PUBLICIDADE

Comida

Mole mexicano: em pó ou em pasta?

Faz 38 anos que os moradores do povoado de San Pedro Atocpan promovem A Feira Nacional do Mole. É a própria comunidade quem administra o evento, que todo mês de outubro atrai milhares de visitantes de todos os cantos para comprar o mole em pó ou pasta. Uma das organizadoras é Mayra Janin Pérez, neta de dona Florencia, cujo trabalho de preparação do mole tradicional ilustra esta reportagem.

Mole mexicano: em pó ou em pasta?Foto:

As 20 marcas familiares produzidas na cidade estão representadas na festa, em barracas. Pode-se comprar diversos tipos de mole artesanal em pó ou pasta, a granel.

Os restaurantes também participam da festa: alguns montam barracas, outros preferem servir o prato acompanhado de frango, peru ou porco em seus salões. Este ano, a festa chega à 38ª edição.

LEIA MAIS:+ Fazer mole é dureza + Na mesa de Montezuma+ RECEITA: Mole mexicano

Outubro. Gente do mundo inteiro vai a San Pedro Atocpan para a Feira Nacionanl do Mole, comprar mole em pó ou comê-lo em pratos prontos. FOTOS: Fernando Sciarra/Estadão

Enfeite. Grande parte dos moles leva castanhas como amêndoa e avelã. Quando estão em destaque na receita, são usadas para enfeitar a pilha do mole correspondente

PUBLICIDADE

Pasta e pó. As bacias na prateleira do alto são de mole em pasta, as de baixo, em pó

Moles decorados

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 1/5/2014

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE