Publicidade

Publicidade

Restaurantes e Bares

Que venham las paletas

Por Tatiana EngelbrechtEspecial para o Estado

Que venham las paletasFoto:

“Quem quer paleta? Olha a paleta geladinha”. É bem provável que você nunca tenha ouvido essas frases nas praias brasileiras ou ruas País afora. Mas talvez não esteja muito distante o dia em que paleteiros farão concorrência aos nossos sorveteiros.

As paletas parecem superpicolés – e, na verdade, são superpicolés –, têm em média 120 gramas (um picolé convencional pesa 60 gramas). “Além do tamanho, a principal diferença é que as paletas são feitas artesanalmente, com frutas frescas e sem aditivos industriais”, explica Marcel Menzani, que em parceria com os irmãos Marco e Marcio, inaugura neste sábado, 11, a primeira paleteria de São Paulo, em Santana. A casa oferecerá 22 sabores, como manga com pimenta e abacaxi com hortelã, além de versões cremosas e recheadas (de R$ 7 a R$ 10).

O mexicano Hugo Delgado, dono do restaurante Obá, aponta outra diferença crucial. “No México, as paletas são uma instituição”, diz. “Vivo há 14 anos no Brasil, e nunca ninguém me ofereceu um picolé.”

Variedade. Com 22 sabores de paletas, a Los Hermanos abre no sábado, dia 11. FOTOS: Divulgação

E foi justamente pelo contato com essa instituição mexicana que a empresária Elysa Barranco Mendoza decidiu inaugurar em Curitiba, há quatro anos, aquela que garante ter sido a primeira loja do gênero no Brasil. Ao passar uma temporada no país com o marido, que é mexicano, ela se impressionou com a popularidade do produto e decidiu montar um negócio.

PUBLICIDADE

Hoje, são seis lojas e mais duas unidades franqueadas, que seguem à risca o método de produção mexicano. “Nossa paleta de abacaxi, por exemplo, não leva nem água, só a fruta e açúcar. Dá para sentir as fibras do abacaxi”, garante. Entre várias propostas de parceria – até de empresários de países como Portugal –, ela pretende desembarcar em breve em São Paulo, mas evita dar uma data. “Antes de crescer demais, temos de nos estruturar para garantir nosso padrão de qualidade.”

SERVIÇO – Los Hermanos R. Doutor César, 742, Santana Tel.: 3567-6006 Horário de funcionamento: 11h/22h Cc.: só débito

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 9/1/2014

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE