PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Nenhum brasileiro leva três estrelas Michelin

A primeira edição brasileira do Guia Michelin nem foi apresentada oficialmente, mas já está causando polêmica.

Nenhum brasileiro leva três estrelas MichelinFoto:

Para os brasileiros, o que interessa é que o guia não considerou nenhum restaurante do Rio e de São Paulo à altura de sua cotação máxima de três estrelas. E conferiu duas estrelas a apenas uma casa, o paulistano D.O.M., desprezando restaurantes importantes como Maní, Fasano, Attimo, Lasaí, Roberta Sudbrack e Olympe.

Os inspetores espanhóis e franceses que visitaram as duas capitais brasileiras no ano passado cometeram também grandes enganos na categoria classificada com uma estrela. Para começar, cadê o Esquina Mocotó? No caso dos japoneses de São Paulo, fica evidente que o Michelin mudou o discurso quando anunciou que o que conta é apenas a comida, mas continua valorizando o entorno. Só pode ser esta a razão para igualar os moderninhos e descolados Huto e Kosushi, com seus rolls de cream-cheese, ao Jun Sakamoto e ao Kinoshita. E onde está o Kan, do mestre Egashira Keisuke?

+ VEJA A LISTA COMPLETA DO GUIA MICHELIN BRASILEIRO

FOTO: Divulgação

A lista com a classificação dos restaurantes do Rio e de São Paulo foi postada no site oficial do Michelin nesta madrugada e a repórter Miriam Castro, do Paladar, publicou em primeira mão, às 4h21.

PUBLICIDADE

A apresentação do guia vermelho estava marcada para uma entrevista coletiva na quarta-feira 8 de abril, mas o próprio Michelin furou. E a notícia correu. O vazamento da classificação, aliás, é frequente, especialmente na França, onde o crítico François Simon acaba sempre antecipando os resultados. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE