PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Cara de restaurante, alma de botequim

Por Amanda Nogueira


Kátia Barbosa e Guilherme Studart em apresentação
Foto:
Kátia Barbosa e Guilherme Studart em apresentação  

“Alô, Kátia? Tenho uma receita que é a sua cara”. Foi assim que Claude Troisgros resolveu presentear a chef Kátia Barbosa, do botequim Aconchego Carioca, com uma receita totalmente diferente das usuais: tratava-se de lâminas de jiló marinadas em vinagre balsâmico e mel. A combinação que a princípio soa estranha, tira o excesso de amargo do fruto. “Essa receita desmistifica o jiló, todo mundo vai amar”, empolga-se Kátia, que apelidou o feito carinhosamente de “Jiló do Claude”.

Uma adaptação da receita incrementada como canapé com queijo de cabra – para tirar o excesso de doce do marinado – foi servida durante a aula “Pelos Botecos do Rio”, na 6ª edição do Paladar – Cozinha do Brasil. A atração principal, no entanto, foi o famoso bolinho de feijoada com couve e bacon que é servido na Rua Barão de Iguatemi, onde Kátia mantém seu “botequim com cara de restaurante”.

Canapé de jiló com queijo de cabra  

A história dessas boêmias casas é contada pelo economista com especialização em botecos cariocas Guilherme Studart, que tenta manter essa tradição viva. “Cada casa dessas que se fecha é um tesouro gastronômico e patrimônio imaterial que se vai”, lamenta Studart e completa dizendo que muita coisa mudou desde a chegada da tradição originalmente lusitana. “Botequim é uma coisa que transcende esse universo gastronômico e faz parte da cultura da cidade. Ele é uma espécie de clube social da vizinhança e tem uma relevância muito grande, coisa que há trinta anos não tinha, era muito mal visto.”

PUBLICIDADE

Kátia servindo seus famosos bolinhos de feijoada  

Mas hoje os olhares foram de curiosidade e identificação e a diversão garantida. “Eu to virando madame, gente”, brinca Kátia, contando que agora tem muitos ajudantes para a feitura dos petiscos. Mas ela não se aguentou e saiu por todas as fileiras da sala servindo os bolinhos de feijoada “como num boteco”. Alguém grita lá do fundo: “tá faltando uma coisa aqui Kátia!” A chef se apronta: “pimenta?”. “Não, um choppinho.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE