PUBLICIDADE

Comida

Os chefs que foram destaque na última década

Mais do que ganhar fama (o que obviamente não é privilégio dessa década), os chefs se uniram numa espécie de casta internacional nos últimos anos. Criaram uma grande comunidade, trocaram informações, técnicas, ficaram amigos, visitaram os restaurantes dos outros, dividiram fornos combinados. Ferran Adrià (de novo ele) foi o primeiro a abrir sua cozinha, seu laboratório e suas fórmulas a outros cozinheiros, generosamente. Além de ampliar os limites da gastronomia, acabou criando outra grande marca da cozinha atual: a troca. Ponto para quem compartilha. Os chefs que destacamos não são necessariamente os melhores ou os mais importantes, mas aqueles que fizeram trabalhos relevantes no período. Ah, os tempos também foram marcados pelos chefs-celebridade-de-tevê.


FOTO: Olivia Harris/ Reuters
Foto:
FOTO: Olivia Harris/ Reuters  

Ferran Adrià É o grande nome. Revolucionou a gastronomia ao aliar pesquisa, tecnologia e método e colocou os cinco sentidos no menu degustação.

FOTO: Divulgação  

Jamie Oliver Celebridade da TV, nesse período levantou a bandeira da boa alimentação e construiu um império de restaurantes, livros e programas.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

+ Quais foram os grandes destaques na gastronomia nos últimos dez anos 

FOTO: Filipe Araújo/ Estadão  

Alex Atala Dono do D.O.M., do Dalva e Dito e do Bar Riviera, é o porta-voz da cozinha brasileira no exterior e divulgador de produtos nativos.

FOTO: Iara Morselli/ Estadão  

Helena Rizzo Com técnicas a serviço do sabor e da delicadeza, Helena, eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014, fez do Maní um expoente.

PUBLICIDADE

FOTO: Christian Charisius/ Reuters  

René Redzepi O chef deu fama à cozinha nórdica trabalhando ingredientes autóctones com uma fusão de técnicas contemporâneas e ancestrais.

FOTO: Charles Platiau/ Reuters  

Alain Ducasse Maior estrela e maior empresário da alta gastronomia francesa, foi o primeiro chef a ter 6 estrelas Michelin – e hoje tem 21 delas

FOTO: Divulgação  

PUBLICIDADE

Gastón Acurio É o grande divulgador da cozinha peruana. Usou a gastronomia como ferramenta de inclusão social e de combate à pobreza.

FOTO: Rafael Arbex/ Estadão  

Jun Sakamoto Ganhou notoriedade fazendo sushis autênticos e precisos – sem concessões – longe da Liberdade. Estabeleceu novo padrão.

FOTO: Filipe Araujo/ Estadão  

Mara Salles Grande pesquisadora da cozinha brasileira, comanda o Tordesilhas há 25 anos. É madrinha de uma geração inteira de chefs.

PUBLICIDADE

FOTO: Alexandre Campbell  

Claude Troisgros Membro de célebre clã, foi pioneiro no uso de ingrediente brasileiro com técnica francesa. É a celebridade televisiva no Brasil.

FOTO: Gabriele Stabile/ Reuters  

David Chang Dono do império Momofuku, pôs na moda a cozinha coreana ao popularizar o kimchi. Lançou a revista Lucky Peach em 2011.

FOTO: Helvio Romero/ Estadão  

PUBLICIDADE

Joan Roca Ao lado dos irmãos Jordi e Josep, comanda o espanhol El Celler de Can Roca, hoje restaurante nº 1 do mundo na lista britânica 50 Best.

>>Veja a íntegra da edição especial de aniversário de 24/9/2015

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE