PUBLICIDADE

Comida

Queijo artesanal é na butique

O empresário Fernando Henrique Soares de Oliveira não podia imaginar que os nacos de queijo minas que devorava ao lado do avô, ainda na infância, seriam inspiração para seu novo empreendimento: A Queijaria, uma pequena butique de queijos artesanais que ele e o sócio, Fábio Mesquita D’Aprile, abrem nesta quinta-feira, 18, em Pinheiros. O cheiro de queijo que começa do lado de fora convida a conhecer as preciosidades nas prateleiras. São dezenas de queijos artesanais garimpados por Oliveira e trazidos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e interior de São Paulo.

Queijo artesanal é na butiqueFoto:

“São todos feitos em pequena escala e não estão à venda no mercado”, conta o empresário, que iniciou o projeto Queijo Artesanal, em 2008, com a venda do produto pela internet, no site alimentosustentavel.com.br.

O primeiro a fazer parte da seleção foi o queijo canastra do Seu Zé Mário, da Serra da Canastra (MG). Desde o início, Oliveira instrui e ajuda os pequenos artesãos a legalizar seus produtos para agregar valor.

FOTO: Felipe Rau/Estadão

Outros achados são o queijo serrano, do Sul; o caprino curado e o campo redondo, da Serra da Mantiqueira (SP); e os queijos mandacaru, uma versão do camembert, e o dom joão, semelhante ao reino holandês, ambos da queijeira Vitória Barros, de Pernambuco. São queijos à base de leite pasteurizado ou cru com mais de 60 dias de maturação e podem ser vendidos por aqui. Custam de R$ 30 a R$ 120 o quilo. Méis, sucos, compotas de frutas e geleias completam a seleção à venda. Em breve, A Queijaria terá também workshops de maturação e degustação dos produtos.

SERVIÇO – A Queijaria R. Aspicuelta, 35, Pinheiros Horário de funcionamento: 10h/19h (sáb., 10h/16h. Fecha dom.) Cc.: todos

PUBLICIDADE

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 18/4/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE