Publicidade

Publicidade

Bebida

Livro "Café" ganha Prêmio Jabuti

Por Carlo CautiEspecial para o Estado

Livro "Café" ganha Prêmio JabutiFoto:

O livro Café, de Carlos Andreotti, publicado pela Editora Melhoramentos, venceu a categoria Gastronomia no 55º Prêmio Jabuti.

A obra traz um amplo panorama sobre o café – começa com uma apresentação em tom de crônica assinada pelo escritor Luís Fernando Veríssimo e segue com capítulos que tratam da história do grão, de seu cultivo e beneficiamento. Há ainda uma seção que traça uma análise do mercado assinada por Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira da Industria de Café (Abic), e outra com resenhas de cafeterias no Brasil e no exterior. Na parte final, uma seleção de 100 receitas assinadas por trinta chefs, barmen e baristas.

“Esperávamos que por volta de dez a doze chefs atenderiam ao convite, por se tratar de um ingrediente muito específico, não muito usado em receitas do dia a dia. Tivemos uma grande surpresa”, diz Carlos Andreotti, editor do livro. “Descobrimos com eles (os trinta chefs, barmen e baristas que assinam as receitas do livro) que o café, como ingrediente, tempera e realça o sabor de carnes, peixes, aves e até de massas e saladas”.

FOTO: Divulgação

Em segundo lugar na categoria Gastronomia do Prêmio Jabuti ficou o livro Cozinha Brasileira de Vanguarda, do chef Felipe Bronze, publicado pela Editora Sextante. Formado em gastronomia na Culinary Institute of America de Nova York, Bronze trabalhou em diversos restaurantes nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, esteve à frente do Z Contemporâneo e do Zuka. Hoje, o chef comanda o Oro, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

O terceiro lugar ficou para o Cozinha de Estar, da Companhia das Letras, de Rita Lobo. Formada em gastronomia no Estados Unidos, Rita é a diretora do site de receitas Panelinha, que se tornou selo editorial da Companhia das Letras.

A premiação do Jabuti ocorreu nesta quinta-feira, 17, na sede da Câmara Brasileira do Livro, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A comissão realizadora apurou os votos da segunda fase e definiu os vencedores em cada uma das 27 categorias.

+ Veja a receita de um drinque com café feito pelo chef Rodrigo Oliveira e publicado no livro Chefs – Café

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE