PUBLICIDADE

Comida

Gordura de porco, fina iguaria

Numa definição simples, lardo é gordura de porco, ponto; no mundo gastronômico, é a finíssima ‘gordura’ da costa do animal tratada com especiarias e apurada por meses. O de Colonnata, na Itália, é o melhor e mais célebre

Gordura de porco, fina iguariaFoto:

Em tradução livre, lardo é gordura de porco. Mas o lardo é muito mais do que uma simples gordura de porco. É uma iguaria feita a partir da capa de gordura das costas do animal, coberta por especiarias e curada durante meses. O resultado é um salume extremamente saboroso e surpreendentemente leve, que derrete na boca e acrescenta sabor às receitas. De uma delicadeza ímpar, pode ser consumido in natura, como qualquer produto de charcuteria. O lardo mais nobre é elaborado no vilarejo italiano de Colonnata, feito de uma maneira artesanal única, como você vai ler abaixo.

 
 
 
 

PUBLICIDADE

Alguma vez na vida você deve ter tomado um drinque com cerveja. Se esqueceu é porque talvez ele tenha sido bebido naquele momento da empolgação, quando alguém sugeriu fazer um submarino, famoso “embriagador” preparado com a cerveja que está à mão e o Jägermeister da prateleira. Essa história mudou. Coquetéis com cerveja estão na moda e evoluíram da empolgação sem juízo para receitas criadas por barmen mundo afora. 
 Foto:

Tradição. Gordura é curada em caixa de mármore com sal e especiarias. FOTO: Flora Pinotti Sano/Estadão

Mas não é fácil encontrar o lardo de Colonnata – a produção é pequena e a distribuição, complicada. No Brasil, ele é ainda mais raro e caro – custa, em média R$ 150 o quilo na importadora – embora alguns chefs estejam começando a usar o produto importado e, em alguns casos, até a preparar versões nacionais na cozinha dos restaurantes.

No Fasano, há três possibilidades de provar o lardo italiano. Na entrada, ele é servido sobre vieiras acompanhadas de creme de grão de bico; entre os principais, sobre um filé de Angus e no recheio da codorna.

PUBLICIDADE

Os pratos estão no cardápio do Fasano há cerca de um ano e levam lardo do produtor Gianarelli, de Colonnata. Gozzani usa entre quatro e oito quilos do produto mensalmente. “Apesar de os brasileiros consumirem muita carne de porco, ainda não há uma cultura forte de salume, como o lardo”, diz o chef.

LEIA MAIS:+ Para cada região, um lardo diferente+ Em Colonnata ele matura em mármore de Carrara

 Foto:

O chef Luca Gozzani, do Fasano. FOTO: Gui Gomes/Estadão

“Além de evitar que o alimento resseque, o lardo incrementa o sabor de uma receita”, explica o chef do Fasano, Luca Gozzani, que fez do lardo o tema de sua oficina no 8º Paladar Cozinha do Brasil, em setembro.

PUBLICIDADE

O abastecimento de lardo em São Paulo é problemático. Na semana passada, o restaurante Supra deixou de servir seu gamberoni al lardo di Colonnata por cinco dias porque a importação atrasou. “Se a importadora não tiver estoque, uma encomenda pode demorar até 60 dias”, diz o chef, Mauro Maia.

 Foto:

Supra. O gamberoni, que ficou suspenso por falta de lardo. FOTO: Carol Gherardi/Estadão

Para tentar driblar o problema, o chef Jefferson Rueda, do Attimo, começou a produzir o próprio lardo, que usa em dois pratos – sobre uma folha de mandioca crocante, compondo uma entrada sublime do menu-degustação, e no espaguete à carbonara. O chef adora o produto. “Tenho um pedaço de lardo de Colonnata escondido na geladeira. Quando estou deprimido, vou lá, corto duas fatias e como”, conta Jefferson Rueda. Com a dificuldade de abastecimento, há seis meses, começou a fazer sua própria versão. Rueda salga a camada de gordura e a massageia bem para retirar os líquidos. Esfrega alho e deixa descansar por 12 horas. Depois, nada de caixa de mármore como na versão italiana: o futuro lardo é prensado por três meses sobre uma grade, que, por sua vez, fica acima de uma assadeira. Em seguida, o lardo é pendurado e fica assim por mais noventa dias.

 Foto:

PUBLICIDADE

 Foto:

Fasano. Vieiras com lardo sobre creme de grão de bico. FOTOS: Márcio Fernandes/Estadão

Se o processo parece simples quando descrito (e não é, exige atenção e paciência), difícil é conseguir a matéria-prima adequada. “Os italianos usam porcos da raça cinta senese, que chegam a pesar 300 quilos, raça que não se encontra aqui. Além disso, no Brasil, o costume é abatê-los antes que engordem”, lamenta Rueda. E nem sempre se consegue porco gordo, diz. “Para manter meu cronograma, teria que ter feito uma nova leva no mês passado, mas não consegui o porco.” Ainda restam 15 quilos do lardo feito pelo chef.

Especialista em embutidos, Sauro Scarabotta, do restaurante Friccò, faz sua versão de lardo com porcos caipiras, com peso de 160 a 200 quilos, que vêm de produtores de Piedade e Sarapuí, na região de Sorocaba.

 Foto:

PUBLICIDADE

 Foto:

Attimo. Fatia de lardo sobre folha crocante de mandioca. FOTOS: José Patricio/Estadão

Mas não basta que o porco seja gordo. A gordura precisa ser firme, ou seja, o suíno deve ter vida ativa e perambular livremente. Sua gordura deve pender mais para o brilhante que para o opaco – o chef explica que o brilho é indicador de que a peça derrete facilmente. O lardo do Friccò amadurece numa câmara de cura importada da Itália. Na primeira etapa, entre 3 e 4°C, a gordura é desidratada no sal e no tempero. Depois de tomar um banho de vinho, vai para uma temperatura entre 14 e 16°C. A peça fica assim por até dois meses, depois é pendurada por um ano. O quilo do lardo feito no Friccò custa R$ 180.

Salvatore Loi produz pancetta e guanciale de porco. Mas lardo, no Loi Ristorantino, só o de Colonnata. “Tentei fazer lardo, mas a textura ficou diferente. É mais fibrosa, não é boa”, lamenta o chef que importa 15 kg da iguaria italiana por mês. Mauro Maia nem cogita produzir lardo no Supra. “Se não tiver o de Colonnata, prefiro nem servir o prato”, diz.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 9/10/2014

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE