PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Jantar no Noma em Tóquio em emojis

Jantar no Noma em Tóquio em emojisFoto:

Tejel Rao, crítica de restaurantes da Bloomberg, encontrou mais uma forma de usar os emoji, símbolos que expressam emoções em mensagens de celular.

 
 
 
 

PUBLICIDADE

Alguma vez na vida você deve ter tomado um drinque com cerveja. Se esqueceu é porque talvez ele tenha sido bebido naquele momento da empolgação, quando alguém sugeriu fazer um submarino, famoso “embriagador” preparado com a cerveja que está à mão e o Jägermeister da prateleira. Essa história mudou. Coquetéis com cerveja estão na moda e evoluíram da empolgação sem juízo para receitas criadas por barmen mundo afora. 

Em sua crítica do jantar do Noma em Tóquio, os pratos e as impressões causadas são representados pelos caracteres criados no Japão durante os anos 1990. Um prato com camarão e formigas, por exemplo, é listado com desenhos do crustáceo e três insetos. Uma carinha feliz mostra a impressão da jornalista ao comer a criação de René Redzepi. As anotações estão repletas das carinhas felizes e símbolos de “nota 100” – um único emoji sonolento coroa os ovos curados (representados por três frigideiras e ovos fritos).

 Foto:

O uso de emoji em uma crítica é novidade, mas os símbolos estão por todo canto na internet, inclusive nos sites sobre comida. No começo do mês, o bar nova-iorquino Fort Defiance sugeriu uma carta de drinques feita das carinhas. Começou de brincadeira, mas os donos estudam a implantação séria no cardápio. Um vulcão em erupção ao lado de um pote de lámen, por exemplo, vira volcano bowl (“pote de vulcão”, em inglês), um drinque de rum para duas pessoas.

O site do New York Times renovou sua página de receitas em novembro ao incluir a busca por emoji. Quer uma receita com frango? É só usar o símbolo de galinha. Um drinque? Selecione aquele copinho de martíni. Bolo de chocolate? Combine dois emoji e lá estarão as receitas. Torna-se útil para quem não sabe nomes de ingredientes em inglês. Ou para quem tem preguiça de digitar.

PUBLICIDADE

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 29/1/2015

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE