Publicidade

Publicidade

Bebida

Os muitos cheiros e gostos da água por Neka Menna Barreto

Os muitos cheiros e gostos da água por Neka Menna BarretoFoto:

Por Nathalia BlancoEspecial para o Estado

Antes mesmo de a aula começar, Neka Menna Barreto já estava borrifando seu “cheirinho” – à base de manjericão e erva-doce, entre outras ervas – pela cozinha. Foi assim que recepcionou os alunos. Para surpresa de todos, ela contou que nunca gostou muito de água. “Como assim?”, os participantes parecem perguntar. “Eu gosto da água da fruta, da água com cheiro, da água intrínseca”, explicou a banqueteira.

+ ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

FOTOS: Helene Wolfenson/Estadão

Durante a aula “Águas de Cheiro”, foram feitas nove receitas, todas suaves, perfumadas e fáceis de preparar. Mas não pense que foram preparos comuns. Neka só usa alimentos orgânicos, e, dessa vez, abusou de itens do Norte, em especial de Belém do Pará.

PUBLICIDADE

Puxuri, cumaru, priprioca e cúrcuma foram alguns dos ingredientes que Neka indicou para montar a massala (mistura de ervas, especiarias e ingredientes aromatizantes), que, durante a aula, foi usada para dar sabor ao leite de amêndoa. A banqueteira incentivou todos a criar sua própria mistura de temperos. “Na próxima aula, eu quero que cada um venha com uma massala para me apresentar”, brincou.

O recado de Neka foi exatamente esse, um convite à experimentação. “Busquem alimentos desconhecidos, ouçam seus corpos, criem uma relação com o ingrediente que vocês vão usar.” E foi assim que ela conseguiu transformar a água em uma aula de criatividade, sabor e energia.

Para terminar, uma dica preciosa para quando a água está “pesada, rançosa e difícil de engolir”. É simples: basta passar o líquido de um copo para o outro cerca de quatro vezes. “A gente vivifica a água por meio disso”, ensinou a banqueteira.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE