Publicidade

Publicidade

Bebida

Drinques no Reddit: doses de discussão

por Daniel Telles Marques

Alguma vez na vida você deve ter tomado um drinque com cerveja. Se esqueceu é porque talvez ele tenha sido bebido naquele momento da empolgação, quando alguém sugeriu fazer um submarino, famoso “embriagador” preparado com a cerveja que está à mão e o Jägermeister da prateleira. Essa história mudou. Coquetéis com cerveja estão na moda e evoluíram da empolgação sem juízo para receitas criadas por barmen mundo afora.Foto:

As receitas básicas dos drinques clássicos estão reunidas em livros fundamentais. Mas na prática, na hora de fazer os coquetéis, começam a surgir as dúvidas e cada vez mais gente procura as respostas no Reddit. Reddioquê? Reddit é um site que funciona como um portal de fóruns, em que os usuários podem criar tópicos para que sejam discutidos por todos.

Alguma vez na vida você deve ter tomado um drinque com cerveja. Se esqueceu é porque talvez ele tenha sido bebido naquele momento da empolgação, quando alguém sugeriu fazer um submarino, famoso “embriagador” preparado com a cerveja que está à mão e o Jägermeister da prateleira. Essa história mudou. Coquetéis com cerveja estão na moda e evoluíram da empolgação sem juízo para receitas criadas por barmen mundo afora. 

Azeitonas da discórdia. Um martíni ‘perfeito’ pode não ser exatamente o que você sempre achou que fosse

Do livro ao site. O biólogo Daniel Mariani queria fazer drinques em casa. Comprou o The Bar Book, livro de Jeffrey Morgenthaler (que também tem um perfil no Reddit, o le_cigare_volant), e foi ao site em busca de opiniões sobre a publicação. Descobriu a comunidade sobre coquetéis (reddit.com/r/cocktails) e passou a consultá-la antes de ir misturar os ingredientes na coqueteleira. “Quando vou fazer um drinque vejo as discussões sobre o assunto para saber onde posso errar”, diz. Em menos de um ano, Mariani já testou cerca de 70 receitas em casa, preparou tinturas , tônicas e xaropes. “Claro que nem todos os coquetéis que fiz estão discutidos no Reddit. Os clássicos estão lá. Também consulto o site quando sei exatamente o que quero descobrir. Por exemplo, qual o melhor drinque para preparar litros de uma vez só e servir durante um churrasco.”

Há pouco mais de um mês, o usuário fledgling–mixologist pediu ajuda em uma postagem para tirar uma dúvida que o atormentava desde os primeiros anos de sua carreira como bartender. Sempre que lhe pediam um perfect martíni acreditava que o “perfect” referia-se à proporção igual de ingredientes e preparava o drinque com partes iguais de vodca e gim e um toque de vermute seco. “A internet parece discordar de mim”, escreveu. “Tudo que pesquisei me diz que um perfect martíni é feito com vodca ou gim, e com partes iguais de vermute doce e seco, como um perfect manhattan. Que pensar sobre isso? Vocês são os especialistas! Por favor, refresquem minha mente, oferecendo algum tipo de certeza sobre o assunto!” No mesmo dia, Modus_Pwnens, outro usuário do site cravou que “‘perfect’, em referência a um martíni ou manhattan, quer dizer apenas partes iguais de vermute doce e seco. Para um martíni perfeito, isso significa gim com partes iguais de vermute doce e seco. Eu nunca ouvi ninguém usar o termo para partes iguais vodca e gim… Certamente não é o padrão”.

PUBLICIDADE

Antena. “Comecei a usar o Reddit há alguns anos apenas para estar a par das tendências da coqueteleria”, disse por e-mail Morgenthaler. Kennedy Nascimento, bartender do Beato, faz o mesmo. “Vou lá para ‘sacar’ tendências”, contou. Atrás do balcão, entre um shake e outro, Kennedy também tira dúvidas de clientes do Beato que chegam a ele com uma receita impressa na mão, em busca de dicas de processos. “Os clientes que já conhecem coquetelaria normalmente vêm tirar dúvidas sobre como fazer clássicos em casa.” Em média, a página de coquetéis do Reddit recebe dez postagens por dia e dezenas de comentários em cada uma delas, principalmente sobre os clássicos – desde a melhor combinação de marcas para um manhattan ou a proporção ideal para um dry martíni. “Para alguém que não conhece muito ou está começando, é um bom lugar para entender que cada coquetel vem com várias divergências”, diz Mariani.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 19/2/2015

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE