ir para o conteúdo
 • 

Pelo Interior

31.maio.2013 15:28:23

Piedade tenta impedir mineração em área de nascente

 

Um documento que já conta com 7,5 mil assinaturas circula de porta em porta em Piedade, coletando adesões a um movimento contra a instalação de uma mineradora de granito na zona rural do município. Ambientalistas e moradores temem que a extração e corte das rochas afetem a nascente de córregos formadores do rio Pirapora, que abastece a cidade e fornece água para as lavouras.

Entre os signatários do abaixo-assinado estão trezentos produtores rurais do bairro Piraporinha, local previsto para a mineração. A extração de granito deve ocupar área de 135 hectares, equivalente a quase 150 campos de futebol. Os produtores, apoiados por ambientalistas, acreditam que haverá impacto na qualidade da água, indispensável para a produção de uma grade com mais de cem produtos hortícolas, como verduras folhosas, legumes, frutas e alcachofra.

A agricultura é base da economia local. A empresa entrou com pedido de licença na prefeitura que, por sua vez, pediu um estudo ao Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio-Tietê. Um projeto do município visava a alterar o zoneamento para transformar o bairro em área de proteção ambiental, mas a empresa recorreu à Justiça – o processo ainda não foi julgado.

AUTORIZADA – A MSX Minerais informou que o empreendimento não vai gerar resíduos que possam contaminar mananciais e está distante das áreas agrícolas. A lavra foi autorizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DPNM) e a empresa já requereu licença à Cetesb. Segundo a MSX, a extração de granito vai gerar impostos e criar 70 empregos no município na fase inicial.

Além disso, garantirá à prefeitura durante dois anos o fornecimento gratuito de brita para recuperar as estradas rurais. Produtores alegam que o movimento de caminhões vai prejudicar as vias de escoamento da produção agrícola e o pó afetará a qualidade das verduras. Ambientalistas esperam colher dez mil assinaturas contra a mineração. O abaixo-assinado será entregue ao Ministério Público Estadual e órgãos ambientais do Estado.

1 Comentário | comente

  • A + A -
1 Comentário Comente também
  • 05/06/2013 - 20:45
    Enviado por: Anna lucia escobar

    Meu nome e anna e o sito em que a pedreira esta e da minha familia a mais de trinta anos.Essa luta contra esse projeto irregular e absurdo vem sendo travado ha anos. La temos muitos animais tais como lontra, jaguatirica, passaros de diversas especies entre outros… E inadimicivel aprovar um projeto que so visa dingeiro destruindo a vida de quem e morador e proprietario destas regioes que vem sendo ameacadas. Promessas de emprego sao feitas apenas para encobrir o desmatamento que ocorrera e as vidas prejudicadas que esta empresa esta propondo. As pessoas la sao mto humildes e algumas acreditam nessas promessas falsas. Ressalto o sito nao esta a venda e nunca esteve, jamais estara e uma ilusao essas promessas e projeto que so ira prejudicar as lavouras e aterra fertil que la existe. Deixo aqui minha indignacao e oposicao completa a este assunto que vem tirando nao so o sono como a saude de minha familia.
    Anna lucia escobar

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Quem Faz

    Quem Faz

    José Maria Tomazela

    José Maria Tomazela é correspondente do Estadão em Sorocaba e cobre o interior desde maio de 1985. Em busca de notícias, já esteve em quase todos os 645 municípios de São Paulo.

Comentários recentes

  • Ro: Minha cidade, minha gente, meu orgulho.
  • thais rodrigues: eu achei muito legal
  • Leonardo: Que linda foto ! Parabéns aos que tomaram essa decisão em benefício da mãe coruja e suas...
  • alberto galvão de souza lima: Parabéns, meu irmão,Vc. venceu, após muita luta, estudo,sobre um artista Brasileiro...
  • alex: so acredito vendo ..vindo do poder publico e no mínimo 30 anos paraa ficar pronto

Arquivos

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo