PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Médico revela prognóstico complicado para Lais Souza

Uma leitura profissional do boletim médico emitido pelo Hospital da Universidade de Utah (EUA) sobre o estado de saúde de Lais Souza não é nada animadora. Conversei com o doutor Júlio Nardelli, ortopedista e médico da seleção brasileira feminina de vôlei, e ele explicou um pouco sobre a lesão que Lais aparentemente sofreu.

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Lais sofreu "um trauma severo na coluna cervical", segundo o COB. A coluna cervical é a região da coluna vertebral entre a medula (no "meio" da cabeça) e o começo das costas. Um trauma ali afeta diretamente a medula, que fica próxima à primeira vértebra. E é na medula que ficam todos os neurônios motores.

PUBLICIDADE

Leia mais: Após acidente esquiando, Laís não mexe braços nem pernas

Segundo Nardelli, quando a medula é afetada acontece a tetraplegia (não mexer braços e pernas), que pode ser momentânea, parcial ou irreversível. São necessárias 24h para se avaliar quão profunda é a lesão. E foi por isso que o primeiro boletim médico só saiu 3h desta quarta-feira. Foi quando completou 24h da cirurgia.

Neste exame testa-se os reflexos do paciente, a partir de uma estimulação nos órgãos sexuais. Se não houver reflexo significa que a paciente ainda está em choque medular. E que qualquer análise é inconclusiva. Se houver reflexo, então o choque já passou e a situação está estabilizada. E que, a falta de movimentação em pernas e braços é, portanto, irreversível.

O boletim médico do COB, entretanto, não tem essa informação. E conversar com o médico brasileiro Antonio Marttos Júnior, que está intercedendo junto aos médicos norte-americanos, é impossível neste momento.

Publicidade

Opinião: Lesão de Lais é uma derrota enorme para o esporte brasileiro

Um agravante é a informação de que Lais não respira sem auxílio de aparelhos. Isso porque a falta de respiração indica que a lesão é grave e afetou o centro de respiração. Assim, crescem as chances de a lesão ser de um nível alto (C1, C2, C3, C4).

Nas lesões nível C1, C2 e C3, por via de regra (a medicina sempre suporta exceções), o paciente tem apenas movimentos limitados de cabeça e pescoço. E não consegue respirar sem a ajuda mecânica, possivelmente para o resto da vida. No nível C4, tem mais chances de se livrar da respiração ventilatória. Neste tipo de lesão, o paciente consegue locomover uma cadeira de rodas com o queixo, por exemplo. A comunicação também é facilitada.

Lais está sendo tratada no Hospital da Universidade de Utah, pela equipe do neurocirurgião Andrew Daley. Marttos, que é médico do COB, colocou o Hospital da Universidade de Miami à disposição. Ali ele trabalha com Barth Green, médico responsável pela recuperação do ator Christopher Reeve e que é referência mundial neste tipo de tratamento.

A família de Laís, até às 10h30 desta segunda-feira, ainda estava no Brasil. Odete, mãe dela, tentava tirar o visto norte-americano para então viajar, acompanhada de Denise Lessio, fisioterapeuta e amiga de Lais. Tentei conversar com a Denise, mas ela se disse abalada e preferiu não falar. Novamente, pediu muitas orações.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.