Ainda não sou cadastrado

Você está em: Paladar > Blogs > Blog do Paladar
Paladar
SEÇÕES
ARQUIVO
TAMANHO DO TEXTO

Paladar
  • Twitter
  • DIGG
  • Share
BUSCA NO BLOG

Receitas com a semente do cupuaçu

  • 2 de agosto de 2012|
  • 10h20|
  • Por Heloisa Lupinacci

Por Neide Rigo

MOLHO DE AMÊNDOAS DE CUPUAÇU PARA FRANGOS E OUTRAS AVES

Ingredientes
Meia banana-da-terra
2 tomates
3 pimentas dedo-de-moça
2 dentes de alho
1 cebola
1/2 colher (chá) de grãos de cominho
1/2 colher (chá) de grãos de coentro
1/2 colher (chá) de grãos de erva-doce
1 cravo-da-índia
1 pedacinho de canela.
1/2 xícara de amêndoas de cupuaçu

Para a ave
1 frango inteiro (ou angola ou pato)
Alho
Sal
Urucum
Coentro picado (ou salsinha ou cebolinha)

Preparo
Coloque sobre uma chapa de ferro, em fogo médio, meia banana-da-terra madura com casca cortada em rodelas, os tomates com pele, cortados ao meio, as pimentas dedo-de-moça partidas ao meio, sem sementes (se gosta de molhos ardentes, deixe as sementes), os dentes de alho inteiros e a cebola com pele, partida ao meio. Chapeie cada coisa de todos os lados até que amoleça e comece a dourar. Tire a casca de banana e a pele do tomate, da cebola, e do alho. Reserve. Numa frigideira toste ligeiramente o cominho, o coentro, a erva-doce, o cravo e a canela. Triture tudo enquanto está quente. Coloque no processador, a banana
e os legumes chapeados com meia xícara de amêndoas de cupuaçu e as especiarias. Triture bem até formar um molho homogêneo. Guarde na geladeira por até três dias se não for usar na hora.

Prepare um frango inteiro (ou angola ou pato), temperado apenas com alho, sale urucum e água suficiente para cozinhar – deixe sobrar pelo menos uma xícara de caldo depois de pronto. Junte o caldo quente com o molho e bata mais um pouco no liquidificador. Devolva tudo à panela do frango e deixe ferver. Prove osal e corrija, se necessário. Se o molho estiver muito denso, junte água quente aos poucos. Na hora de servir, junte coentro picado. Se não gosta desta erva, use salsinha ou cebolinha.

BISCOITO COM NIBS DE CUPUAÇU

Ingredientes
200g de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de canela
100g de açúcar mascavo
100g de açúcar cristal
1 ovo
300g de farinha de trigo
150g de amêndoas de cupuaçu
Sal

Preparo
Na batedeira, em velocidade máxima, bata a manteiga sem sal, em temperatura ambiente, até que ela fique cremosa e esbranquiçada. Junte uma pitada de sal, a canela, o açúcar mascavo e o açúcar cristal, com a batedeira ligada. Continue batendo e acrescente aos poucos o ovo misturado, para formar uma emulsão bem cremosa. Desligue a batedeira e coloque 300g de farinha de trigo – que você deve ter peneirado antes –, misturando com uma colher. Por fim, junte amêndoas de cupuaçu picadas e misture para uniformizar. Preaqueça o forno a temperatura média. Com uma colher de sobremesa, retire porções da massa, modele em bolas, coloque-as em assadeira untada e achate-as com as costas de um garfo. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar. Tire do forno (os biscoitos ainda estarão moles e frágeis) e espere esfriar antes de guardar em vidros.

CREME DE CUPUAÇU, BANANA-DA-TERRA E NIBS

Ingredientes
1 xícara de banana-da-terra
madura e cozida
1/2 xícara de polpa de cupuaçu
1/4 de xícara de creme de leite
1/4 de xícara de açúcar

Preparo
Bata a banana-da-terra, a polpa de cupuaçu, o creme de leite e o açúcar no liquidificador até fazer um creme bem liso. Sirva o creme com amêndoas de cupuaçu picadas grosseiramente por cima ou, se preferir, raladas bem finas.

LEITE QUEIMADO COM CUPUAÇU

Ingredientes
10 amêndoas de cupuaçu
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pedaço de fava de baunilha-do-cerrado (opcional)
1 cravo
1 pedaço de canela
1 pedaço de casca de limão

Preparo
Bata no liquidificador as amêndoas de cupuaçu com o leite. Leve ao fogo as duas colheres de açúcar e deixe caramelizar. Junte o leite batido, a fava de baunilha-do-cerrado, o cravo, a canela e a casca de limão. Quando a mistura ferver, desligue o fogo, tampe e deixe esfriar por aproximadamente 10 minutos. Passe por peneira e sirva morno. Ou aqueça novamente se preferir a bebida bem quente. Para incrementar, junte 1 colher de sopa de cachaça.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário:

Blogs do Estadão