PUBLICIDADE

Comida

Paola Carosella encerra o Paladar Cozinha do Brasil pedindo reconexão com a comida

Por Isabelle Moreira Lima

Paola Carosella encerra o Paladar Cozinha do Brasil pedindo reconexão com a comidaFoto:

“Tudo bem? Eu tô morrendo de medo.” A saudação, em tom de confissão, poderia ser de um cozinheiro iniciante ao falar em público pela primeira vez. Nada disso, quem a proferiu foi ninguém menos que Paola Carosella, chef do Arturito e do La Guapa alçada à condição de celebridade ao virar jurada do reality show Masterchef Brasil. Paola falou para 300 pessoas na aula que encerrou o 9º Paladar Cozinha do Brasil.

FOTOS: Tiago Queiroz/Estadão

“A gente vai falar de dourados, tostados e queimados, mas não”, continuou. Conhecida por sua cozinha simples e impecável feita com fogo, lenha, carvão, entre outros, ela resolveu deixar a técnica de lado para falar de um assunto mais “urgente”, a relação das pessoas com a comida.

Segundo ela, sua motivação foi uma série de comentários escritos em suas fotos no Instagram. Ela mostrou exemplos como uma imagem dos pés e da cabeça de uma galinha, de uma tábua de madeira com salame, de um pão. Os comentários: “que nojo!”, “aí tem coliformes!”, “está queimado!”

LEIA MAIS: + Saiba tudo sobre a 9ª edição do Paladar Cozinha do Brasil 

PUBLICIDADE

Para a chef, é mais fácil as pessoas aceitarem comidas industrializadas, distantes do produto original, do que o ingrediente natural. E, ela acredita, isso está errado. “A gente vive num mundo de excesso de higiene e de industrialização, que transforma completamente a comida que a gente come. Ela vem com uma cara que não é a cara que deveria ter. E isso muda completamente o jeito que a gente se conecta e se relaciona com a comida.”

Para exemplificar melhor o que queria dizer, usou uma bandeja de isopor de peito de frango genérica, das que se encontra nos supermercados, e uma galinha d’angola morta inteira, com penas, pés e cabeça. “Quando você vê o animal assim, você tem muito mais respeito por ele.”

Paola prometeu responder às perguntas do público sobre tudo o que quisessem, “menos porque a Jiang saiu do MasterChef”, arrancando risadas do público, que foram intercaladas ao longo da aula por um silêncio respeitoso – e por vezes emocionado..

Ao fim, a galinha d’angola viva foi “presenteada” para uma participante “corajosa”, que prometeu cozinhar e apresentar o resultado no Instagram. E empanadas e pães devidamente assados e tostados foram servidos para o público na área externa, enquanto Paola enfrentou sorridente a um mar de selfies.

FRASES

PUBLICIDADE

“Tem uma enorme desconexão entre o que comemos, de onde a comida vem e o que está acontecendo com ela neste momento.”

“Você não precisa quer ser o Alex Atala. Comida tem moda, como tudo tem. Mas é importante que as pessoas tenham uma linguagem própria e não copiem. Se eu faço o que o Alex faz é um fiasco.”

“Não sou uma grande chef de cozinha. Sou uma cozinheira, que cozinha com muita garra, que trabalhou em outros restaurantes, com uma linguagem própria e que cada vez tenta mais se resumir ao ingrediente, à pessoa que tá cozinhando, ao fogo com que se cozinha e à pessoa que vai comer aquilo que eu façø. Para mim, são os quatro pilares de como entendo a comida.”

“Sou a favor dos orgânicos. Mas sou primeiro a favor das frutas e verduras, então se for muito caro, eu sou primeiro a favor de comer frutas e verduras.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE