PUBLICIDADE

Colunas

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Cervejaria Brewdog quer construir hotel com torneiras de chope nos quartos

O investimento será coletado via financiamento coletivo

25 milhões de libras (mais de 38 milhões de dólares, ou 111 milhões de reais). Esse é o tamanho da ambição da Brewdog. Mais uma vez, a cervejaria escocesa está acionando seus fãs pelo mundo para levantar, via financiamento coletivo, a quantia necessária para investimentos e expansões.

Parte dela será usada para a construção de um hotel temático ao lado da sede da cervejaria, em Ellon, na Escócia. O principal atrativo? Em cada quarto, uma torneira de chope Brewdog.

A criação de uma nova fábrica com capacidade de produção de 300 hectolitros de cerveja, uma destilaria artesanal e novos pubs em Londres, Berlim e outras cidades também estão nos planos da cervejaria para o dinheiro arrecadado.

 Foto:

A Brewdog tem um bar em São Paulo, em Pinheiros. FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

A campanha é uma nova rodada do Equity for Punks, projeto de microfinanciamento que permite que qualquer fã da cervejaria se torne sócio. Mais de £7 milhões (R$ 31 milhões) já foram arrecadados dessa forma. Desta vez, 523.316 ações estão à venda e o investimento mínimo que pode ser feito é de £95 (R$ 421). Se todas as cotas forem vendidas, os fãs-investidores serão donos de 23% da empresa.

“Esse modelo de financiamento (em que uma grande empresa compra ou assume o controle acionário de uma cervejaria artesanal para permitir que ela se expanda) está destruindo a indústria das cervejas artesanais. Estamos espalhando nosso controle acionário de propósito, pois aí não seremos mais alvo dessas grandes empresas – ter mais de 15 mil acionistas torna quase impossível que qualquer uma nos compre”, disse Martin Dickie, co-fundador da Brewdog em entrevista ao The Telegraph.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE