PUBLICIDADE

Comida

De volta pra casa

Por Amanda Nogueira


Carla Pernambuco faz releituras de arroz, batata e bife
Foto:
Carla Pernambuco faz releituras de arroz, batata e bife  

Quem esteve na aula de Carla Pernambuco matou saudade do Brasil sem nem ao menos ter ido para longe. A chef do Carlota e Las Chicas apostou no clássico e simples e apresentou na 6ª edição do Paladar – Cozinha do Brasil releituras de arroz, batata e bife.

A primeira delas é um tesouro de família que Pernambuco aprendeu com a avó. Tradição uruguaia, “pamplona” é o coração do filé mignon recheado com parmesão ralado e assado. Desta vez, foi servido com palitos de batata aromatizados com o alecrim jogado diretamente no óleo.

Ao mesmo tempo que preparava uma receita, Carla já adiantava outra. O “confit de miolo de alcatra” precisa ser cozido lentamente em banha de porco por cerca de seis horas e não foi à toa que praticamente se desfez no prato quando pronto. Servido com cebolas fininhas empanadas e fritas, bolinhas assadas de batata bezuntadas em azeite e salpicadas com uma mistura de farinha de pão, queijo parmesão, casquinha de laranja e um pouco de tomilho; além de um molho campanha preparado com o clássico vinagrete inovado com erva doce.

A chef não para, parece mesmo casa de mãe ou de vó, com muita fartura. O prato que resolveu servir foi o “baião de dois com mini arroz e feijão manteiguinha de Santarém”. O ingrediente do Pará, assim como a carne de sol desfiada finamente, desmancha cheio do sabor da manteiga de garrafa. Assim como os sabores de Carla, não é preciso ajuda de expressão rebuscada para resumir a experiência, aqui, menos é mais.

PUBLICIDADE

Baião de dois com mini arroz e feijão manteiguinha de Santarém (PA)  

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE