PUBLICIDADE

Comida

A conversa é ao pé do fogão e com o celular na mão

O Paladar Cozinha do Brasil é uma grande conversa. Foi assim que ele nasceu, nove anos atrás, dentro de uma cozinha. O tempo passou, o evento cresceu e essa conversa ultrapassou os limites da cozinha: hoje avançou por diversas plataformas online – antes, durante e depois da realização do evento.

A conversa é ao pé do fogão e com o celular na mãoFoto:

FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

Neste ano, ampliamos ainda mais nossa presença online com a cobertura pelos aplicativos Snapchat e Periscope. O primeiro serve para publicação de fotos e vídeos e o segundo é para fazer transmissão ao vivo. Eles são efêmeros, mas nós salvamos no YouTube para você poder ver como foi legal.

A conversa entre participantes, chefs, leitores e equipe de cobertura – formada por 27 pessoas – se deu via Twitter, Instagram e Facebook e foi acompanhada ao vivo no painel Redes Sociais no site do Paladar, que reuniu tudo aquilo que foi publicado com a hashtag #paladarcozinhadobrasil.

Além da cobertura ao vivo no blog do Paladar, fizemos galerias com as melhores fotos e vídeos publicados no Facebook. E ainda tem mais: preparamos dicas e entrevistas que vão entrar no ar no site ao longo das próximas semanas.

Via Snapchat

PUBLICIDADE

Com telefones celulares, duas repórteres da equipe do Paladar cobriram o Paladar Cozinha do Brasil no Snapchat e no Periscope. Durante o evento, recebemos o elogio abaixo via Twitter de Marcelo Träsel, pesquisador de comunicação digital e professor da PUC-RS.

@trasel: O @EstadaoPaladar está dando um bom exemplo hoje de como fazer coberturas jornalísticas no Snapchat

Decidimos perguntar a ele onde foi que acertamos. “Os vídeos dão uma boa ideia do que aconteceu por lá e têm uma linguagem bem diferente do que estou acostumado a ver.” Reunimos todos eles em um único vídeo no canal do Estadão no YouTube.

Nos próximos dias, no site do Paladar

PUBLICIDADE

FOTO: Tadeu Brunelli/Estadão

Todas as receitas

Pratos, pães, sobremesas, drinques: as receitas de tudo o que foi preparado nas aulas e oficinas estão no especial Receitas do Paladar Cozinha do Brasil, no site do Paladar.

Mais conteúdo

Os chefs dão suas aulas e não vão embora, ficam por ali curtindo o clima de festa e vendo as aulas dos outros. Aproveitamos esses momentos para aprofundar assuntos que serão compartilhados com os leitores. Em breve, vamos dar dicas de como identificar um bom azeite, de Arnaldo Comin e Iris Jönck, que conduziram a prova Extravirgens e Brasileiros, além de um bate-papo com o confeiteiro Arnor Porto.

PUBLICIDADE

Galerias

Reunimos o material produzido pelos cinco fotógrafos envolvidos na cobertura do evento e organizamos o que há de mais interessante em galerias temáticas que serão publicadas ao longo da semana. Elas ilustram temas marcantes no evento. A primeira galeria mostra as pancs (plantas alimentícias não convencionais) apresentadas pelo chef Ivan Ralston (Tuju) e o pesquisador Valdely Kinupp.

Todos os chefs

A festa foi conduzida por 83 especialistas. Chefs, produtores como Dercílio Pupin (foto), pesquisadores, sommeliers e palestrantes deram aulas, guiaram degustações, preparam refeições. Eles são apresentados no especial de fotos no site.

Vídeo na timeline

PUBLICIDADE

Ao longo do evento, fizemos três perguntas para três chefs por dia. Os vídeos estão no Facebook do Paladar.

>> Veja a íntegra da edição especial do 9º Paladar Cozinha do Brasil, de 1º/10/2015

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE