, com a junção de Audi, DKW, Horch e Wanderer – daí as quatro argolas (o belo documentário abaixo mostra a história da marca e de alguns de seus produtos).
No Brasil, além da Audi, a DKW é outra marca bastante conhecida, pelos seus carros com motores dois tempos que hoje são objeto de desejo de aficionados e colecionadores.
Por sinal, o primeiro carro fabricado no Brasil foi a perua DKW, em 1956, pela Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas), em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
O carro também fez sucesso nas pistas de corrida do País, o que animou a Vemag a usar esse prestígio para vender mais num momento em que o Volkswagen Sedan, o Fusca, começava a dominar o mercado.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.