PUBLICIDADE

Colunas

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Abóbora? Prove só a folha

As folhas são nutritivas e gostosas

Acho que todos nós conhecemos pelo menos umas três variedades de abóbora. Abóboras pertencem à família de plantas com maior número de espécies usadas como alimento pelo homem, a das cucurbitáceas – a começar pelo gênero, Cucurbita, que engloba as de frutos achatados ou de pescoço, as de rama ou de touceira, as lisas e as rajadas. Algumas são melhores maduras; outras, verdes. Umas são para doce; outras, com sal. E todas têm folhas comestíveis.

Mas quem se lembra de que as folhas são boas para comer, além de tão nutritivas e gostosas como o espinafre? Acontece que as plantas vão se especializando para produzir melhor uma parte ou outra. Acredita-se que as cucurbitáceas, por exemplo, foram cultivadas ancestralmente não pela polpa, que era exígua, mas pelas sementes abundantes, ricas em gorduras e proteínas. As espécies cultivadas hoje seriam resultado de mutações naturais e seleções artificiais, privilegiando a polpa carnuda, que passou a ser a parte mais apreciada.

Domesticadas no Novo Mundo, as abóboras hoje são cultivadas e consumidas em vários países, mas são poucos os lugares em que as folhas são usadas como verdura. Não é o caso da África. Na Namíbia e países vizinhos, por exemplo, as folhas macias com superfície penuginosa são cozidas e servidas como acompanhamento do prato principal, a exemplo de outras folhas menos convencionais entre nós, como as de mandioca e de batata-doce.

 

FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Quem já viu o projeto Delicatessen with Love, do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, que retrata avós do mundo inteiro apresentando seus ingredientes e a comida preparada com eles, deve ter notado que um dos pratos de resistência da avó do Zimbábue é feito com grandes folhas de abóbora. A verdura, pré-cozida e refogada em manteiga de amendoim, é servida com uma espécie de polenta branca chamada sadza. Foi a deixa para que eu tentasse fazer algo parecido com as folhas que colhi da minha aboboreira bicolor. Todos os que provaram, aprovaram. Combinam com o sabor forte do amendoim. Porém, mesmo refogadas apenas com alho, cebola e tomate, ficam gostosas e macias, com leve sabor de abobrinha verde.

Leia mais:+ RECEITA: Folhas de abóbora sabor amendoim

Uma das vantagens das folhas de abóbora em relação àquelas mais comuns no mercado é que podem resistir a intempéries. É pena que ainda não sejam encontradas para comprar, pois o foco ainda está no fruto. Mas está aí um caso em que uma finalidade não exclui a outra, e arrancar algumas folhas não enfraquece a planta nem diminui a qualidade da abóbora. Seria uma fonte de renda a mais para o pequeno produtor. Há também as flores, essas sim, ingrediente cobiçado.

Não custa perguntar pelas folhas a seu quitandeiro de confiança, a um produtor orgânico ou mesmo ao feirante. Afinal, a demanda traz a oferta.

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 8/8/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE