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A saga das quatro argolas

Grupo Volkswagen quer descolar imagem corporativa da de suas marcas de carros. Para isso, deve voltar a usar um nome de muita história e prestígio: Auto Union

Roberto Bascchera

25 de jul, 2014 · 3 minutos de leitura.

A saga das quatro argolas
Crédito: Grupo Volkswagen quer descolar imagem corporativa da de suas marcas de carros. Para isso, deve voltar a usar um nome de muita história e prestígio: Auto Union

O site do Jornal do Carro informa que o Grupo Volkswagen quer descolar a imagem corporativa da de suas marcas de carros. Para isso, deve voltar a usar um antigo nome, Auto Union, que deu origem à atual Audi – surgida nos anos 1960 e popularizada no Brasil após Ayrton Senna trazer a marca ao País, no início dos anos 90.

Pelos planos agora divulgados da Volkswagen, a Auto Union será a marca controladora de todas as outras pertencentes ao grupo: Audi, Lamborghini, Skoda, Seat, Bugatti, Bentley, MAN, Scania e Ducati, além dos modelos comerciais da própria Volks.

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A Auto Union foi fundada em 1932, com a junção de Audi, DKW, Horch e Wanderer – daí as quatro argolas (o belo documentário abaixo mostra a história da marca e de alguns de seus produtos).

No Brasil, além da Audi, a DKW é outra marca bastante conhecida, pelos seus carros com motores dois tempos que hoje são objeto de desejo de aficionados e colecionadores.


Por sinal, o primeiro carro fabricado no Brasil foi a perua DKW, em 1956, pela Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas), em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O carro também fez sucesso nas pistas de corrida do País, o que animou a Vemag a usar esse prestígio para vender mais num momento em que o Volkswagen Sedan, o Fusca, começava a dominar o mercado.


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