Ainda não sou cadastrado

Você está em: Paladar > Blogs > Blog do Paladar
Paladar
SEÇÕES
ARQUIVO
TAMANHO DO TEXTO

Paladar
  • Twitter
  • DIGG
  • Share
BUSCA NO BLOG

50 melhores restaurantes da América Latina serão anunciados hoje

  • 3 de setembro de 2014|
  • 16h24|
  • Por Jose Orenstein

O prêmio 50 Best da América Latina será anunciado nesta quarta, 3, em Lima, no Peru. Os 50 melhores restaurantes do continente segundo júri convocado pela revista Restaurant serão conhecidos em cerimônia de premiação que começa às 22h (20h no horário local). Acompanhe a cobertura ao vivo da cerimônia.

Além da indicação dos 50 melhores restaurantes, serão entregues em Lima dois prêmios já anunciados: pelo conjunto da obra, Alex Atala será homenageado; e como melhor chef mulher da região, a mexicana Elena Reygadas, do Rosetta, na Cidade do México foi a escolhida.

Ainda serão anunciados o melhor chef indicado pelos seus pares (prêmio que no ano passado foi para Enrique Olvera, do Pujol, na Cidade do México) e o melhor confeiteiro da região – prêmio que é novidade desta edição.

Alex Atala recebe o prêmio por conjunto da obra. FOTO: Tadeu Brunelli/Estadão

O 50 Best América Latina está na segunda edição e é a versão regional do prêmio 50 Best global, concedido em abril deste ano, e que nos últimos anos passou a movimentar o mercado gastronômico no mundo, a ponto de ser considerado uma espécie de Oscar do setor.

O restaurante paulistano D.O.M., de Alex Atala (sétimo colocado na lista mundial), é cotado para o primeiro lugar da lista latino-americana. No ano passado, a casa de Atala ficou em segundo, atrás do Astrid y Gastón, restaurante em Lima do chef Gastón Acurio (18º na lista mundial), novamente favorito aos primeiros postos do prêmio.

Outro brasileiro que deve ocupar a parte da cima da lista este ano é o restaurante Maní, também em São Paulo, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, que, ano passado, ficou em quinto e que, no prêmio global, em abril deste ano, ocupou a 36º posição.

A lista é formada com base na avaliação dos 252 membros do júri, que são jornalistas, chefs, restaurateurs, gastrônomos. A editora do Paladar, Patrícia Ferraz, e o crítico de gastronomia do Paladar, Luiz Américo Camargo, fazem parte do júri. As indicações dos jurados são secretas: eles devem listar sete restaurantes latino-americanos em ordem de preferência em que tenham comido nos últimos 18 meses – pelo menos três dos sete indicados não podem ser do país natal do jurado. Da soma dos votos dos jurados, forma-se a lista.

Deixe um comentário:

Blogs do Estadão